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Bobina de ignição com defeito: como isso afeta o carro?

A mecânica do carro é bastante complexa e, por menor que seja a peça, a falha no funcionamento pode gerar grandes problemas. A bobina de ignição com defeito é um exemplo emblemático disso.

bobina de ignição

Imagem: www.canaldapeca.com.br

Os sintomas mais comuns perceptíveis são: carro gastando além do normal, com falhas ou ruídos agudos e com desempenho abaixo do esperado – esse último motivo também pode ser por conta do combustível adulterado.

Por ser uma peça bem delicada, qualquer trinca ou leve quebrado nas torres, especialmente nos pontos que fazem a conexão dos cabos, provocam a fuga de corrente e prejudicam a bobina de ignição.

Essa peça foi passando por alguns aperfeiçoamentos no decorrer dos anos. Uma das principais foi a de que nos modelos mais novos, a bobina perdeu o formato cilíndrico, que quase sempre foi na cor laranja.

Recentemente, a peça passou por algumas modificações e, atualmente, tem variados tamanhos e formatos. O que ela não pode apresentar são falhas e defeitos.

Entender quando a bobina de ignição está com defeito é importante, mas, mais do que isso, saber exatamente como proteger o carro é fundamental.

Para isso, nada melhor do que o seguro auto. Com ele, o veículo estará protegido contra diversos acontecimentos, como batidas, roubos, furtos e contará com diversas assistências, como guincho 24 horas, proteção aos vidros e muito mais.

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O assunto das bobinas de ignição com defeito precisa ser entendido pelas pessoas, afinal, é uma peça delicada e, por menor que seja o defeito, os danos causados são grandes.

Entender o que é a bobina, qual a sua função, os principais sintomas etc é super importante e garante a segurança do carro e a tranquilidade do motorista.

O que é e qual a função da bobina de ignição?

bobina de ignição - O que é e qual a função da bobina de ignição?

A função da bobina de ignição é transformar a tensão da bateria na alta tensão necessária para formação da centelha. Ao criar essa tensão, ela é transferida para as velas de ignição, onde são produzidas as faíscas que realizam a combustão e, consequentemente, o funcionamento do motor.

Essa peça, mesmo que fundamental, pode gerar algumas dúvidas quanto ao funcionamento. Mas, como você pode ler acima, é um sistema bem simples.

De forma mais detalhada, o funcionamento ocorre da seguinte maneira: ela explode o combustível e a mistura do ar, empurrando o pistão para baixo e movimentando o carro.

Como você pode notar, a bobina de ignição com defeito pode ser mais grave do que o imaginado, afinal, é uma peça fundamental para o funcionamento do carro.

É importante lembrar que as velas de ignição trabalham em condições extremas, por isso fique atento para saber quando trocá-las.

Quando trocar a bobina de ignição?

bobina de ignição - Quando trocar a bobina de ignição?

A bobina de ignição não é uma peça que costuma dar problemas com facilidade. O item original pode durar mais de 200 mil quilômetros. Entretanto como qualquer outra peça do carro, ela também necessita de manutenções preventivas.

A vida útil da bobina de ignição pode ser reduzida devido às más condições de uso do veículo e da falta de revisões nas velas de ignição, cabos supressores e alternador.

Durante essas manutenções preventivas, é indicado que as velas sejam trocadas a cada 20 mil quilômetros. Além disso uma análise sobre os cabos de vela e dos bicos injetores é recomendada. Isso ajuda a prolongar o tempo de vida útil da peça, mesmo que ele seja grande.

Bobina de Ignição com defeito: principais sintomas

bobina de ignição - Bobina de Ignição com defeito: principais sintomas

Atenção, bobina de ignição com defeito não é algo simples e o problema precisa ser resolvido o quanto antes.

Praticamente todos os carros contam com uma bobina de ignição, peça responsável por distribuir a corrente para as quatro velas. No entanto, quando a corrente chega com irregularidade às velas, você deve se atentar, pois esse é um grande sinal de que a vela está com defeito.

Essa situação certamente levará a sérios problemas na combustão do carro. Alguns dos sintomas mais comuns podem ser facilmente identificados, a começar pelos tiros no escapamento, quando o veículo está contrabalançando.

Esse problema acontece quando o combustível que não é utilizado passa a ser emitido por meio do sistema de escape, e é facilmente identificado pela presença de fumaça preta saindo do escapamento e cheiro forte da gasolina.

Outro sintoma de defeitos na bobina de ignição são as falhas na partida do carro, principalmente quando o veículo está frio pela manhã. Esse defeito acontece entre o distribuidor e as velas de ignição. O motor começa a falhar por causa de uma ou mais velas que não recebem a quantidade necessária de carga. Diante disso, o carro não pega de primeira.

Motor engasgado? Outro sintoma de que as bobinas podem estar com problemas. Caso o veículo comece a engasgar regularmente no momento da partida ou em altas velocidades é um indicativo bem forte de que você precisa levar o carro para revisão. Além disso, ele também pode apresentar vibração quando está em ponto morto ou simplesmente parado no farol.

O que verificar além da bobina de ignição com defeito?

bobina de ignição - O que verificar além da bobina de ignição com defeito?

Caso você precise encostar o seu carro no mecânico para trocar as bobinas de ignição, lembre-se de verificar outros itens, como:

  • tensão alta do alternador;
  • potencial de massa ineficiente;
  • velas de ignição com desgastes;
  • cabos supressores;
  • conexões com zinabre;
  • módulo de ignição;
  • curto circuito nos enrolamentos da bobina;
  • trincas na peça.

Tudo isso é fundamental para que o veículo não volte a apresentar problemas em um curto espaço de tempo após a manutenção.

Quanto custa a troca da bobina de ignição?

bobina de ignição - Quanto custa a troca da bobina de ignição?

O preço para realizar a troca da bobina varia bastante dependendo do tipo de veículo e da marca da bobina utilizada. Já o custo da mão-de-obra tem pouca variação, pois, em média, não passa de R$40 a R$80. Já o preço médio da peça pode ser de, mais ou menos, R$160 para um Renault Logan 1.6, chegando a R$420, em média, para um Kia Picanto 1.0.

E então? Entendeu como funciona a bobina de ignição? Se você ainda tiver dúvidas, deixe nos comentários, vamos ficar felizes em ajudá-lo! E não se esqueça de proteger seu veículo para evitar dores de cabeça!

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Comentários

  1. Boa tarde meu carro e um vectra ano 2000, onte ao sair o carro estava normal de repente começou a tremer e desligar, dei um tempo de 10 minutos liguei de novo ai o motor começou a fazer um barulho estranho e sem força oque pode ser,e bobina

  2. tenho um palio 98 e ele começou a acender a luz de injeçao e o motor parecia que ia arrancar de tanto que balançava.troquei os cabos de vela e por hora ta tudo normal;

  3. Boa tarde, eu tenho um CELTA modelo 2005, 1,0.Esse carro vem me dando muita canseira, pois ele esta com um problema que mecânico nenhum resolve. Meu carro tem vez que custa a pegar, pode ser estando quente ou frio, ele custa a pegar. Já levei em vários mecânicos e nenhum conseguiu descobrir o sinistro. Já fizeram o rastreio da injeção e está tudo ok. Troquei cabos de velas, velas e fizeram até limpeza de bico e limpeza de tbi . Não sei mais o que fazer, as vezes acontece de sair da oficina e o problema aparece novamente. Pra piorar, quando eu faço uma viagem bem longa e se caso eu precisar de parar em um engarrafamento, o carro desliga sozinho, só acende as luzes do painel e depois o carro costuma a não querer pegar mais. Só acontece isso quando estou em lugar onde não tem muito recurso ou não tem mecânico por perto. Gostaria de uma opinião de vcs, o que eu deveria de fazer nesse caso ou se vcs já viram um caso desse parecido. Responde ai, por favor!!! Obrigado.

    1. Alexandre, como vai? Realmente, é um problema bem específico e que fica muito difícil passar um diagnóstico. A nossa indicação é levar até uma concessionária para que os próprios mecânicos da Chevrolet possam olhar o carro.

  4. Boa Tarde
    Tenho um C4 Lounge que há algum tempo vem me dando problema com perda de potência. Levei na autorizada Citroen e eles não encontraram o defeito. Agora achei um mecânico próximo da minha casa que descobriu o que esta acontecendo. A bobina de ignição esta toda enferrujada e as velas gastas. Ai surgiu um novo problema. O mecânico disse que tem que trocar por peças originais (a saber da marca Delphi), que são muito caras, Ele disse que fica R$2600,00 o jogo, mas eu encontrei bobinas da Bosch por R$1000,00 e ainda ganho o jogo de velas. Na descrição do produto diz que serve para meu carro e bate com o ano e modelo. O mecânico disse que só vai ficar bom se eu usar os originais. A minha maior duvida é se as bobinas da Bosch ou de outra marca terá a mesma eficiência.

    1. João, tudo bem? A indicação, sempre, é de uso de peças originais para que o carro funcione perfeitamente e não venha dar nenhuma problema.

  5. Então, tenho um GOL G2 1.0 16 Válvulas MI
    Levei ele em um lavador e o primeiro estrago foi água no TBI.
    Troquei o TBI. Agora o carro estava rateando muiiiiiiito.
    Mas achei o defeito: era o rotor do distribuidor! Troquei e passou!
    Agora ainda rateia, mas pouco e em alguns momentos além de dar os famosos tiros no cano de descarga, também poucos e em alguns momentos.
    Recentemente também tive problemas com vazamento de óleo onde ficam as velas. Removi o vazamento e troquei as velas.
    Mas o problema do rateamento e do estouro no cano e algumas falhas continuam!
    Será que pode ser a bobina?

    1. Carlos, como vai? Podem existir muitas causas para este problema. Por isso, você deve junto com seu mecânico de confiança, verificar as condições da bobina para saber se ela pode ser a causa deste problema.

  6. Um detalhe: o carro NÃO está fraco. A potência está normal! Só as rateadas, falhas e tiros no escapamento mesmo. Poucos mas incomoda bastante!

  7. cara a bobina do meu fiat uno começou dar uns estalos mas não dava pra ver a faisca pra fora … então o mecanico passou um spray pra ver se via onde era a fuga dai depois jogou água em cima das bobinas e o carro tava ligado … achei aquilo bem estranho … mas peguei o carro e fui embora estava sem grana pra trocar a bobina … notei q o carro estava mais fraco guardei ele em casa no outro dia quando fui ligar nao pegou mais … e agora deu problema no miolo da chave ela nem gira mais . será q ele ter jogado agua que ferrou com tudo ????

    1. Roberto, como vai? Água no local errado da mecânica pode sim gerar problemas ao veículo, mas também isso pode ser consequência de um problema que já estava no carro. Recomendamos que leve o automóvel para uma oficina de confiança para verificar, principalmente, as condições da bobina,

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