1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Carros mais roubados em 2020: por que é tão importante contratar seguro no Brasil

O que é para ser um simples passatempo sempre acaba se tornando algo a mais quando ligamos a TV. Muitas são as cenas de crimes que a mídia estampa em nossas telas: somos um país com muitas ocorrências de fatalidades, acidentes, furtos e roubos. Em relação ao trânsito, o Brasil apresenta até lista dos carros mais roubados em 2020. 

carros mais roubados

Isso porque o real cenário de segurança no Brasil segue sendo de grande preocupação. 

Analisando rapidamente em números, é possível notar um aumento no que diz respeito a mortes violentas intencionais, que voltaram a crescer (7,1%) no primeiro semestre de 2020.

As mortes por armas de fogo também tiveram alta, chegando a 120,3% entre 2019 e 2020, sendo mais de 2,1 milhões de registros ativos nos sistemas federais. 

Quanto a isso, é preciso mencionar que houve redução no processo de apreensão de armas pelas polícias estaduais, evidenciando baixa de 0,3%. 

Já em relação a crimes contra o patrimônio, que inclui qualquer tipo de roubo e furto relacionados a bens materiais, o primeiro semestre de 2020 registrou queda de 34% aos praticados contra pedestres, 16% a residenciais e 22,5% a veículos. 

Os dados são do relatório Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020.

Apesar da redução no registro de alguns crimes, os números seguem sendo alarmantes. E tudo isso só reforça a necessidade de garantir mais proteção para você e sua família, seja com seguro de vida, de saúde, para a casa, para o carro ou para acidentes individuais.

Continue lendo para entender mais sobre como anda a situação da segurança no Brasil e conheça também os 10 carros mais roubados em 2020!

Quais foram os carros mais roubados em 2020? 

Muitos desconhecem a real necessidade de proteger o veículo no Brasil. No entanto, só no ano de 2020 cerca de 5.500 furtos ou roubos de carros foram registrados pelo levantamento da Ituran Brasil, empresa de monitoramento remoto de veículos. 

Os dados desse estudo também evidenciaram quais foram os modelos com maior registro dessas ocorrências. 

Para que você compreenda a importância de contratar um Seguro Auto para proteger o seu automóvel, trouxemos a lista com os 10 carros mais roubados em 2020 dos que se encontravam na base da empresa.

Você vai perceber que o Volkswagen Voyage foi considerado o carro mais roubado no ano passado, registrando 2,6% do total de casos, sendo que esse percentual é o número de ocorrências específicas. 

Isso significa dizer que, a cada 1000 Voyage na base da Ituran, 26 sofreram roubo ou furto em 2020. 

Agora, se analisarmos o fato de que em segundo lugar dos carros mais roubados em 2020 está o Logan da Renault, e em terceiro o Siena da Fiat, perceberemos certa preferência de modelos sedãs por criminosos. 

Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, acredita que isso tem influência da demanda nos desmanches clandestinos.

Enfim, veja o ranking dos 10 carros mais roubados em 2020 e entenda do que estamos falando:

  • Volkswagen Voyage:  2,6%;
  • Renault Logan: 2,5%;
  • Fiat Siena: 2,3%;
  • Chevrolet Onix: 2%;
  • Chevrolet Prisma: 2%;
  • Fiat Uno: 2%;
  • Ford Ka: 2%;
  • Fiat Fiorino: 2%;
  • Fiat Palio: 1,9%;
  • Hyundai HB20: 1,9%

 

Qual o cenário de segurança no Brasil?

A importância de procurar mais formas de se proteger quando se é brasileiro vem da realidade de baixa segurança que o país segue evidenciando ano após ano, mesmo com uma redução aqui e outra ali. Afinal, as baixas não significam o fim da criminalidade e, infelizmente, ainda possuem efeito sanfona: sobem e descem a qualquer momento.

Por exemplo: no estado de São Paulo, enquanto os roubos de veículos tiveram uma queda de 39% e 29,8%, respectivamente, nos últimos 15 meses, os furtos aumentaram em relação aos roubos. 

Entre janeiro de 2019 e março de 2021 foram registrados 58 mil ocorrências de roubo no estado, sendo que 5 mil são referentes apenas ao primeiro trimestre deste ano. Mas, os apontamentos não param por aí: no mesmo período ocorreram cerca de 129 mil furtos (67,8 mil em 2019, 47,6 mil em 2020 e 13 mil nos primeiros três meses deste ano). 

Esses dados são dos boletins de ocorrência registrados pela Secretaria de Segurança Pública de SP. Ou seja, são referentes apenas ao estado paulista, mas já demonstram grande proporção da situação de criminalidade em território brasileiro, sem mencionar que outras informações também apontam o aumento nos crimes.

Por exemplo, o anuário de Segurança Pública de 2020 evidencia diversos dados importantes referentes à situação da segurança no Brasil. 

Comparando com o primeiro semestre de 2019, a alta de 7,1% (em relação a mortes violentas ocorridas no mesmo período em 2020) demonstra que uma pessoa é assassinada a cada 10 minutos.

Em 2019, foram registrados 39.561 homicídios, sendo 47.773 mortes violentas intencionais.

O relatório mostrou aumento de 8,3% nos casos de homicídios dolosos quando comparado o primeiro semestre dos anos de 2019 e 2020. Além disso, 72,5% dos crimes foram cometidos por arma de fogo, ocasionando vítimas de violência letal. 

Vale mencionar que, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, usado para fundamentar os números informados neste tópico, foi elaborado com base em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais; pelo Tesouro Nacional; polícias civis, militares, federal e outras fontes oficiais.

Qual o cenário de trânsito no Brasil? 

Outro cenário que merece atenção em relação à segurança é o do trânsito, que também está relacionado aos índices de carros mais roubados no Brasil. 

Por exemplo: cerca de 80 pessoas morrem por dia em acidentes de trânsito no país.

Em relação ao fato, o ano de 2019 registrou 31.307 mortes por esse mesmo meio. Além disso, foram mais de 27 mil indenizações pagas a vítimas fatais desse tipo de ocorrência entre janeiro e outubro de 2020.

Desse modo, o Brasil está entre os dez primeiros países com maior registros de mortes acidentais nas ruas, estradas e rodovias.

Inclusive, o país está entre os participantes que se comprometeram com a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020, que buscava diminuir em 50% as mortes em acidentes de trânsito até o fim do ano passado, o que não ocorreu.

Com as altas desse tipo de evento, o trânsito brasileiro passou a ocasionar mais mortes do que uma guerra civil. 

Em 10 anos, 400.000 pessoas morreram em acidentes de trânsito e 472.000 indenizações foram pagas. 

Todos esses dados são do Sistema de Saúde (DataSUS)/Seguro DPVAT e foram publicados pelo Portal do Trânsito.

Contrate um seguro de carro agora mesmo 

Como vimos, o cenário brasileiro de segurança pública evidencia a necessidade de buscar meios para reforçar nossa proteção. 

A lista de carros mais roubados de 2020 é apenas um exemplo de como há vulnerabilidade ao dirigir. 

Para se prevenir, você pode equipar seu veículo com soluções de alarmes e rastreadores, mas é muito importante se proteger, também, contratando um Seguro Auto. Afinal, o seguro para carros oferece diversas coberturas para além do roubo e furto, como colisão, incêndio, danos causados pela natureza, entre outros. 

Além disso, você pode adquirir coberturas adicionais e complementar ainda mais sua segurança, tornando sua contratação mais focada nas suas necessidades. 

Isso porque a Minuto Seguros vem trabalhando há anos para tornar a sua experiência ao dirigir cada vez mais segura e confortável.

Quer saber como escolher o melhor plano para você? Faça uma simulação online grátis e conte com uma equipe especializada para te atender!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *