1. Home
  2. »
  3. Carro

O que é e para que serve o laudo cautelar?

Quer saber o que é e para que serve o laudo cautelar? Nesta matéria, vamos explicar a função e outras informações importantes sobre este relatório. Acompanhe!

Assinando papéis

A realização do laudo cautelar é importantíssima na compra de veículos usados, ainda mais agora que esse tipo de negociação está em alta. Entretanto, muitos consumidores não conhecem bem o procedimento nem seus benefícios.

 

Para você ter ideia, a venda de seminovos cresceu 18% em 2021. Foram 11,2 milhões de unidades comercializadas, segundo dados divulgados pelo Auto Esporte. Isso representa quase 6 vezes mais vendas do que a comercialização dos 0km. 

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

 

O que justifica esse aumento na procura são os preços atrativos dos usados, especialmente diante da situação econômica do país. Contudo, para que um suposto bom negócio não vire uma enorme dor de cabeça, é preciso certificar-se das boas condições do carro.

 

O que é o laudo cautelar? 

A perícia cautelar é voltada especificamente aos veículos usados. Sua finalidade é atestar a originalidade do modelo, detectar eventuais danos à estrutura do automóvel ou até possíveis casos de adulterações.

 

Você sabe quem paga a vistoria cautelar? Comprador ou vendedor? Não há regra, mas geralmente é o comprador, em caso de aprovação, e o vendedor, em caso de reprovação. Veja para que ele serve, o que é analisado e quem pode elaborá-lo.

Para que ele serve?

A inspeção cautelar do veículo verifica e confirma se ele não possui inconformidades, como problemas de identificação, documentos adulterados, débitos não quitados, fraudes, entre outros problemas semelhantes. 

 

Portanto, o laudo cautelar serve para confirmar a procedência do automóvel. Com a devida perícia, o futuro proprietário garante que não terá problemas legais, financeiros nem de segurança ao adquirir o carro usado. 

O que é analisado no laudo?

Diferentes tipos de análises estão incluídos no valor da vistoria cautelar. No fim, o resultado de todas elas constam no laudo apresentado durante a transferência do veículo. Os principais pontos analisados são: 

 

  • histórico financeiro do carro. Ele serve para verificar se existem débitos em aberto;
  • autenticidade da documentação do veículo e histórico dos antigos proprietários;
  • vestígios de sinistros, como roubos, batidas, entre outros semelhantes;
  • indícios de que o automóvel foi clonado ou adulterado;
  • pendências jurídicas. Elas apontam se o carro está envolvido em algum processo legal;
  • se o veículo já sofreu algum recall ou se foi comprado em leilão;
  • condições dos itens de identificação. Eles podem incluir placas, chassi, pintura, entre outros;
  • estado dos itens estruturais, como painéis do motor, longarinas, almas de parachoque, entre outros;
  • condições dos itens de segurança, como freios, pneus, motor, velocímetro, amortecedores, entre outros.

Quem pode fazer o relatório?

O laudo de vistoria cautelar pode ser feito por empresas credenciadas no EVC (Empresas Credenciadas de Vistorias). Todas elas são regulamentadas no  Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). 

 

Em geral, o serviço pode ser prestado no local que for mais conveniente. Pode ser na própria loja onde o automóvel esteja, a domicílio ou na concessionária. Abaixo, confira os principais benefícios de contratar a vistoria. 

Principais benefícios de fazer essa análise 

O laudo de carro obtido na vistoria cautelar é a garantia de mais tranquilidade para o seu negócio. Afinal, ele identifica problemas sérios, que poderiam comprometer sua aquisição e provocar enormes dores de cabeça. Ele ainda possui outras vantagens, como: 

 

  • definição mais precisa do valor de revenda do veículo vistoriado;
  • mais facilidade para revender o carro com laudo cautelar;
  • prevenção contra possíveis irregularidades;
  • segurança e tranquilidade para quem compra;
  • conhecimento e garantia quanto à procedência do automóvel;
  • desestímulo a roubos, fraudes e adulterações. 

Quanto custa um laudo cautelar? 

Para obter o laudo cautelar, o preço da vistoria varia conforme a Tabela Fipe do veículo. Apesar de não existir um padrão unificado de valores, a média para carros populares é de R$ 300 a R$ 400. 

Quanto tempo demora?

Agora que você já sabe quanto custa um laudo cautelar, tenha em mente que o procedimento de vistoria dura de 50 minutos a uma hora e meia. Algumas empresas credenciadas no EVC o realizam por agendamento e outras por ordem de chegada. 

Quais são os resultados possíveis?

O laudo cautelar pode apresentar o nível de qualificação verde, amarelo ou vermelho para o veículo. O primeiro indica que o carro está aprovado, enquanto o segundo aponta haver pequenos danos a serem corrigidos em alguma peça ou estrutura.

 

Por sua vez, o resultado vermelho atesta que o automóvel foi reprovado. Isso significa que os problemas são significativos. Normalmente, a reprovação trava as negociações de usados ou motivam vendas com valores bem abaixo da tabela. 

O que pode causar reprovação na vistoria? 

A reprovação no laudo cautelar ocorre quando algum item original do automóvel apresenta problemas (como adulterações) ou quando há falhas importantes em algum equipamento ou acessório. Conheça os principais casos.

Irregularidades em vidros e janelas

Algumas irregularidades e danos nos vidros e janelas podem fazer o veículo ser reprovado na vistoria. Isso inclui rachaduras, quebras, problemas nas etiquetas de identificação ou até películas de proteção fora dos padrões exigidos pela legislação. 

Chassi com numeração alterada ou ilegal

O chassi funciona como uma espécie de “identidade” do automóvel. Por isso, numerações raspadas ou com qualquer problema que afete sua leitura são reprovados. Dependendo da situação, é preciso remarcar o chassi. Isso depende de autorização prévia do Detran

Integridade da suspensão comprometida

O sistema de suspensão está entre os mais importantes dos veículos. Por isso, é fundamental que ele esteja perfeitamente íntegro. Os carros rebaixados costumam ser os mais reprovados nesse quesito, por conta das drásticas alterações que têm nas suspensões originais. 

Condição dos pneus

Para garantir a segurança do automóvel, a inspeção considera o estado dos pneus, verifica se eles têm a largura correta e se os equipamentos de troca também estão em conformidade, como macaco, triângulo e chave de rodas. 

Agora que você já sabe da importância do laudo cautelar, garanta ainda mais tranquilidade em relação ao carro que você acabou de adquirir. A Minuto Seguros oferece os melhores planos de Seguro Auto para proteger o seu novo veículo. Faça agora a sua cotação. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e converse com nossos atendentes.

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.