Luz de injeção acesa ou piscando: o que pode ser e como arrumar

imagem do painel de um carro com a luz de injeção acesa

Quer tirar suas dúvidas sobre a luz da injeção acesa? Então você está no lugar certo.  Na matéria de hoje vou explicar como é o funcionamento da luz de injeção, o porquê de ela estar acesa, alguns sinais que o carro apresenta em caso de problema e muito mais.

Só quem já viu alguma luz do painel acendendo sabe o desespero que é. Dentre tantas possibilidades, a luz de injeção acesa é uma das que necessitam da atenção especial do motorista.

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E muitos devem se perguntar o motivo dessas luzes acenderem, mas, fique tranquilo, pois mesmo dando toda assistência ao veículo e fazendo todas as manutenções preventivas e preditivas, o carro pode apresentar alguns problemas. Às vezes, não é culpa do motorista e o defeito pode ser de fábrica.

Por incrível que pareça, a luz de injeção acesa é um dos problemas mais corriqueiros do carro, mas os motoristas acabam não dando a devida atenção.

E não deveria ser assim, afinal, o sistema de injeção é de extrema importância para o perfeito funcionamento do veículo já que ele é a peça responsável por comandar a alimentação de combustível e gerenciamento do motor, ou seja, atenção total com a luz de injeção acesa.

Se você ainda não está familiarizado com as luzes do painel do carro, leia esse texto aqui e conheça todas. Agora você já tem as informações necessárias para saber mais sobre a luz de injeção.

Para que serve a luz de injeção?

Ao colocar a chave na ignição e virá-la, mas sem ligar o motor, a central de injeção eletrônica é acionada e verifica se o sistema está em perfeitas condições, para, aí sim, o motorista poder dar a partida no carro.

Quando o motorista coloca a chave na ignição, mas não dá a partida, um comando é acionado e a bomba de combustível entra em funcionamento. Desse modo, a central consegue fazer uma análise e checar se está havendo continuidade elétrica e se todos os sensores e atuadores estão funcionando perfeitamente.

Nosso ponto aqui é a luz da injeção acesa, e é bem simples identificá-la no painel, já que está localizada no painel de instrumentos e possui o formato de um motor, triângulo ou raio, dependendo do modelo de cada carro. Afinal, não há apenas um modo de representação do sistema no painel do carro. Já sobre a cor, é possível identificá-la na cor vermelha ou amarela.

O que faz com que a luz da injeção fique acesa?

Saber o que está acontecendo quando a luz de injeção eletrônica acende é muito importante para evitar maiores problemas no seu carro. As hipóteses para isso acontecer podem variar, mas, basicamente, a luz da injeção acesa indica que existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica.

Como este é um sistema muito complexo, é difícil especificar qual é o problema sem o olhar de um profissional especializado no assunto e sem a ajuda de um scanner automotivo, por isso leve o carro o mais rápido possível em um especialista.

No vídeo a seguir, do canal SR Motors, você poderá saber mais sobre os motivos da luz de injeção acesa e o que fazer. Confira!

E quando a luz de injeção está piscando?

É normal que, ao colocar a chave na ignição e girar, todas as luzes fiquem acesas por cerca de dois segundos. Se isso persistir após esse tempo, significa que foi registrado algum tipo de problema no sistema de injeção eletrônica.

Às vezes não é nada muito grave e pode ser combustível adulterado, mas é necessário ficar de olho. Nessa hipótese, é melhor levar o carro para que algum mecânico esvazie o tanque e, posteriormente, coloque um combustível de qualidade.

Outra probabilidade de a luz de injeção acender e apagar é um problema mais simples, algo na leitura da sonda lambda, que fica junto ao coletor de escapamento.

Geralmente, acontece por causa de mal contato nos plugues dos sensores. Um mecânico pode resolver isso em pouco tempo e com baixo custo, às vezes, somente da mão de obra, evitando problemas como a luz de injeção acesa.

Por fim, outro problema que pode ocorrer, é no catalisador. A peça pode não estar fazendo o trabalho adequadamente pelo fato de estar entupida. Se não for isso, a hipótese é de que a peça não está cumprindo sua função de transformar os gases tóxicos em gases menos poluentes.

Como saber se a injeção eletrônica está ruim?

Para identificar o problema, desligue o veículo por alguns minutos e ligue-o novamente após alguns minutos. Pode ser que esse problema não seja permanente, mas sim intermitente.

Os problemas mais comuns da luz de injeção acesa, diagnosticados pelo scanner são:

É importante que seja um profissional qualificado, pois a identificação do problema só se dará por meio desse scanner, que consegue fazer a leitura do sistema de injeção eletrônica do veículo.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre luz da injeção.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa?

Sim, pois se a luz não apaga quer dizer que existe um problema no sistema de injeção eletrônica.

Caso você note a luz de injeção acesa permanentemente, leve o carro o mais rápido possível no seu mecânico de confiança –  desde que ele tenha conhecimento no assunto para checar o problema. Caso contrário, opte por uma pessoa especializado.

O que pode ser quando a luz da injeção acende e apaga de maneira esporádica?

Ao ligar o carro é normal que as luzes de verificação acendam por alguns segundos e depois apaguem. Se apois esse momento inicial a luz da injeção eletrônica acendar e apagar é sinal de qua algo pode não estar certo no sistema de injeção eletrônica.

A recomendação nesses casos é sempre levar o carro para uma pessoa especialista para evitar maiores problemas.

Quanto tempo posso andar com a luz da injeção acesa?

O sistema de injeção é tão inteligente que, mesmo com falhas, é possível dirigir por algum tempo. No entanto, a chance de ocorrer uma pane elétrica aumenta significativamente. Portanto é necessário ficar de olho e evitar que a situação perdure por muito tempo para evitar maiores dores de cabeça.

Luz de injeção piscando pode ser problema no motor?

Além de problemas no sistema de injeção eletrônica, a luz da injeção acesa pode antever problemas no motor. Para acompanhar isso é preciso entender alguns comportamentos que o carro pode ter e que são sintomas desse problema, como a dificuldade em dar partida, o aumento excessivo de consumo de combustível, perda de potência e aceleração da marcha lenta.

Caso note qualquer um desses sinais, fique atento, pois o seu carro pode estar dando os primeiros indícios de que algo mais grave está para acontecer.

É preciso esperar a luz da injeção apagar para dar a partida?

Talvez você já tenha ouvido que é necessário esperar a luz da injeção eletrônica se apagar antes de dar partida no carro, porém, esse é um mito comum relacionado aos automóveis. Lembre-se de que ela só deve ser motivo de preocupação se permanecer acesa.

Quais carros apresentam problemas na luz da injeção com maior frequência?

Segundo levantamento do Autopapo, do UOL, alguns modelos apresentam maior incidência de problemas relacionados a luz de injeção. Confira abaixo os 10 modelos que mais apresentam esse problema:

Se você tiver algum desses modelos deve ficar atento aos sinais do carro para evitar danos maiores ao veículo.

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Agora que você já sabe tudo sobre a luz de injeção acesa, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Ainda está com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

15 comentários sobre “Luz de injeção acesa ou piscando: o que pode ser e como arrumar

    1. Fernando, como vai? O desgaste rodando na cidade é maior do que na estrada, por isso deve acender durante o uso na cidade. Recomendamos que verifique os itens que apontamos no texto e leve o veículo em uma oficina.

  1. Olá boa tarde
    Tenho um tempra 96 8v 2. 0 ele começou a acender a luz de injeção parei o carro e apagou andei mais km e acendeu de novo o que pode ser
    Obrigado

    1. Agnaldo, tudo bem? As hipóteses podem ser variadas, mas, basicamente, a luz da injeção acesa ocorre porque existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica.

  2. Oi amigo?

    Pelo amor de Deus me ajuda! O meu carro é um ford fiesta 2011 e ele tá com aceleração ruim, quase parando, falta força e a luz de injeção ficou piscando. Estou querendo levar na oficina porém tenho que saber qual oficina correta pra resolver essa questão.

    1. José, tudo bem? Você precisa levar a um mecânico de confiança, não temos uma indicação específica para fazer neste caso, infelizmente.

  3. Parabéns,ótima matéria,muito bem explicada e eu vou conferir no meu Corsa Classic Spirit. pois a luz da ignição acende no primeiro estagio e eu olhei o reservatório de combustível estava seco,sem nada,pois eu comprei o carro recentemente e o motor é flex-power e eu não reparei mais. Muito obrigado pela orientação. Um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo para todos vocês e as Famílias.

  4. tenho um colbalte ltz compreto e troquei a correia dentada funcionou normal.na cidade.mas Al pegar rodoviária a 120 ou 140 km por hora começa a piscar a luz da injeção ok pode ser

    1. Oi Reginaldo, se a luz da injeção do seu Chevrolet Cobalt LTZ começa a piscar em altas velocidades após a troca da correia dentada, considere estas possíveis causas:

      • Problema de Ignição: Pode ser algo relacionado às velas, bobinas ou cabos de ignição.
      • Sincronização do Motor: Verifique se a correia dentada foi instalada corretamente. Uma sincronização inadequada pode causar problemas, especialmente em altas velocidades.
      • Sensores: Problemas no sensor de oxigênio ou no sensor MAF (Mass Air Flow) podem afetar a mistura ar/combustível.
      • Injeção de Combustível: Injetores entupidos ou com mau funcionamento podem ser a causa.
      • Sistema de Escape e Catalisador: Um catalisador obstruído ou danificado também pode ser o motivo.

      Vale lembrar que para ter um diagnóstico adequado do problema o ideal é levar o carro a um mecânico para um diagnóstico computadorizado. Isso ajudará a identificar o problema exato e evitar danos maiores.

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