1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

O que o Seguro Auto não cobre? Descubra e se mantenha seguro!

Entender o que é coberto e o que o seguro não cobre é muito importante na hora da contratação. Nós, da Minuto Seguros, somos especialistas no assunto e estamos prontos para sanar todas as suas dúvidas sobre as coberturas do Seguro de Carro. 

o que o seguro não cobre

Pode parecer estranho para quem nunca teve contato com o Seguro de Carro, mas algumas situações não contam com a cobertura do Seguro Auto. Por isso, estar atento aos detalhes de sua apólice para manter-se seguro é muito importante, pois pode acontecer de não haver o ressarcimento por parte da seguradora em situações que o cliente acha que teria. 

COTE SEGURO DE CARRO GRÁTIS

Nós já falamos sobre 5 coberturas que os motoristas não conhecem ou não sabem que podem fazer parte da apólice. Agora, separamos algumas das dúvidas mais comuns quando o assunto é o que o Seguro Auto não cobre.

Afinal, o que o seguro não cobre? 

Essa é uma pergunta ampla, pois o seguro pode oferece cobertura para riscos que não são possíveis de se prever e que constam na apólice do segurado. Mas, calma! Vamos explicar as situações mais comuns para que você entenda, de forma geral, o que o seguro não cobre.

O Seguro Auto vai cobrir os acessórios do meu carro? 

Se o seguro for básico, não haverá cobertura dos acessórios do carro. Vamos explicar o porquê: o Seguro Auto, em sua essência, só cobre danos que são causados ao casco. Ou seja, tudo que envolve a estrutura geral do veículo, como o chassi, carroceria, motor e caixa. 

Por isso, é importante citar que possíveis adicionais são exemplos do que o Seguro de Automóvel não cobre. Entre esses acessórios, os mais comuns são: sistema de som, rodas esportivas, alarmes modernos, bancos de couro, kit gás e tudo que é considerado adicional ao casco. 

No entanto, se você tiver o interesse em proteger esses itens, é preciso contratar a cobertura adicional de acessórios. Dessa forma, sim, eles estarão serão cobertos pelo seguro e você evitará possíveis prejuízos.

Seguro cobre motorista não habilitado? 

Não! Se você sofreu algum tipo de sinistro com o carro e não estava habilitado para dirigir, as seguradoras têm o direito de não realizar o pagamento da indenização. Quem não tem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode contratar um Seguro Auto, mas não pode dirigir.

Vamos exemplificar para ficar mais simples o entendimento: imagine que um pai não dirija mais, esteja com a CNH vencida e nem tenha interesse em guiar um carro novamente. Porém, o seu filho acabou de fazer 18 anos e tirou a carteira de habilitação. Como o jovem ainda depende financeiramente do pai, ele pode ter comprado o carro e contratado o seguro no nome do pai.

Dessa forma, o pai será o segurado (pessoa que contratou o seguro), mas quem irá conduzir o carro será o seu filho, que deve ser incluído como condutor principal. Se por algum acaso o pai for guiar o carro e sofrer um acidente, não haverá cobertura, pois ele não tinha CNH válida e, perante à lei, não estava apto a guiar o veículo. Então esse é um exemplo de quando o seguro não cobre um sinistro.

Seguro cobre terceiro não habilitado? 

Caso você esteja se perguntando, assim como o seguro não cobre motorista não habilitado, a resposta para a questão “seguro cobre terceiro não habilitado?” é também não. Existe uma cobertura para terceiros, mas as seguradoras se reservam ao direito de realizar indenizações somente em casos que ambos motoristas estejam habilitados e com a documentação em ordem.

Se houve qualquer problema no seu carro, e você tem a CNH e está com ela em dia, poderá contar com todas as indenizações contratadas na apólice. No entanto, como o terceiro não estava habilitado, ele não receberá a indenização, pois, acima de tudo, ele estava infringindo uma lei.

Riscos excluídos e perda de direito no seguro auto 

riscos excluídos

Além das questões que levantamos acima, quando falamos sobre o que o Seguro de Automóvel não cobre, os riscos excluídos também precisam ser citados, além, é claro, da perda de direito.

Perda de direito

Podemos citar o mau uso do carro, uma exposição deliberada a grandes riscos e o desgaste natural do veículo como exemplos do que o seguro não cobre.

Imagine a seguinte situação: seu carro está com inúmeros problemas porque você trafegou com ele na areia da praia. Os danos não serão cobertos pela seguradora. Praia não é local indicado para que um carro ande sem que haja danos e, por isso, essa é uma situação quando o seguro não cobre.

Riscos excluídos

Podemos citar entre os riscos excluídos eventos como guerras, rebeliões, revoluções, confisco, nacionalização, destruição, requisição ou apreensão efetivada por qualquer ato de autoridade civil ou militar, tumultos, motins, greves ou quaisquer perturbações de ordem pública. Todos esses cenários são exemplos do que o Seguro de Automóvel não cobre.

Também podem ser consideradas radiações ionizantes e contaminação por radioatividade, entre outros tipos de acontecimentos. Participar com o carro segurado em competições, apostas e provas de velocidade também é um risco excluído.

Contrate seu Seguro Auto com a Minuto Seguros

Para que você não tenha dúvidas sobre o que ou quando o Seguro Auto não cobre, faça a sua negociação com a Minuto Seguros. Somos a maior corretora de seguros online do Brasil e trabalhamos somente com a melhores seguradoras do mercado. Todos os nossos consultores são especialistas em Seguro Auto e vão oferecer suporte necessário para que você entenda perfeitamente o que está coberto pela sua apólice. 

Faça sua cotação agora mesmo, clicando no botão abaixo e preenchendo o nosso formulário online. Se preferir, você também pode ligar gratuitamente para o número 0800 773 3000.

COTE SEGURO DE CARRO GRÁTIS

4.5 / 6 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *