Laudo Cautelar: o que é, para que serve e quanto custa

Assinando papéis do laudo cautelarO laudo cautelar é importante na hora de comprar veículos usados. Veja sua função e outras informações essenciais sobre ele.

A realização do laudo cautelar é importantíssima na compra de veículos usados, ainda mais agora que esse tipo de negociação está em alta. Entretanto, muitos consumidores não conhecem bem o procedimento nem seus benefícios.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Para você ter ideia, a venda de seminovos está crescendo 4% em relação a 2022. Foram 905.343 de unidades comercializadas, segundo dados divulgados pela FENABRAVE. Isso representa cinco vezes mais vendas de usados do que a de carros 0km.

O que justifica esse aumento na procura são os preços atrativos dos usados, especialmente diante da situação econômica do país. Contudo, para que um suposto bom negócio não vire uma enorme dor de cabeça, é preciso certificar-se das boas condições do carro.

O que é o laudo cautelar

O laudo cautelar avalia a originalidade e integridade do veículo, verificando pontos de identificação como problemas de identificação, documentos adulterados, débitos não quitados, fraudes, entre outros problemas semelhantes.

Essa perícia é voltada especificamente aos veículos usados, sendo que esse laudo é emitido após a análise, contendo fotos dos pontos verificados e informações que confirmam a conformidade do veículo.

Portanto, o laudo cautelar serve para confirmar a procedência do automóvel. Com a devida perícia, o futuro proprietário garante que não terá problemas legais, financeiros nem de segurança ao adquirir o carro usado.

Ainda na dúvida? Assista ao vídeo abaixo, do Canal PodCar, onde eles explicam tudo sobre esse importante documento.

O que é analisado no laudo?

Diferentes tipos de análises estão incluídos no valor da vistoria cautelar. No fim, o resultado de todas elas constam no laudo apresentado durante a transferência do veículo. Os principais pontos analisados são:

  • Histórico financeiro do carro. Ele serve para verificar se existem débitos em aberto;
  • autenticidade da documentação do veículo e histórico dos antigos proprietários;
  • vestígios de sinistros, como roubos, batidas, entre outros semelhantes;
  • indícios de que o automóvel foi clonado ou adulterado;
  • pendências jurídicas. Elas apontam se o carro está envolvido em algum processo legal;
  • se o veículo já sofreu algum recall ou se foi comprado em leilão;
  • condições dos itens de identificação. Eles podem incluir placas, chassi, pintura, entre outros;
  • estado dos itens estruturais, como painéis do motor, longarinas, almas de para-choque, entre outros;
  • condições dos itens de segurança, como freios, pneus, motor, velocímetro, amortecedores, entre outros.

Quem pode fazer o relatório?

O laudo de vistoria cautelar pode ser feito por empresas credenciadas no EVC (Empresas Credenciadas de Vistorias). Todas elas são regulamentadas no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Em geral, o serviço pode ser prestado no local que for mais conveniente. Pode ser na própria loja onde o automóvel esteja, a domicílio ou na concessionária. Abaixo, confira os principais benefícios de contratar a vistoria.

Quem paga o laudo cautelar?

Você sabe quem paga a vistoria cautelar? Comprador ou vendedor? Não há regra, afinal ambos os lados são interessados em ter o documento, então deve ser feita uma negociação sobre a necessidade da perícia.

Essa negociação não existe apenas em casos de vendas entre PF e PJ, afinal o Código de Defesa do Consumidor informa que o comprador pode solicitar a vistoria, feita pelo vendedor.

Porque devo fazer o laudo cautelar

Dados de uma empresa líder em vistorias mostram que 13% dos carros vistoriados apresentam danos severos ou adulterações, e 27% têm alguma forma de restrição.

Diante desse cenário, essa verificação é amplamente adotada e altamente recomendada para uma compra segura e tranquila, afinal o laudo obtido na vistoria é a garantia de mais tranquilidade para o seu negócio.

Além de identificar problemas sérios, que poderiam comprometer sua aquisição e provocar enormes dores de cabeça, ele ainda possui outras vantagens, como:

  • Definição mais precisa do valor de revenda do veículo vistoriado;
  • Mais facilidade para revender o carro com laudo cautelar;
  • Prevenção contra possíveis irregularidades;
  • Segurança e tranquilidade para quem compra;
  • Conhecimento e garantia quanto à procedência do automóvel;
  • Desestímulo a roubos, fraudes e adulterações.

O laudo cautelar veicular é um procedimento que assegura a qualidade e a procedência de um carro usado, ajudando a evitar roubos e garantindo a conformidade do veículo. Em locais como São Paulo,

Quanto custa um laudo cautelar 

Para obter o laudo cautelar, o preço da vistoria varia conforme o Estado de origem do veículo. Apesar de não existir um padrão unificado de valores, a média para carros populares é de R$ 150 a R$ 400.

O que reprova no laudo cautelar

A reprovação no laudo cautelar ocorre quando algum item original do automóvel apresenta problemas (como adulterações) ou quando há falhas importantes em algum equipamento ou acessório. Conheça os principais casos.

  • Irregularidades em vidros e janelas – Algumas irregularidades e danos nos vidros e janelas podem fazer o veículo ser reprovado na vistoria. Isso inclui rachaduras, quebras, problemas nas etiquetas de identificação ou até películas de proteção fora dos padrões exigidos pela legislação.
  • Chassi com numeração alterada ou ilegal – O chassi funciona como uma espécie de “identidade” do automóvel. Por isso, numerações raspadas ou com qualquer problema que afete sua leitura são reprovados. Dependendo da situação, é preciso remarcar o chassi. Isso depende de autorização prévia do Detran.
  • Integridade da suspensão comprometida – O sistema de suspensão está entre os mais importantes dos veículos. Por isso, é fundamental que ele esteja perfeitamente íntegro. Os carros rebaixados costumam ser os mais reprovados nesse quesito, por conta das drásticas alterações que têm nas suspensões originais.
  • Condição dos pneus – Para garantir a segurança do automóvel, a inspeção considera o estado dos pneus, verifica se eles têm a largura correta e se os equipamentos de troca também estão em conformidade, como macaco, triângulo e chave de rodas.

Tire suas dúvidas 

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o laudo cautelar.

Quanto tempo demora?

Agora que você já sabe quanto custa um laudo cautelar, tenha em mente que o procedimento de vistoria dura de 50 minutos a uma hora e meia. Algumas empresas credenciadas no EVC o realizam por agendamento e outras por ordem de chegada.

Quais são os resultados possíveis?

O laudo cautelar pode apresentar o nível de qualificação verde, amarelo ou vermelho para o veículo. O primeiro indica que o carro está aprovado, enquanto o segundo aponta haver pequenos danos a serem corrigidos em alguma peça ou estrutura.

Por sua vez, o resultado vermelho atesta que o automóvel foi reprovado. Isso significa que os problemas são significativos. Normalmente, a reprovação trava as negociações de usados ou motivam vendas com valores bem abaixo da tabela.

Evite imprevistos: faça um seguro na Minuto

Investir em um seguro auto não é apenas uma decisão inteligente – é uma medida de proteção essencial que oferece paz de espírito e segurança em uma variedade de situações imprevisíveis. Afinal, nunca se sabe quando um imprevisto pode ocorrer.

E se você não quer pagar caro, não existe outro jeito: para economizar até 30% no seguro você precisa comparar.

Para te ajudar nesse momento, utilize a Minuto Seguros. Em poucos cliques, você pode comparar os preços do seu seguro em até 17 seguradoras.

Além de economizar, são muitas as vantagens de fazer uma cotação de seguro online na Minuto Seguros. Conheça algumas delas:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Veja como simular o seguro

Agora que você já sabe tudo sobre o laudo cautelar, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Ainda com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *