1. Home
  2. »
  3. Carro

Pneu remold é bom e seguro? Veja o que é, as vantagens e desvantagens

pneu remold

Quer saber se o pneu remold é bom ou mesmo confiável? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de pneu.

Para manter a segurança do seu carro é muito importante dar atenção especial aos pneus do seu carro, afinal, além de serem componentes fundamentais para o seu veículo rodar, a manutenção reflete diretamente na segurança dos passageiros do automóvel.

É claro que esse tipo de cuidado pode ser feito com economia, por isso, é importante saber aumentar a durabilidade deles e também quando é hora de fazer uma troca, evitando maiores danos. O pneu remold é uma das melhores opções disponíveis nessa hora.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Preparamos um conteúdo especial para te explicar o que um pouco mais sobre esse tipo de pneu.

O que é o pneu remold?

pneu remold - O que é pneu remold?

O pneu remold é um pneu antigo, de no máximo sete anos de utilização, que passa por uma reestruturação completa e bastante criterioso para poder ser utilizado novamente. Esse processo envolve a raspagem e a substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu. Se quiser saber mais sobre como isso é feito, consulte o tópico abaixo.

Aqui é importante não confundir com o pneu recapado, que tem somente a aplicação de borracha sobre a estrutura do pneu antigo refeita.

Como o pneu remold é fabricado

pneu remold - Processo de fabricação do pneu remold

O início da construção do pneu remold se dá a partir do momento em que as carcaças de pneus chegam para o fabricante. Quando isso acontece, todas elas são avaliadas, enquanto parte é descartada, o restante segue no processo. Assim, as carcaças selecionadas são encaminhadas para estações de inspeção. Lá, elas são infladas e passam por nova avaliação, na qual recebem reparos se estiverem com algum tipo de defeito.

Estando em condições de serem transformadas em pneu remold, elas vão para a estação de raspagem do talão e da banda de rodagem. Assim, ficam completamente lisas e recebem aplicação de cola líquida. Na sequência, uma camada de borracha, responsável por formar a banda de rodagem, também é acrescentada ao pneu.

Depois disso, a borracha anti-quebra lateral é aplicada e, posteriormente, as carcaças seguem para serem vulcanizadas. Para finalizar, após esfriarem, elas vão para a estação de limpeza, na qual recebem a última inspeção, então, o pneu remold está pronto para ser vendido.

Vale a pena usar um pneu remold?

Para responder essa pergunta, você precisará pesar as vantagens e desvantagens que iremos listar a seguir.

Vantagens do pneu remold

pneu remold - Processo de fabricação do pneu remold

Quando pensamos nas vantagens do pneu remold, a primeira que vem à tona é o preço. Esse modelo pode custar cerca de 50% menos do que um pneu novo. Mas, diante disso, você deve perguntar: E a durabilidade? O custo-benefício é bom?

Enquanto seu valor costuma ser 50% menor do que os pneus novos, sua vida útil tem entre 15% e 30% menos longevidade do que um modelo novo. Números que podem aumentar ou diminuir, dependendo da forma como você conduz o veículo e protege os pneus.

O pneu remold vai bem em percursos urbanos, onde se mantenha uma velocidade de nível médio. Ou seja, geralmente apresenta um bom desempenho ao rodar na cidade.

Outra importante vantagem é que o pneu remold é aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Portanto, caso opte por comprar este modelo, lembre-se de conferir se ele apresenta o selo do instituto.

Além das vantagens relacionadas aos valores e à utilização, o processo de fabricação é melhor para o meio ambiente. Afinal, reaproveita carcaças de pneus que poderiam ser descartados, o que diminui o acúmulo de lixo. Sem contar que o pneu remold tem menos petróleo envolvido em sua produção do que em modelos novos.

Desvantagens do pneu remold

pneu remold - Desvantagens do pneu remold

Como citado anteriormente, apesar de custar menos do que um pneu novo, o pneu remold tem vida útil de 15% a 30% menor. Ou seja, caso opte pela compra desse modelo, precisará trocá-lo antes do que seria necessário se escolhesse o outro tipo.

Se o pneu remold apresenta um bom desempenho ao percorrer o perímetro urbano, não se pode dizer exatamente o mesmo quando se trata das estradas. Em alta velocidade, ele pode sofrer com instabilidade, especialmente nas curvas. Fator esse que interfere na segurança e faz com que o deslocamento seja mais perigoso.

O Inmetro determina que o pneu remold seja feito a partir de carcaças que tenham, no máximo, sete anos de fabricação. No entanto, não é possível garantir que ele tenha essa idade. Isso acontece porque, para ser reestruturado, o pneu recebe uma nova camada de borracha que “apaga” as identificações originais de fabricação, como a data em que foi produzido, marca, estado de origem e outras especificações.

Uma desvantagem típica do pneu remold é a dificuldade para realizar o balanceamento. Não é fácil fazer o ajuste correto com esse material. Por isso, é necessário que o profissional que presta esse serviço tenha boa experiência com o produto.

Pneu remold é seguro de verdade?

Infelizmente, a maioria não é segura. Para responder essa pergunta com dados, consultamos a Quatro Rodas, que em 2004 realizou um teste que traz os seguintes pontos de atenção:

  • Nível de ruído e consumo foram parecidos a pneus novos;
  • Eles tem limites de velocidade para aquaplanagem mais baixos, além de menor aderência lateral;
  • Nas frenagens, o resultado é similar em pisca seca, mas em pista molhada a diferença chegou a 7,5 metros.

Dicas finais sobre o pneu remold

pneu remold - Dicas finais sobre o pneu remold

Para finalizar, selecionamos algumas dicas com as quais você deve se atentar com relação aos pneus, seja o pneu remold, ecológico ou algum outro tipo. Em primeiro lugar, certifique-se que o local onde você comprará seja de confiança, especialmente no caso do remold. Caso contrário, pode acabar levando um produto com menos qualidade do que deveria.

Antes de comprar o pneu, verifique se o modelo é mesmo o correto, tanto para a roda quanto para o automóvel. Confira o manual do proprietário para encontrar as especificações, como largura, relação de aspecto, diâmetro da roda e capacidade de carga. Tudo isso influencia no desempenho.

Fique sempre atento ao estado dos pneus! Se eles já estiverem com a vida útil ultrapassada, podem representar um risco à sua segurança e de todos os que andam com você no veículo. Além disso, estar com os pneus preservados possibilita economizar combustível, já que o contato com o solo influencia nesse quesito.

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

3.57 / 44 votos

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.