Exame Psicotécnico: aprenda como passar no teste do Detran

Teste psicotécnico do Detran - Na Imagem uma foto de onde é realizado o teste no Detran SP.
O teste psicotécnico avalia a aptidão psicológica para dirigir. Veja tudo que é preciso saber antes de fazer a prova.

Quer saber como passar no teste psicotécnico DETRAN? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa para passar na prova com tranquilidade.

O teste psicotécnico do Detran é uma etapa fundamental no processo de obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mais que um exame, ele desempenha papel crucial na prevenção de acidentes de trânsito, pois analisa o comportamento do candidato a motorista e se tem condições de assumir a responsabilidade de dirigir.

Cote, compare e economize no seguro

Receba grátis até 17 cotações e escolha o seguro que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Então, se você está se preparando para tirar sua CNH ou se está na hora de renovar sua licença, convido você a mergulhar no que realmente é o exame psicotécnico do Detran, por que ele é tão importante e como se preparar para ele. Vamos lá?

O que é o teste psicotécnico?

O exame psicotécnico é um teste que permite medir características psicológicas de um indivíduo. Ele é utilizado com frequência para testes para vagas em empresas ou no Detran.

Dentro do processo de obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), esse teste é uma etapa obrigatória, sendo, assim, importante ferramenta para garantir que apenas pessoas mentalmente aptos estejam ao volante.

Vale destacar que o teste psicotécnico no Detran não se concentra apenas em habilidades de condução, mas também busca compreender aspectos cognitivos e de personalidade. Isso pode incluir tudo, desde a capacidade de concentração e coordenação motora, até a maneira como uma pessoa lida com o estresse e a pressão.

Quem precisa fazer o teste no Detran

Confira abaixo quem são os motoristas que também precisam fazer esse teste:

  • Primeira habilitação: todos que estão no processo de tirar sua primeira habilitação precisam fazer o teste psicotécnico do DETRAN. Ou seja, se você está no início da sua jornada para conseguir a CNH, terá que ser aprovado neste exame.
  • Quem teve a carteira de habilitação cassada: a pessoa só poderá voltar a dirigir após passar por todo processo de aprendizagem, inclusive com o psicotécnico. Quem teve a CNH suspensa, não tem necessidade de fazer o teste.
  • Motoristas profissionais: conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos que são motoristas profissionais, como taxistas, são obrigados a realizar o teste psicotécnico a cada renovação da CNH. Isto significa que, uma vez a cada cinco anos, quem exerce atividades remuneradas com veículos precisa passar por essa avaliação.

Como se preparar para o exame

Saiba que apesar de provocar medo em muitos motoristas, o mais importante na hora do exame é manter a calma e se concentrar nas respostas do exame. Isso porque o nervosismo pode afetar negativamente o desempenho, então encontrar maneiras de relaxar antes do exame.

Algumas pessoas acham útil praticar técnicas de respiração ou meditação. Outras podem preferir ouvir música relaxante ou fazer uma caminhada tranquila. Se preferir treinar as questões, existe um aplicativo onde você pode fazer um simulado de um teste psicotécnico.

No dia do exame, chegue cedo para evitar problemas e, principalmente, saiba que os orientadores estão lá para ajudar e querem que cada candidato tenha a oportunidade de demonstrar suas habilidades e personalidade de maneira justa.

Para diminuir ainda mais a tensão na hora do exame, acesse nossas dicas de como passar no exame do Detran.

O que cai no teste psicotécnico

O exame psicotécnico é uma avaliação multifacetada que se concentra em uma variedade de habilidades e traços de personalidade. Seu objetivo é garantir que o indivíduo tenha a capacidade mental e emocional para lidar com as demandas de dirigir um veículo.

Esse exame é composto por uma série de testes que avaliam diferentes aspectos da sua aptidão para dirigir. Aqui estão alguns dos principais componentes:

  • Teste de atenção: dirigir requer muito foco e atenção. Esses testes avaliam a sua capacidade de se concentrar em várias tarefas simultaneamente e de manter a atenção ao longo do tempo.
  • Test de comportamento: aspecto mais explorado na entrevista, mas que durante o teste ira medir coordenação, tempo de resposta e comportamento em determinadas situações.
  • Teste de coordenação motora: estes testes avaliam a sua capacidade de controlar movimentos precisos e coordenados, uma habilidade essencial para operar um veículo de forma segura.
  • Teste de memória: estes testes avaliam a sua capacidade de lembrar das regras da estrada e os detalhes do seu ambiente de condução.
  • Teste de personalidade: medem a capacidade de controle emocional, algo extremamente importante para motoristas.

Esses testes ajudam a avaliar a reação dos futuros motoristas ao complexo trânsito das cidades brasileiras. Para entender melhor esses testes, assista ao Psicólogo Nilton Campos explicando alguns exercícios de teste psicotécnico.

Quais os possíveis resultados do teste

Conforme o artigo 9º da Resolução nº 425/12 do CONTRAN e com base nas análises realizadas pelos avaliadores, são três os resultados possíveis para o teste psicotécnico DETRAN:

  • Apto: quando apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor.
  • Apto com restrições – quando houver necessidade de registro na CNH de qualquer restrição referente ao condutor ou adaptação veicular;
  • Inapto temporário: quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor, mas for algo passível de tratamento ou correção.
  • Inapto: quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor por algum motivo que não possibilite  tratamento ou correção.

Dicas para passar no teste psicotécnico do Detran

pessoal feliz sentada na mesa por ter passado no teste psicotécnico.
Veja as principais dicas para passar no teste psicotécnico.

Antes de tudo, é importante ressaltar que não existe certo e errado na hora de fazer o teste psicotécnico DETRAN. São características pessoais avaliadas para saber se o indivíduo tem condições de dirigir. Portanto, é importante se informar sobre o que cai no teste, mas não é necessário estudar antes da realização do exame como se fosse uma prova de vestibular.

De qualquer maneira, seguem algumas dicas que podem ajudar você neste momento:

  1. Procure ter uma boa noite de descanso no dia anterior ao teste. Será exigido de você um esforço mental muito grande, então, estar com as horas de sono em dia vai ajudar a não perder a concentração durante a avaliação.
  2. Uma ótima dica para ter um bom resultado no teste psicotécnico DETRAN é descansar no dia anterior da prova. Assim, você estará mais relaxado e seu desempenho será melhor.
  3. Além disso, é recomendável ir bem alimentado. Isso significa não estar de barriga vazia, mas também não exagerar, pois ambas as situações podem prejudicar o seu foco.
  4. Em todos os momentos, fique extremamente atento a tudo o que o avaliador disser. Entender suas instruções e saber o que você deve fazer a cada momento vai ser importante para a realização do teste. Afinal, a concentração é um dos fatores considerados neste exame.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as principais respostas para as dúvidas sobre o teste psicotécnico do Detran.

Como saber se passei na avaliação do Detran?

É comum que ao término do teste, o examinador já revele o resultado, mas saiba que ele pode demorar até 30 minutos após o fim da avaliação. Esse procedimento apresentará de forma clara e objetiva os resultados dos exames e o candidato é orientado sobre seu processo de avaliação.

Não se preocupe, você terá essa devolutiva em uma sala privada e com isolamento acústico, assim você não terá essa resposta na frente de outras pessoas.

O que acontece se reprovar no teste?

Foi considerado inapto ou inapto temporariamente? Nem tudo está perdido! Você pode solicitar uma nova avaliação em até 30 dias. Além disso, é importante que você saiba que é seu direito requisitar os motivos pelos quais o psicólogo chegou ao resultado obtido.

Dito isso, você deve saber que alguns fatores são potencializadores de reprovação no teste psicotécnico. Veja algumas coisas que você pode fazer para não ter um resultado negativo:

  • Mantenha a calma: o nervosismo pode afetar seu desempenho no exame. Pratique técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou meditação, para acalmar sua mente.
  • Foque no exame: durante o exame, é importante manter o foco. Evite distrações como o celular e concentre-se nas tarefas que você precisa realizar.
  • Descanse antes da prova: certifique-se de ter uma boa noite de sono antes do exame. O cansaço pode afetar sua concentração e desempenho.
  • Alimente-se bem: mantenha uma dieta saudável e equilibrada no período anterior à prova.
  • Prepare-se mentalmente: entenda que o teste não é de inteligência, mas sim de sua aptidão para dirigir. Não se preocupe se você achar algumas das tarefas difíceis – elas são projetadas para serem desafiadoras.

Cada pessoa funciona de um jeito, mas ter cuidado com os itens acima podem deixar a prova mais fácil.

Quanto tempo leva o exame psicotécnico do Detran?

Apesar de tudo que explicamos, o exame é rápido e leva entre 30 minutos e 1 hora.

Quantas questões tem que acertar no psicotécnico para passar?

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso gabaritar o teste para passar. Acertando ao menos 50% da prova você já será considerado apto.

É preciso fazer teste psicotécnico para renovação de CNH?

Para renovar a CNH é necessário realizar exame psicotécnico se você for um motorista que exerce atividade remunerada.

Qual o preço do teste psicotécnico?

O preço do exame psicotécnico pode variar  conforme o estado, tendo um valor médio entre R$ 102,14 e R$ 250,00.

Preciso renovar o teste novamente?

Se você não se encontra nos grupos explicados anteriormente, não será preciso realizar o teste novamente. No entanto, é possível que todos precisem realizar avaliações psicológicas novamente, em um futuro breve.

Passou na prova? Aprenda como economizar no seguro

Investir em um seguro auto não é apenas uma decisão inteligente – é uma medida de proteção essencial que oferece paz de espírito e segurança em uma variedade de situações imprevisíveis. Afinal, nunca se sabe quando um imprevisto pode ocorrer.

E se você não quer pagar caro, não existe outro jeito: para economizar até 30% no seguro você precisa comparar.

Para te ajudar nesse momento, utilize a Minuto Seguros. Em poucos cliques, você terá a cotação em 17 das maiores seguradoras do Brasil para comparar.

Além disso, são muitas as vantagens de fazer uma cotação de seguro online na Minuto Seguros. Conheça algumas delas:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Veja como simular o seguro

Agora que você já sabe tudo sobre o teste psicotécnico do Detran, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Continua com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

Um comentário em “Exame Psicotécnico: aprenda como passar no teste do Detran

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *