Seguro auto cobre se outra pessoa estiver dirigindo?

seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo

Quando se trata de seguro auto, uma dúvida comum entre os segurados é saber se o seguro cobre sinistro com outra pessoa dirigindo. Esta é uma pergunta relevante, considerando que emprestar o carro para amigos ou familiares é uma prática habitual. Entender as nuances da sua apólice de seguro é essencial para garantir que tanto o veículo quanto o motorista estejam protegidos em diferentes situações.

Neste artigo, vamos esclarecer essas dúvidas e explicar como as apólices de seguro funcionam em diferentes cenários de condução. Continue lendo para descobrir as respostas e garantir que você esteja preparado para qualquer situação.

Cote, compare e economize no seguro

Receba grátis até 17 cotações e escolha o seguro que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Seguro auto cobre sinistro se outra outra pessoa estiver dirigindo?

Quando você empresta seu carro e ocorre um sinistro com a pessoa que está dirigindo, a cobertura do seguro depende de vários fatores, incluindo se essa pessoa está ou não incluída na apólice do seguro.

  1. Pessoa inclúida na apólice: se a pessoa que estava dirigindo o seu carro no momento do acidente está listada na apólice do seguro como um condutor adicional ou eventual, geralmente o seguro cobre o incidente. Isso porque as seguradoras permitem que você nomeie outros motoristas que possam usar o veículo. Nesse caso, o seguro deve funcionar normalmente, cobrindo os danos conforme os termos da sua apólice.
  2. Pessoa não inclúida na apólice: se a pessoa que dirigia o carro não está listada na apólice, a situação é mais complicada. Algumas apólices de seguro têm cobertura mais ampla e podem cobrir incidentes mesmo quando um motorista não nomeado está ao volante. No entanto, isso varia de acordo com a seguradora e os termos específicos da sua apólice. De maneira geral, se a pessoa ao volante não estiver na apólice, a seguradora pode não cobrir o sinistro.

Vale destacar que se houver pessoas com menos de 26 anos que residam com o condutor principal e que possam usar o veículo, isso deve ser informado na apólice. A falta dessa informação pode resultar na negação da indenização pela seguradora, caso um sinistro ocorra enquanto um jovem condutor estiver ao volante.

Diante de tudo isso é importante verificar os detalhes da sua apólice de seguro e, se necessário, conversar com sua seguradora para entender exatamente como a cobertura é aplicada em casos de motoristas não nomeados dirigindo o veículo.

Glossário da apólice de seguros 

Em uma apólice há diferentes denominações que merecem a sua atenção, pois podem ser representadas no seu seguro. Veja abaixo alguns termos que são essenciais nessa situação:

  • SeguradoO segurado é a pessoa que contrata o Seguro Auto. A contratação pode ser diretamente no nome dela ou de uma terceira, como cônjuge ou filho, por exemplo.
  • Proprietário do carro – Todo veículo tem o documento oficial em que constam os dados do proprietário. Nesse caso, o proprietário é justamente quem é o dono do carro e tem seus dados informados nessa documentação.
  • Condutor principal – O condutor principal é a pessoa que usa com maior frequência o veículo segurado, ou seja, quem o dirige cotidianamente ou pela maior parte do tempo. Inclusive, o valor do seguro é baseado no perfil dessa pessoa e sua usabilidade. 
  • Condutor eventual – O motorista eventual é aquele que eventualmente dirige o veículo segurado. Ou seja, trata-se de um evento que acontece de vez em quando, mas com certa frequência.
  • Condutor de risco – Nesse caso, é a pessoa que tem idade de risco (18 a 26 anos). Condutores mais jovens são vistos pela seguradora como mais favoráveis a sinistros por serem recém-habilitados. Desse modo, são definidos como uma “classe de risco”.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre cobertura com outra pessoa dirigindo.

Seguro APP serve para esse caso?

Não, o Seguro APP, ou Acidentes Pessoais de Passageiros, é uma modalidade de seguro que tem um propósito bem específico. Ele é projetado para oferecer proteção aos passageiros do veículo segurado em caso de acidentes. Isso significa que, se ocorrer um acidente e houver passageiros no carro, o Seguro APP pode cobrir despesas médicas, casos de invalidez ou até mesmo morte dos passageiros.

Ficou com alguma dúvida sobre como o seguro funciona em caso de sinistro com outra pessoa dirigindo? Então deixei seu comentário e teremos prazer em responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *