Correia do alternador: o que é, qual sua importância e preço

Imagem da correia do alternador

Quer saber tudo sobre a correia do alternador? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar o que é essa peça e qual sua importância para o carro.

Seu automóvel pode ser um super carro, daquelas máquinas de dar inveja em qualquer um ou pode ser um veículo popular, dos modelos mais baratos do Brasil mas, algo que não vai mudar entre eles é a importância da correia do alternador, afinal, ela é mais uma das peças que fazem a diferença, como as velas de ignição ou a correia dentada.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Veja abaixo tudo sobre essa importante peça do seu carro.

O que é a correria do alternador? 

O alternardo é responsável por gerar energia para que tudo que é elétrico no seu carro funcione. Sendo assim a correria do alternador é parte importante desse sistema ao transformar a energia mecânica do veículo em energua elétrica. Sem ela a bateria do carro para de distribuir energia e tudo que for elétrico no seu carro deixa de funcionar.

Ela funciona passando pela polia do eixo do motor, que também pode ser chamada de eixo virabrequim ou girabrequim e, daí, transmite a força necessária para a polia do alternador, fazendo com que ela gire, possibilitando a geração de energia. É assim que, em termos mais técnicos, o seu carro funciona.

Para que serve a correia do alternador?

A correia do alternador tem funções diferentes dependendo do modelo do carro ou da montadora. Em alguns modelos, por exemplo, ela é responsável por transmitir força para a bomba da direção hidráulica e para o compressor do ar condicionado, super importante para manter o ar gelando.

Essa peça, na maioria das vezes, é bem grande, pois desempenha outros papéis no carro. Já as correias que servem exclusivamente para o alternador são menores, devido a única função que exercem. Nos carros onde a a correia do alternador tem função única, as outras duas se fazem presentes na mecânica do automóvel: a correia para direção hidráulica e a para o ar condicionado. Já os modelos para o alternador podem ser de dois modos: em ‘V’ e ‘poly V’.

Qual o preço da correia do alternador?

O preço da correia do alternador pode variar bastante de acordo com o modelo do veículo. Em sites de autopeças é possível encontrar peças que vão de R$ 14,50 para a Hyundai Tucson até mais de R$ 200,00 para o Ford Mustang.

Nossa dica na hora de comprar essa peça é pesquisar bastante antes de comprar, pois só assim você garante o melhor preço.

Posso andar com a correia do alternador quebrada?

Não, se você fizer isso a bateria não vai receber carga e o carro vai simplesmente parar de funcionar. Além disso, andar com ela pode causar problemas maiores como

Você já deve ter percebido a importância da correria do alternador, não é mesmo? Se ela se partir, você deve trocar o mais rápido possível para evitar problemas maiores

Principais cuidados com a correia do alternador

Não é segredo que a maioria das usadas nos carros tem como uma das matérias-primas principais a borracha, ou seja, com o tempo, a probabilidade da correia do alternador ressecar é muito grande se a mesma não for cuidada da maneira correta.

Quando as correias ficam ressecadas, elas começam a sofrer pequenas rupturas ou rasgos nos vincos que se encaixam na polia e realizam o processo informado anteriormente. Com o tempo e a falta de manutenção, é bem provável que os danos aumentem, levando-a a quebrar por completo.

Em casos como o citado acima, o maior cuidado que precisa ser destinado à correia do alternador é a troca de acordo com o tempo indicado pelo fabricante no manual do carro.

Dependendo da potência do motor, o tempo de vida útil pode variar. A dica, então, é usar uma correia do alternador de boa qualidade, minimizando os possíveis danos causados pelo passar do tempo.

Caso você tenha comprado um carro usado e não saiba exatamente qual é a idade da correia do alternador, a recomendação é passar numa oficina que tenha um mecânico especializado e pedir que ele dê uma olhada. Com um parecer profissional será possível identificar quanto tempo de vida ainda terá.

Problemas mais comuns na correia do alternador

Confira abaixo os problemas mais comuns nessa peça do seu carro.

Folga na correia

Esse é um porblema de simples resolução, bastando apertar para que a peça pare que a peça pare de chiar. Se você não sober onde essa peça se localiza, o ideal é levar seu carro a um mecânico de confiança para que ele faça esse ajuste.

Rompimento parcial ou total

Não há problema mais comum na correia do alternador do que a ruptura ou a quebra completa. Quando isso acontece, a probabilidade do funcionamento do motor e de outras peças ficarem comprometidos é muito grande.

Quando a correia do alternador quebra, os problemas mais sérios podem ser: o alternador do carro parar de gerar energia para a bateria, ou a bomba d’água parar de funcionar, fazendo com que a água fique parada no bloco. Isso pode causar o aquecimento do motor ou fazer com que o ar condicionado e direção hidráulica parem de funcionar, nos casos de carros em que a correia do alternador também tem essa função.

Como resolver os problemas com a correia do alternador

Não há manutenção mais certeira para a correia do alternador do que realizar sua troca. Isso garante 100% de eficiência no funcionamento da peça.

A dica é que a substituição seja feita assim que a correia romper. Mesmo que ela não esteja partida por completo, trocar vai garantir um carro em perfeito funcionamento, sem chances de possíveis danos em outras peças.

Caso não seja possível realizar a troca imediata da correia do alternador, um pequeno reparo pode ser feito caso ela desfie e fique parecendo duas correias: cortar a parte desfiada e verificar se ela se embolou no restante da polia. Assim, é possível seguir com a viagem ou o roteiro imaginado, sem se esquecer de realizar a substituição da correia na primeira oportunidade.

Lembre-se: essa é uma medida de emergência e deve ser feita somente em casos extremos. Não realize esse tipo de procedimento no dia a dia acreditando que a peça e o motor irão funcionar perfeitamente por muito tempo.

A correia do alternador é uma peça muito importante e deve ser checada periodicamente, garantindo que ela esteja em condições de uso adequadas. Esta checagem pode ser realizada em revisões antes de uma viagem de carro, por exemplo.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância ou funcionamento da correia do alternador, deixe sua pergunta nos comentários, a saúde do seu carro agradece!

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.

39 comentários sobre “Correia do alternador: o que é, qual sua importância e preço

  1. A correia do meu carro está fazendo o barulho chato , e com perda de força. Essa perda de força pode ser por causa da correia velha ?

    1. Olá, Igor, como vai? Existem muitas causas para uma perda de força em um veículo. Recomendamos que faça a troca da correia caso seja necessário, se o problema persistir, consulte um mecânico.

    2. Barulho chato pode ser uma correia frouxa, se a tensão n estiver correta pode vir a cantar no início até esquentar e depois para de cantar, seria interessante apertar o parafuso do alternador com uma chave 12

      1. Miguel, apenas complementando: quem não tiver experiência ou não se sentir confortavel a recomendação é sempre procurar um mêcanico para evitar dandos ao veículo.

    1. Anderson, não, isso não é indicado. Andar sem a correia do alternador pode gerar problemas bem mais sérios no seu carro. Se possível, peça que o mecânico vá até o carro e faça o reparo. Ou chame um guincho para levar o veículo até determinado local.

    2. Melhor que levar a um mecânico é já ter uma correia sobressalente guardada, parar em um local seguro e chamar um socorro! Sua bateria pode descarregar a qq momento e vc ficar sem faróis e sem partir o carro, procure na medida do possível desligar o máximo q consome energia.

    1. Oi, Alyson, tudo bem? O mais indicado é que você solte o freio de mão e empurre para o guincho. Assim, você garante que não haja nenhum problema.

    1. Edivaldo, tudo bem? Indicamos que você leve o carro de guincho até o mecânico com a segurança de que não haverá prejuízos. Se não for possível, é preferível que o mecânico vá até a sua casa realizar a troca.

  2. Eu mesmo troquei a correia do meu carro e ela arrebentou um dia depois novinha será que tem algo de errado com o carro que esta fazendo ela arrebentar?

    1. Oi, Jhonatan, tudo bem? Pode ter sido uma colocação equivocada. Se ela não foi encaixada direito, pode quebrar. É bom levar num profissional para que a troca seja realizada.

  3. Troquei a correia do meu carro 4 vezes em apenas 2 semanas,e na primeira saída que do ela arrebenta,o que pode ser? Será que pode ser o alternador que tenho que trocar?pois os mecânicos já falaram que tá tudo ok não tem nada trancando a correia.

    1. Gabriela, tudo bem? O fato da correia estar arrebentando pode ser por conta da má colocação das mesmas. Tem levar em outro mecânico para fazer a troca. Caso ela esteja com a colocação indevida, pode arrebentar, sim.

  4. Boa tarde, a correia do meu carro tem referência 5Pk1270, o mecânico colocou uma com referência 5Pk1237. Gostaria de saber se isso pode causar algum dano no carro?

  5. Bom dia o mecânico trocou a correia do meu carro e esta fazendo um barulho horrível quando ligo o ar condicionado que devo fazer.

    1. Nelson, como vai? Talvez seja interessante você levar o carro novamente até o mecânico para que ele cheque a colocação da correia. Aparentemente, o problema é esse.

  6. Troquei kit de correia dentada e correia do alternador, porém o carro ficou diferente, antes era bem macio, trocava marcha com um sopro,agora parece mais firme, duro… é normal??? Tem alguma relação com o que foi trocado?

  7. Oi Boa tarde tenho um gol bola e derrepente acendeu a luz da bateria e a direção ficou dura mas como eu estava distante de casa não parei e andei em torno de 100 quilômetros agora deixei o carro guardado e estou viajando será q foi Correia q arrebentou?

    1. Oi, Gleisson, tudo bem? É um indício de que isso tenha acontecido, sim. Mas é importante levar para uma análise mais detalhada com o seu mecânico.

  8. Olá, tenho um Fiesta 1.0 MOTOR ROCAM todas as vezes que pego chuva ou passo numa poça de água a correia do alternador se solta,fiz a troca da mesma mesmo assim continua tendo esse problema, o que ser?? ## ME AJUDA!!!

    1. Liliane, tudo bem? Esse é um problema bem estranho mesmo e muito particular, por isso, o mais indicado é que você leve o seu veículo em uma autorizada.

  9. Olá. Gostei das informações, o meu carro ao ligar ligou as luzes do óleo e freio de mão, e a direção ficou dura!!!Bah, coloquei na garagem e chameio um mecânico, ele levou passou orçamento, e falou que era Paleta do Hidráulico, cobrou 280,00. Andei 4 dias,aconteceu a mesma coisa, chamei ele olhou na minha casa, e disse a correia soltou. levou andando, fiquei preocupada por que ele leva dirigindo.

    1. Rosangela, tudo bem? Que bom que você gostou das nossas informações! Quanto andar com a correia, em casos emergenciais, tudo bem! Você só não pode andar por muito tempo desse jeito, aí sim, isso poderia acarretar em algo mais grave.

  10. luiz escudero
    meu astra em um mes ja rebentou 05 correia do hidraulico, troquei bomba do hidraulico, tensor, coloquei calço, só falta trocar o alternador qual a peça que pode estar dando este problema
    obrigado

    1. Luiz, como vai? Para fazer a análise mais detalhada, o indicado é que você leve o seu carro até um especialista. Dessa forma, será possível saber o que pode estar acontecendo.

  11. Tenho um Gol 1.6 95 bolinha
    Quebrou a correia do alternador, vou precisar trocar também a Polia ?

    Excelente matéria.

    Eddy
    Diadema – SP

    1. Edvilson, tudo bem? É melhor já fazer essa troca, pois garante a segurança e deixa o carro completamente revisado. O trabalho é simples e garante sua segurança e do veículo. Obrigado pelo elogio! Continue nos acompanhando. 😀

  12. Boa noite , dias atrás estava viajando com uma chevrolet zafira 1.8 , começou um barulho estranho e no painel acendeu a luz da bateria , diminui a velocidade mas não parei e segui viagem ,andei 120 km mas de olho na temperatura do motor que se manteve normal ,quando parei e fui ver constatei que a mesma havia quebrado, ai não pegou mais ,claro bateria esgotada , mas e quanto ao motor,pode ter sofrido algum dano??

    1. João, como vai? É interessante checar com um mecânico sobre as possibilidades do motor ter sofrido danos. Porém é pouco provável que isso tenha acontecido, já que você seguiu viagem sem maiores dificuldades.

    1. Oi George, tudo bem? O motor de arranque não depende da correia para girar o virabrequim. O motor de arranque é alimentado pela bateria e aciona diretamente o virabrequim para dar partida ao motor, independentemente da correia do motor. Se você estiver enfrentando problemas com o motor de arranque ou qualquer outro componente do veículo, é aconselhável procurar um mecânico de confiança para avaliar e reparar o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *