Home » Carro » Dicas

Correia do alternador: o que é e qual sua importância para o carro

Seu automóvel pode ser um super carro, daquelas máquinas de dar inveja em qualquer um ou pode ser um veículo popular, dos modelos mais baratos do Brasil mas, algo que não vai mudar entre eles é a importância da correia do alternador, afinal, ela é mais uma das peças que fazem a diferença, como as velas de ignição ou a correia dentada.

correia do alternador

Quem ainda não tem conhecimento sobre essa peça, fique sabendo que a correia do alternador, independentemente da potência do motor, é a responsável por transmitir a força de um componente a outro. Além disso, ela é a principal responsável pelo trabalho do alternador, parte que tem a função de gerar a energia armazenada na bateria do carro.

O seu funcionamento não é dos mais complexos de serem entendidos. A correia do alternador começa passando pela polia do eixo do motor, que também pode ser chamada de eixo virabrequim ou girabrequim e, daí, transmite a força necessária para a polia do alternador, fazendo com que ela gire, possibilitando a geração de energia. É assim que, em termos mais técnicos, o seu carro funciona.

Mas, para além disso, a correia do alternador pode ter outras funções mais ou menos importantes, dependendo do modelo do carro ou da montadora.

Em alguns modelos, por exemplo, a correia do alternador também é responsável por transmitir força para a bomba da direção hidráulica e para o compressor do ar condicionado, super importante para manter o ar gelando.

Essa peça, na maioria das vezes, é bem grande, pois desempenha outros papéis no carro. Já as correias que servem exclusivamente para o alternador são menores, devido a única função que exercem.

correia do alternador

Nesses carros onde a correia do alternador tem função única, as outras duas se fazem presentes na mecânica do automóvel: a correia para direção hidráulica e a para o ar condicionado. Já os modelos para o alternador podem ser de dois modos: em ‘V’ e ‘poly V’.

É sempre válido lembrar que, além de entender um pouco do funcionamento da correia do alternador e da importância de fazer manutenções preventivas, há outras maneiras de cuidar do carro, como, fazer um seguro auto.

A Minuto Seguros, maior corretora online do país, oferece diversos preços de planos para proteção do veículo. Cotamos em mais de 10 seguradoras para encaixar as suas necessidades em um plano perfeito para o seu perfil.

Cote agora em nosso site, preenchendo o formulário, ou ligue gratuitamente para 0800 773 3000. Você também pode clicar no botão e fazer uma cotação para seu automóvel agora mesmo.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando ao tema correia do alternador, é importante saber que alguns cuidados essenciais com a peça são boas maneiras de manter o seu carro em bom estado e que essas manutenções e revisões podem ajudar, inclusive, em uma revenda futura, valorizando o automóvel.

Os principais cuidados com a correia do alternador

correia do alternador - Os principais cuidados com a correia do alternador

Não é segredo que a maioria das usadas nos carros tem como uma das matérias-primas principais a borracha, ou seja, com o tempo, a probabilidade da correia do alternador ressecar é muito grande se a mesma não for cuidada da maneira correta.

Quando as correias ficam ressecadas, elas começam a sofrer pequenas rupturas ou rasgos nos vincos que se encaixam na polia e realizam o processo informado anteriormente. Com o tempo e a falta de manutenção, é bem provável que os danos aumentem, levando-a a quebrar por completo.

Em casos como o citado acima, o maior cuidado que precisa ser destinado à correia do alternador é a troca de acordo com o tempo indicado pelo fabricante no manual do carro.

correia do alternador - Os principais cuidados com a correia do alternador

Dependendo da potência do motor, o tempo de vida útil pode variar. A dica, então, é usar uma correia do alternador de boa qualidade, minimizando os possíveis danos causados pelo passar do tempo.

Caso você tenha comprado um carro usado e não saiba exatamente qual é a idade da correia do alternador, a recomendação é passar numa oficina que tenha um mecânico especializado e pedir que ele dê uma olhada. Com um parecer profissional será possível identificar quanto tempo de vida ainda terá.

Problemas mais comuns na correia do alternador

correira do alternador - Problemas mais comuns na correia do alternador

Não há problema mais comum na correia do alternador do que a ruptura ou a quebra completa. Quando isso acontece, a probabilidade do funcionamento do motor e de outras peças ficarem comprometidos é muito grande.

Quando a correia do alternador quebra, os problemas mais sérios podem ser: o alternador do carro parar de gerar energia para a bateria, ou a bomba d’água parar de funcionar, fazendo com que a água fique parada no bloco. Isso pode causar o aquecimento do motor ou fazer com que o ar condicionado e direção hidráulica parem de funcionar, nos casos de carros em que a correia do alternador também tem essa função.

Como resolver os problemas com a correia do alternador

correira do alternador - Como resolver os problemas com a correia do alternador

Não há manutenção mais certeira para a correia do alternador do que realizar sua troca. Isso garante 100% de eficiência no funcionamento da peça.

A dica é que a substituição seja feita assim que a correia romper. Mesmo que ela não esteja partida por completo, trocar vai garantir um carro em perfeito funcionamento, sem chances de possíveis danos em outras peças.

Caso não seja possível realizar a troca imediata da correia do alternador, um pequeno reparo pode ser feito caso ela desfie e fique parecendo duas correias: cortar a parte desfiada e verificar se ela se embolou no restante da polia. Assim, é possível seguir com a viagem ou o roteiro imaginado, sem se esquecer de realizar a substituição da correia na primeira oportunidade.

correia do alternador - Como resolver os problemas com a correia do alternador

Lembre-se: essa é uma medida de emergência e deve ser feita somente em casos extremos. Não realize esse tipo de procedimento no dia a dia acreditando que a peça e o motor irão funcionar perfeitamente por muito tempo.

A correia do alternador é uma peça muito importante e deve ser checada periodicamente, garantindo que ela esteja em condições de uso adequadas. Esta checagem pode ser realizada em revisões antes de uma viagem de carro, por exemplo.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância ou funcionamento da correia do alternador, deixe sua pergunta nos comentários, a saúde do seu carro agradece!

3.8 / 25 votos

Comentários

    1. Olá, Igor, como vai? Existem muitas causas para uma perda de força em um veículo. Recomendamos que faça a troca da correia caso seja necessário, se o problema persistir, consulte um mecânico.

    1. Anderson, não, isso não é indicado. Andar sem a correia do alternador pode gerar problemas bem mais sérios no seu carro. Se possível, peça que o mecânico vá até o carro e faça o reparo. Ou chame um guincho para levar o veículo até determinado local.

    1. Oi, Alyson, tudo bem? O mais indicado é que você solte o freio de mão e empurre para o guincho. Assim, você garante que não haja nenhum problema.

    1. Edivaldo, tudo bem? Indicamos que você leve o carro de guincho até o mecânico com a segurança de que não haverá prejuízos. Se não for possível, é preferível que o mecânico vá até a sua casa realizar a troca.

  1. Eu mesmo troquei a correia do meu carro e ela arrebentou um dia depois novinha será que tem algo de errado com o carro que esta fazendo ela arrebentar?

    1. Oi, Jhonatan, tudo bem? Pode ter sido uma colocação equivocada. Se ela não foi encaixada direito, pode quebrar. É bom levar num profissional para que a troca seja realizada.

  2. Troquei a correia do meu carro 4 vezes em apenas 2 semanas,e na primeira saída que do ela arrebenta,o que pode ser? Será que pode ser o alternador que tenho que trocar?pois os mecânicos já falaram que tá tudo ok não tem nada trancando a correia.

    1. Gabriela, tudo bem? O fato da correia estar arrebentando pode ser por conta da má colocação das mesmas. Tem levar em outro mecânico para fazer a troca. Caso ela esteja com a colocação indevida, pode arrebentar, sim.

  3. Boa tarde, a correia do meu carro tem referência 5Pk1270, o mecânico colocou uma com referência 5Pk1237. Gostaria de saber se isso pode causar algum dano no carro?

    1. Nelson, como vai? Talvez seja interessante você levar o carro novamente até o mecânico para que ele cheque a colocação da correia. Aparentemente, o problema é esse.

  4. Troquei kit de correia dentada e correia do alternador, porém o carro ficou diferente, antes era bem macio, trocava marcha com um sopro,agora parece mais firme, duro… é normal??? Tem alguma relação com o que foi trocado?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *