Blog Minuto Seguros
Home » Carro » Seguro

Bater o carro bêbado: tenho cobertura do seguro?

Você provavelmente já ouviu a famosa frase: “se beber, não dirija”. Isso porque álcool e volante são elementos que não se deve misturar. Porém, mesmo com diversas campanhas, fiscalizações e avisos, alguns motoristas insistem em correr este risco pelas vias do país. Com irresponsabilidade, os proprietários pensam que o seguro oferece cobertura ao bater o carro bêbado, porém a realidade é outra.

bater o carro pegado

Segundo estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 24% dos condutores pegam no volante após ingerir bebida alcoólica. Além dessa imprudência envolver a segurança de outras pessoas ao bater o carro bêbado, essa atitude é proibida por lei. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deixa claro que, nesses casos, o motorista está cometendo uma infração gravíssima, que vai custar até R$2.934, de acordo com os valores das multas que ficaram mais caros.

Além disso, muitos motoristas correm o risco, acreditando que, pelo fato de terem contratado um seguro, terão cobertura se houver acidentes mesmo nessas condições. Isso ocorre porque em determinadas vezes, os proprietários não atentam-se às cláusulas de Condições Gerais do serviço na apólice, ao firmar um contrato de seguro para seu veículo.

Este documento estabelece uma série de direitos e obrigações pelo lado da seguradora e também do cliente. Entre as cláusulas, uma delas fala sobre os riscos assumidos, em que dirigir embriagado está incluso.

Seguro auto

Mesmo que você seja prudente e não dirija sob efeito de álcool, ao sair com o carro está sujeito a diversos riscos como colisão, roubo e furto, entre outros. Portanto, contratar um seguro auto é muito recomendado para todos os proprietários.

Por isso, cote seu seguro com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto no Brasil e líder no segmento online. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do mercado. Dessa forma, garantimos uma proposta que seja a mais adequada ao seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Entenda como funciona o seguro nos casos de bater o carro bêbado.

O que acontece se eu bater o carro bêbado?

bater o carro bêbado - O que acontece se eu bater o carro bêbado?

É importante deixar claro que, como dissemos anteriormente, a seguradora não indenizará o proprietário ao bater o carro bêbado. Pois além de crime, isso significa que o motorista assumiu o risco de dirigir em condições inviáveis.

Com relação às coberturas, os danos causados a outras pessoas também não serão responsabilidade da seguradora. Mesmo com o seguro de terceiros contratado, a irresponsabilidade é a mesma. Portanto, não haverá indenização ao terceiro envolvido.

Outro ponto para atentar-s, é que o estado de embriaguez vale tanto para o efeito de bebidas alcoólicas como também para causado por drogas.

Acionando o seguro nessas situações

bater o carro bêbado - Acionando o seguro nessas situações

Mesmo que o proprietário insista em acionar o seguro nesta situação, a seguradora analisará o caso e como aconteceu. Ao ser constatado que o condutor assumiu um risco ao dirigir sob o efeito do álcool, colocando-se em risco e descumprindo uma lei do CTB, ele perde o direito à indenização.

É válido dizer que não será a seguradora quem julgará se o condutor estava embriagado no momento da colisão. Esse critério é definido pelos agentes de trânsito ou autoridades competentes que lidarem com a ocorrência. A companhia do seguro irá apenas basear-se no registro que estes órgãos realizaram.

Há como recorrer na justiça?

bater o carro bêbado - Há como recorrer na justiça?

Se o motorista for autuado dirigindo embriagado, não há nenhuma maneira de recorrer. A seguradora possui o amparo da justiça nesses casos em que o motorista descumpre uma lei de trânsito.

Mas se no caso houver terceiros envolvidos, eles devem combinar os valores de forma particular com o culpado pelo acidente. Caso isso não seja possível, eles sim poderão recorrer exigindo os reparos dos danos causados.

Pronto, agora você já sabe todos os detalhes sobre o seguro no caso de bater o carro bêbado. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

4.29 / 7 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *