1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Seguro auto anual ou plurianual: quais as diferenças?

O seguro do carro é um produto com muitas particularidades sobre o seu funcionamento. Uma delas é a possibilidade de contratar um seguro auto anual ou plurianual. Para saber exatamente qual é a diferença desses dois produtos, continue lendo.

seguro auto anual ou plurianual

Dentre o seguro auto anual ou o plurianual, o que diferencia um do outro é o prazo de proteção que o segurado terá ao fechar a apólice com a companhia desejada.

Pelo menos no Brasil, a contratação mais comum do seguro é a anual. Ou seja, com duração de 12 meses e sendo necessário fazer a renovação a cada ano. No entanto, existem opções de períodos mais extensos, variando de 2 até 5 anos, geralmente. Nestes casos, o produto é um seguro plurianual.

Contratação de um seguro auto

Além de explicar as diferenças entre o seguro anual e plurianual, é essencial que você entenda a importância de adquirir este produto independentemente do período de vigência.

Afinal, o seguro do carro é o único produto que oferece proteção ao veículo contra riscos impossíveis de prever quando acontecerão, como um roubo e furto ou colisão com terceiros.

Portanto, faça uma cotação agora e conte com a Minuto Seguros. Afinal, somos a maior corretora online do país e trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Semelhanças entre o seguro auto anual e plurianual

Semelhanças do seguro auto anual ou plurianual

Antes de chegar mais a fundo nos detalhes sobre cada modalidade de contratação, é importante ressaltar que os bônus, coberturas e assistências são iguais para os dois tipos de contratação.

Como funcionam as coberturas?

Como dissemos, estes tópicos citados acima não são alterados de acordo com o tipo de seguro que foi contratado, seja ele o anual ou plurianual.

Um exemplo é a cobertura de danos materiais a terceiros. Caso o proprietário faça a contratação anual de R$ 50 mil de valor a ser coberto, por exemplo, este montante permanecerá o mesmo somente se houver a renovação do seguro por mais um ano.

Já no plurianual, o segurado terá o mesmo valor de cobertura em cada um dos anos de contrato até o fim da vigência.

Esta condição vale também para qualquer outra cobertura, como danos a vidros ou desastres naturais.

Como funcionam os bônus?

Assim como as coberturas, os bônus também funcionam do mesmo jeito entre o seguro auto anual e o plurianual.

Portanto, a cada vigência que passar e o segurado não fizer algo que o faça perder classes de bônus, ele terá um aumento nesta pontuação. Isso pode gerar descontos para o proprietário na renovação seguinte.

Como funcionam as assistências?

Tanto no plurianual quanto no anual, os serviços de assistência 24h funcionam da mesma forma. No caso das contratações por mais de um ano, se o segurado possui um limite de até três vezes para utilizar o serviço, a cada ano enquanto o contrato estiver vigente, ele terá as mesmas três utilizações.

Diferenças entre o seguro auto anual e plurianual

seguro auto anual

As principais diferenças entre o seguro auto anual e o plurianual estão nas questões de pagamento. A opção com o período mais longo de vigência vai garantir um desconto diferenciado em comparação com o anual dentro da mesma seguradora.

Além disso, também existem outras particularidades no sentido de cancelamento antes do vencimento da vigência e devolução do valor já pago pelo proprietário.

Pagamento entre as modalidades

Na questão de antecipação de pagamento, no anual o segurado tem que pagar as parcelas da proteção que se refere àquele próprio ano.

No plurianual, ele poderá pagar no primeiro ano as parcelas referentes ao período completo de sua vigência, independentemente da quantidade de anos. Dessa forma, poderá antecipar o pagamento de dois, três ou quatro anos ainda nos primeiros 12 meses de cobertura. Isso ajuda a dar mais tranquilidade ao segurado.

Caso o proprietário do veículo faça o pagamento antecipado, a seguradora oferece ao motorista descontos como contrapartida.

Cancelamento e devolução: seguro auto anual x plurianual

Agora no quesito de cancelamento e devolução, será utilizada a Tabela de Prazo Curto referente ao tempo restante proporcional ao que foi pago.

Entretanto, o cálculo para esse processo no seguro auto anual ou plurianual será diferente. Afinal, serão prazos diferentes de vigência, influenciando a proporção de pagamento por dias de cobertura.

Agora você já sabe as diferenças e semelhanças entre o seguro auto anual ou plurianual e já pode ter uma noção prévia de qual será mais interessante para você. Se houver dúvidas ou sugestões sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo!

3.5 / 2 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *