1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Cobertura de seguro auto: entenda o que o seguro auto cobre

Quer saber mais sobre cobertura de seguro? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para entender as proteções do seguro.

Questionar a cobertura é comum quando se pensa em contratar um seguro. Afinal, são diversas as possibilidades disponíveis e, para não ficar perdido, é necessário ser bem assessorado antes de realizar uma cotação. 

Para te apoiar no momento de cotar um seguro, preparamos essse guia que responde os principais pontos sobre a cobertura de um seguro auto.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O que é a cobertura do seguros?

A cobertura do seguro indica qual será a proteção que você terá ao contratar um seguro. Ela tem uma lista de situações de riscos que serão indenizadas caso aconteçam. Quando isso ocorre, acontece o sinistro. Dessa maneira, as coberturas trazem todos os riscos cobertos elencados na apólice e que vão permitir indenização caso ocorram.

As coberturas de seguro auto definiem os acontecimentos envolvendo o veículo, como colisões, roubo, furto, incêndio, entre outros que terão proteção do seguro. Esses acontecimentos também são chamados de sinistros.

Ou seja, quando você contrata um seguro está contratando coberturas para determinados riscos. Cada uma das coberturas engloba um ou mais tipos de sinistros, como os citados acima, e são divididas, majoritariamente, entre as básicas e as adicionais. 

Quais são as coberturas básicas de um seguro auto?

seguro auto

As coberturas básicas são aquelas que estão relacionadas diretamente ao veículo como um todo, as chamadas cobertura de casco. Tudo que puder prejudicar o funcionamento do carro ou ele próprio entra na lista do que o seguro auto cobre na cobertura compreensiva.

Entre as principais coberturas básicas podemos listar: 

  • Colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; 
  • Queda de qualquer objeto externo sobre o veículo segurado, como pedras, vasos, etc; 
  • Acidente com o veículo durante transporte por qualquer meio comum e apropriado; 
  • Danos causados por terceiros, desde que em ato isolado, esporádico e involuntário; 
  • Danos causados por alagamento, enchente ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo, desde que o motorista não force a passagem em locais alagados; 
  • Ressaca, vendaval, granizo, furacão, terremoto e raios; 
  • Incêndio ou explosão; 
  • Roubo ou furto parcial ou total do veículo.

Vale lembrar que existem outros tipos de cobertura, como a de incêndio e roubo, que cobre apenas estes casos, além da cobertura de terceiros (RCF-V), que pode ser contratada de forma independente, assim como o seguro acidentes pessoais de passageiros (APP)

O que é a cobertura adicional?

A cobertura adicional, como o próprio nome diz, é tudo o que você irá incluir a mais na sua apólice de seguro, sem considerar as coberturas básicas. Com o passar do tempo e o crescimento das seguradoras, cada uma passou a desenvolver um pacote específico de coberturas adicionais. 

Lembrando que, na maioria dos casos, as inclusões de coberturas adicionais, como danos a vidros e carro reserva, impactam no custo final do seguro.

Coberturas mais comuns 

Assim como as coberturas básicas, também há uma lista de coberturas adicionais que são mais tradicionais no momento da contratação. Em geral, elas são incluídas na apólice, pois os motoristas as consideram de suma importância.

Entre as principais e mais solicitadas no momento da negociação, podemos listar as seguintes:

  • Acessórios, que engloba aparelhos de som e imagem, por exemplo; 
  • Kit Gás, que protege contra os danos causados ao equipamento decorrentes de eventos causados por colisão, incêndio e roubo; 
  • Carro reserva; 
  • Danos a vidros, lanternas, faróis e retrovisores;
  • Extensão de perímetro, que é uma garantia oferecida por algumas seguradoras para aumentar a cobertura do seguro para países estrangeiros.


O que meu seguro cobre? 

Essa é uma pergunta muito importante e que todos deveriam fazer; Para saber o que o seguro cobre é necessário, primeiramente, ler a sua apólice. Caso ainda tenha  dúvidas sobre cobertura, entre em contato com a corretora ou seguradora com a qual você fechou o seguro.

Em geral, se você não fez nenhuma solicitação no momento da negociação, o que os seguros cobrem inclui as coberturas básicas, já citadas acima, e uma ou outra cobertura adicional, como um carro reserva ou uma proteção para vidros. Lembrando que isso não é uma regra.

Se tiver dúvidas, você também pode conferir o conteúdos abaixo:


Tire suas dúvidas

Abaixo estão as principais respostas para dúvidas sobre cobertura do seguro.

Seguradora cobre roubo ou furto mesmo com parcela do seguro atrasada?

Pagamento do seguro é obrigação primordial do cliente e em contra partida, a seguradora assume o risco. Se o cliente está em atraso, a seguradora terá de análisar alguns fatores para decidir se ela assumirá a indenização ou o segurado tera de arcar sozinho com os prejuízos.

Aqui na Minuto Seguros recomendamos débito em conta para evitar esquecimentos ou, caso a seguradora só trabalhe com boleto, instruímos que, assim que recebê-los, já agendar o pagamento.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Na Minuto, são feitas cotações em mais de 16 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 para falar com um de nossos consultores.

3.4 / 5 votos

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.