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Você conhece a junta do cabeçote? Como saber se ela está queimada?

Se você tem um carro, provavelmente já ouviu falar da junta do cabeçote. Para quem ainda não tem conhecimento da peça, ela serve para assegurar a estanqueidade de cada uma das câmaras de combustão, além de ter papel fundamental na continuidade dos circuitos de água de refrigeração do motor e dos circuitos de passagem do óleo lubrificante do motor.

junta do cabeçote nova

Ou seja, a junta do cabeçote é uma peça importante do carro, por isso, certificar-se de que ela está em perfeito funcionamento vai lhe garantir tranquilidade para rodar com o carro.

Para que a junta do cabeçote funcione da melhor maneira possível, o material da peça precisa estar em condições ideais de impedir a penetração da mistura gasosa, da água ou do óleo nos circuitos adjacentes. Se por algum acaso houver problemas na junta, é necessário que você a repare o quanto antes, pois o carro começa a ficar prejudicado, apresentando alguns sintomas de que a peça está queimada ou mesmo quebrada.

As juntas do cabeçote mais antigas eram formadas por papel grosso passado com óleo grafitado. Após certa evolução, a junta do cabeçote foi substituída por uma composição de outras duas folhas de cobre, as quais contavam com amianto no seu interior.

Mas, com a proibição do uso do amianto na Europa – e em muitos países espalhados pelo mundo – as juntas mais antigas com esse tipo de formação estão desaparecendo e dando lugar às mais novas e com outro tipo de fabricação. A junta do cabeçote atual, por exemplo, é geralmente feita de cartões específicos grafitados, além de receberem um reforço de uma camada interior em aço, cobre ou de múltiplas folhas de aço, que dão mais resistência e segurança a peça.

Identificar alguns problemas na junta do cabeçote pode ser tarefa complicada para alguns, mas quando ela está queimada, os sinais são simples e o motorista precisa agir o quanto antes para reparar esse problema, de modo que não fique na mão com seu veículo. Problemas na junta do cabeçote podem ser tão graves quanto problemas no coxim do motor ou mesmo na caixa de direção.

junta do cabeçote - coxim do motor

Imagina só estar dirigindo o carro a noite e o motor começa a falhar? Além disso, ao tentar dar partida, o carro não pega. Esses são alguns dos sinais mais simples para identificar que a junta do cabeçote está queimada. Nesse tipo de situação, é muito importante ter um seguro de carro. Com ele, você pode acionar um guincho ou outro tipo de assistência 24 horas para lhe socorrer e evitar mais problemas.

Para isso, faça o seu seguro com a Minuto. Aqui cotamos com mais de 10 seguradoras e fazemos um plano de acordo com o seu perfil e as suas necessidades. Nos ligue no 0800 773 3000 ou acesse o nosso site para preencher o formulário ou falar com um de nossos consultores. Garantir a proteção do seu carro, além de colisões, batidas e sinistros é muito simples. Não espere um problema acontecer para querer contratar.

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Sintomas da junta de cabeçote queimada

Junta do cabeçote

Os sintomas apresentados pela junta do cabeçote quando ela está queimada são muito simples de serem identificados. Quando o motor começa a sofrer com sobreaquecimento, é um dos indícios mais fortes de que a peça está queimada e precisa de reparo.

Se houver a necessidade de fazer a adição do líquido de arrefecimento com frequência, pode ser que a junta do cabeçote esteja queimada. Isso pode ser um problema de vazamento, mas se não há sinais visíveis, outros problemas podem causar a queima da junta do cabeçote.

A falha do motor, citada anteriormente, pode ser um sintoma da junta do cabeçote queimada, ainda mais se houver vazamento de água no cilindro.

Note se há um escape excessivo de fumaça, pois isso acontece, em geral, quando o líquido de arrefecimento derrama nos cilindros e fica sendo queimado, causando a fumaça, que na verdade é um processo de combustão que cria vapor, mas aos olhos de qualquer pessoa, parece fumaça saindo do escape. Se você percebeu qualquer tipo de problema, acredite: a sua junta do cabeçote pode estar com os dias contados, e você precisa levar o seu carro em um mecânico de confiança o quanto antes.

Como ter certeza que a junta do cabeçote está queimada?

Há algumas maneiras de certificar-se desse problema, mas usar um testador de vazamento de combustão é o mais indicado e o que mais garante certeza no diagnóstico. Esse testador é um dispositivo que detecta gases de escape de líquido de arrefecimento e consegue lhe passar com precisão qualquer problema que a junta do cabeçote possa apresentar.

O funcionamento do testador se dá, basicamente, em uma peça que se encaixa no radiador, lembrando sempre de estar com a tampa do radiador fechada. Após isso, é preenchido com um líquido azul para iniciar-se o teste.

Você então pode dar a partida no carro e deixar funcionar por alguns minutos. Se o fluido colocado ficar amarelo, então você tem um bom indicativo de um problema na junta do cabeçote.

Troca da junta do cabeçote e preço da peça

Junta do cabeçote queimada

Após identificar o problema, é necessário realizar a troca da junta do cabeçote por uma peça nova, que não deve ser recondicionada, com o perigo de quebrar ou rachar muito rapidamente.

Com relação aos preços da peça, o valor médio da junta do cabeçote varia entre R$150 a R$400, mas pode atingir valores bem superiores se o seu carro for importado, como um Audi A3, 2.0 16 válvulas, cuja peça supera os R$2.000.

Nestes casos, vale incluir também a mão de obra de um especialista no assunto, afinal, você não pode levar o seu carro em qualquer lugar para arrumar um problema tão delicado. Pode parecer um problema pequeno para alguns, mas como a junta do cabeçote está ligada diretamente ao motor, o quanto antes ela for arrumada, melhor ficará o carro.

Procure o seu mecânico de confiança para realizar esse ajuste.

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Comentários

  1. Boa tarde

    Eu tenho um Sandro stepway 09, no painel do mesmo ao dirigir o mostrador de temperatura fica oscilando, chegando as vezes a ir no topo como se o motor estivesse super aquecimento, o que poderia ser

    Me ajudem obrigado

    1. Julian, tudo bem? Isso pode ser um sinal de que o radiar está com problemas, por exemplo, pois o carro não está resfriando. Mas, sugerimos que procure um especialista ou a própria concessionária para apresentar o problema e um parecer preciso seja dado. Obrigado e continue nos acompanhando.

  2. Tenho uma Pajero o mecânico me falou que junta do cabeçote está queimada o carro pegou e saiu uma fumaça do cano de descarga ele está com razão? O radiador está vazando ?

    1. Abel, como vai? Pelos indícios, pode ser que a junta esteja queimada mesmo. Mas, indicamos que leve a outro profissional para que ele também dê um parecer sobre o caso.

  3. Tenho um Fox, e estou andando com ele e parece que ele está fraco , de forma que eu acelero e o carro custa sair do lugar ….como se o freio de mão estivesse puxado , em uma analogia quando a corrente de uma bicicleta solta e vc pedala sem sair do lugar , o que pode ser ? Além do mais ele vem superaquecendo constantemente.

  4. Tenho um Fox 07 08 1.0 12 v, e estou andando com ele e parece que ele está fraco , de forma que eu acelero e o carro custa sair do lugar ….como se o freio de mão estivesse puxado , em uma analogia quando a corrente de uma bicicleta solta e vc pedala sem sair do lugar , o que pode ser ? Além do mais ele vem superaquecendo constantemente.

    1. Olá, Jonathan, como vai? Recomendamos que você consulte um mecânico com urgência para que seja identificado qual o problema do veículo, há muitas probabilidades para a causa, problema no motor, junta do cabeçote e etc.

  5. olá.existe a possibilidade da junta furar de um canal de agua para outro canal de agua (pegar um atalho) e isso causar mais aquecimento do motor em trabalho pesado?

    1. Olá, Ilson, como vai? Não temos nenhum registro de um caso desses, porém, não descartamos a possibilidade. Se você tem essa suspeita em seu veículo, recomendamos que você leve o carro até um mecânico para receber uma análise segura.

  6. Boa tarde! Meu carro Vectra 97,foi feito recentemente o motor não foi rodado nem mil km ainda! Mas de uns dias pra cá ele está com muitas falhas! E fraco….já troquei tudo ! E ainda nada,acha que pode ser a junta ?

    1. Thiago, sugerimos que você procure um especialista ou o mecânico que fez o trabalho no seu carro. Esse problema pode ser decorrente de diversos fatores e sem uma análise fica difícil precisar.

  7. Oi tenho um vectra e esta com vazamento e hj fui sair de manhã e nao pegou depois olhei o olho ele esta meio espumado mais consegui ligar o carro o que pode ser?

    1. Olá, Marcelle, como vai? Provavelmente pode haver um problema não tão grave na junta, recomendamos que leve o veículo a um mecânico antes que o problema se agrave.

  8. bom dia , tenho um ford fiesta viajei com ele cerca 960 km e ele nao chegou a ferver apenas subiu a temperatura no painel logo parei no posto isso com 135 km rodados depois rodei mais uns 600 km sempre prestando a atenção no painel e nada de subir , faltando uns 60 km para chegar em casa subiu novamente , só que o carro não ferveu , mas percebi que esta consumindo mais água .O que sera que pode estar acontecendo?

    1. Olá, Menon, como vai? Existem muitos fatores que podem causar o aumento da temperatura, como: problemas na refrigeração, bomba de água com defeito ou até mesmo a tampa do radiador mal fechada. Recomendamos que leve o veículo para um mecânico verificar quais dessas possibilidades esta acontecendo.

  9. Boa dia,eu tenho um Prisma 2011/2012-1.4,ele escapou o mangote e vazou toda a água mais a temperatura não subiu toda,então parei e percebi que não tinha mais água no reservatório do radiador,deliguei o carro e coloquei a água,mais muita água,ai coloquei e segui viagem,será que queimou a junta do cabeçote?

    1. Olá, João, como vai? Como o veículo não apresentou nenhum sinal que tenha sido danificada a junta, é provável que não tenha sido causados danos de fato, porém, uma visita ao mecânico para saber se está tudo bem é recomendado. 🙂

  10. Meu carro é sienna fire 2009/2010 motor 1.0 eu comecei sente o cheiro de queimado e o ponteiro da temperatura estava saindo do lugar da marcação, foi quando parei o carro abrir o capu e já estava fumaçando esperei cinquenta minutos para o motor esfriar…em seguida completei á água o ventilador disparou o ponteiro da temperatura ficou no seu devido lugar e seguir pra casa,já chegando em casa ele apagou de vez e não quiz mas pegar,foi quando levei pro meu mecânico de confiança. ele constatou vazamento pela bomba d’água e o cano rachado foi trocados os danificados,quando funcionou o veiculo o mesmo ficou derramando água pelo reservatório,foi quando ele disse que á junta do cabeçote estava queimado.Agora eu pergunto, meu mecânico está certo?

    1. Olá, Ezequiel, como vai? Nós recomendamos que siga com as afirmações do mecânico, pois existe sim a possibilidade da junta estar queimada e causando esse problema. 🙂

  11. meu nome e Luciano tenho um ford fiesta se 1.o ano 2014 depois que troquei o sensor dr velocidade que estava queimado o meu carro agora corta giros a 4.500 sendo que antes cortava a 7.000 mil giros resumindo o carro que antes cololocava 80 na segunda não passa dos 75 na terceira antes ia ate 180 agora não passa dos 125 kh gostaria de saber o que aconteceu com meu carro e como reaver …

    1. Olá, Luciano, como vai? Reveja com o mecânico que fez os primeiros reparos qual foi o Trâmite realizado, leve o veículo até um especialista e explique o caso. 🙂

  12. Olá bom dia tenho uma Tempra 8v e percebi que água anda baixando e a sua temperatura está normal o ponteiro marcador não passa meio que se não me engano e é de 90gr.C mais…. ouço claramente a agua borbulhando no reservatório quando desligo(após ter rodado um pouco) estou desconfiado da junta não sei tipo a tampa de oleó não está com borra branca o carro não está fraco não e ruim de pegar e não está falhando sei que é preciso levar em um especialista (lógico) mais gostaria de uma análise teorica da minutos seguro ok desde já agradeço atenção obrigado

    1. Olá, Maria, tudo bem? O problema pode ser a junta do cabeçote que pode estar trincada, queimada etc. Existe também a possibilidade de ter um problema no tubo que liga a válvula termostática. De qualquer forma, leve o veículo para um especialista analisar o caso.

  13. Oi, tenho um fiesta hatch 1.0 ano 2007, ele começou a baixar água, em seguida começou a ter pingos frequentes de óleo no chão e de uns 3 dias pra cá ele não tem mais força, levei no mecanico ele disse que a junta de cabeçote queimou, disse que tem que fazer a parte de cima do motor, me passou um valor de R$ 1.300,00 reais por baixo isso esta certo?

    1. Olá, Jaqueline, tudo bem? A troca da junta deve ficar na faixa de R$ 1.000,00 dependendo do modelo. Cada mecânico tem o seu preço pela mão de obra, então recomendamos que verifique com outro profissional para comparar os custos. 🙂

  14. Olá boa noite tenho um Ford Focus ele está baixando água com freqüência mesmo andando poucos Klm só que o indicador de temperatura não está aumentando fica no lugar como se estivesse normal além disso em ponto morto ou a cada trocação de marcha ele aumenta muito a aceleração, quando liga ele cedo o mesmo chega o contágiro ir até o 4 o que pode ser vcs podem me ajudar desde já agradeço pela atenção.

    1. Olá, Valtair, como vai? É um caso bem complexo, e pode haver muitas causas desse problema. Verifique os itens abordados no texto para saber se tudo anda normal, e se caso não encontrar nada de errado, leve o veículo para um mecânico analisar o automóvel.

  15. Boa noite meu carro tinha um vazmaento d’água entao troquei todas as borrachas inclusive a bomba d’água o vazamento acabou mais mesmo assim o liquido de arrefecimento esta baixando rápido sera jinta queimada?

    Palio 1.0 8v 2004

    1. Olá, Elder, tudo bem? Você deve consultar com um mecânico o estado da junta, e vale a pena também olhar a válvula termostática. 🙂

  16. Boa noite tenho um Fiat estilo coloquei álcool nele e ele começou a falhar com estava na hora de trocar o óleo eu vi uma borra branca na tampa do olleo pode ser decorrentes do allco com muita água troquei o óleo e a gasolina o carro ficou normal gostaria de uma opinião suas desde já agradeço

    1. Olá, Paulo, como vai? A borracha branca na tampa do óleo deve ser apenas para impedir vazamentos. Se o carro está normal, não há com o que se preocupar. 🙂

  17. Olá boa noite tenho um gol g 5 2012 quando puxo a vareta aparece uma borra café com leite mais quando limpo umas 3 vezes o óleo fica normal e o carro não ferveu e nem ta esquentando esta com funcionamento perfeito , pode ser junta do cabeçote ?

  18. prezados, tenho um Monza carburado a álcool 1987/1988, ontem começou a sair uma fumaça branca do escapamento (e muita fumaça) e o carro não quis pegar, Notei também que o nível de água costuma baixar. outra coisa: ele até liga, mas não depois morre, nem adianta engatar a primeira marcha que não vai.
    Será que pode ser a junta do cabeçote? ou faz-se necessário fazer todo o motor?
    Alguém sabe em média o quanto precisarei gastar?

    1. Olá, Jonas, como vai? Verifique os itens e sinais que apontamos nesse texto, se não encontrar nenhuma anormalidade, leve o veículo a um mecânico de confiança. Não podemos afirmar quanto irá gastar com a manutenção, pois não sabemos quais são, de fato, os problemas com a mecânica do veículo.

  19. Bom dia tenho um ômega suprema 2.0 troquei a junta e tampa e valvula e agora começou a vasar na junta do cabeçote e começou a falhar o carro.isso pode travar o motor?

    1. Olá, Vilmar, como vai? Dependendo dos danos causados pode afetar o motor do seu carro sim. Recomendamos que leve o veículo para um mecânico checar o que há de errado.

  20. Meu Honda Civic 2001 1.7 está aquecendo e baixando água mas não tem vazamento no radiador e só baixa a água do radiador e não baixa do reservatório.troquei a tampa do radiador mas a água continua baixando muito e quando ligo o carro frio sai uma fumaça esbranquiçada e depois para.Pode ser juntada do cabeçote queimada???

    1. Olá, Eudinei, como vai? O seu carro pode estar sofrendo superaquecimento, e assim pode causar danos a junta do cabeçote. Recomendamos que leve o veículo para um mecânico.

  21. Boa noite! Tenho um gol 1.0 CHT. Estou com um problema que não consegui solução. Em baixa rotação, a temperatura é normal, no entanto, ao apertar um pouco o carro, com velocidade de 120, 130 km/h a temperatura passa do limite normal, ou seja, passa o meio do painel.
    Obs: Ele não abaixa nada de agua; Não falha e não ficou sem força.
    Porém com a tampa do reservatório de agua aberta, ao chegar em uma determinada temperatura, ele joga agua para fora, chegando inclusive a borbulhar no reservatório.
    Pergunta: Isso é indicio de que queimou a junta do cabeçote?
    Lembrando que o cabeçote foi feito a 20 mil km.

    1. Olá, Helder, como vai? Verifique as condições da junta para saber está tudo bem. Caso não encontre nenhuma anormalidade, faça uma verificação com o mecânico. 🙂

  22. Ola boa tarde,meu carro é um UP 2014 ,nas ultimas semanas ele tem aquecido com frequência tenho q colocar agua no reservatório a cada dois dias …qual sera o problema?

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