Home » Carro » Dicas

Luz de injeção acesa? Saiba aqui o que pode ser

Só quem já viu alguma luz do painel acendendo sabe o desespero que é. Dentre tantas possibilidades, a luz de injeção acesa é uma das que necessitam da atenção especial do motorista.

Luz de injeção acesa

E muitos devem se perguntar o motivo dessas luzes acenderem, mas, fique tranquilo, pois mesmo dando toda assistência ao veículo e fazendo todas as manutenções preventivas e preditivas, o carro pode apresentar alguns problemas. Às vezes, não é culpa do motorista e o defeito pode ser de fábrica.

Mas, como o assunto é a luz de injeção acesa ou piscando, entender possíveis problemas com o carro e tomar as devidas providências é o mais prudente.

Por incrível que pareça, a luz de injeção acesa é um dos problemas mais corriqueiros do carro, mas os motoristas acabam não dando a devida atenção.

E não deveria ser assim, afinal, o sistema de injeção é de extrema importância para o perfeito funcionamento do veículo já que ele é a peça responsável por comandar a alimentação de combustível e gerenciamento do motor, ou seja, atenção total com a luz de injeção acesa.

Se você ainda não está familiarizado com as luzes do painel do carro, leia esse texto aqui e conheça todas.

Luz de injeção acesa? Saiba aqui o que pode ser

Nosso ponto aqui é a luz da injeção acesa, e é bem simples identificá-la no painel, já que está localizada no painel de instrumentos e possui o formato de um motor, triângulo ou raio, dependendo do modelo de cada carro. Afinal, não há apenas um modo de representação do sistema no painel do carro. Já sobre a cor, é possível identificá-lo na cor vermelha ou amarela.

E, tão importante quanto estar atento a luz de injeção acesa, é proteger o seu carro contra possíveis imprevistos do dia a dia contratando um seguro auto.

Já pensou se ocorre uma pane elétrica e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do país. Na Minuto, são feitas cotações em mais de 10 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil as necessidades do cotidiano. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 para falar com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre a luz de injeção acesa, explicamos algumas questões importantes sobre esse provável acontecimento. Entender como é o funcionamento da luz de injeção, o porquê de ela estar acesa, alguns sintomas que o carro apresenta em caso de problema com a injeção e muito mais.

Como funciona a luz de injeção?

luz de injeção acesa - Como funciona a luz de injeção?

Ao colocar a chave na ignição e virá-la, mas sem ligar o motor, a central de injeção eletrônica é acionada e verifica se o sistema está em perfeitas condições, para, aí sim, o motorista poder dar a partida no carro.

Quando o motorista coloca a chave na ignição, mas não dá a partida, um comando é acionado e a bomba de combustível entra em funcionamento. Desse modo, a central consegue fazer uma análise e checar se está havendo continuidade elétrica e se todos os sensores e atuadores estão funcionando perfeitamente.

Isso pode parecer complexo, mas é realizado em poucos segundos e, caso algum problema seja identificado, a luz ficará acesa.

Por que a luz de injeção está acesa?

luz de injeção acesa - Por que a luz de injeção está acesa?

As hipóteses podem ser variadas, mas, basicamente, a luz da injeção acesa ocorre porque existe algum problema em umas das peças do sistema de injeção eletrônica.

Como este é um sistema muito complexo, é difícil especificar qual é o problema sem o olhar de um profissional especializado no assunto e sem a ajuda de um scanner automotivo.

Para identificar o problema, desligue o veículo por alguns minutos e ligue-o novamente após alguns minutos. Pode ser que esse problema não seja permanente, mas sim intermitente. No entanto, se persistir, leve o carro no mecânico.

Caso você note a luz de injeção acesa permanentemente, leve o carro o mais rápido possível no seu mecânico de confiança –  desde que ele tenha conhecimento no assunto para checar o problema. Caso contrário, opte por um profissional especializado.

É importante que seja um profissional qualificado, pois a identificação do problema só se dará por meio desse scanner, que consegue fazer a leitura do sistema de injeção eletrônica do veículo.

Os problemas mais comuns da luz de injeção acesa, diagnosticados pelo scanner são: eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela ou até combustível adulterado.

Neste último caso, o combustível de má procedência interrompe ou prejudica um sistema que é feito para regular a medida perfeita entre combustível e ar. Não há espaço para erros.

Sintomas que podem prever a luz de injeção acesa

luz de injeção acesa - Sintomas que podem prever a luz de injeção acesa

Além do que ocasiona a luz de injeção acesa, é possível entender alguns comportamentos que o carro pode ter e que são sintomas desse problema, como a dificuldade em dar partida no carro, o aumento excessivo de consumo de combustível, perda de potência e aceleração da marcha lenta.

Caso note qualquer um desses sintomas, fique atento, pois o seu carro pode estar dando os primeiros indícios de que algo mais grave está para acontecer.

E se a luz de injeção acendeu e apagou?

luz de injeção acesa - E se a luz de injeção acendeu e apagou?

É normal que, ao colocar a chave na ignição e girar, todas as luzes fiquem acesas por cerca de dois segundos. Se isso persistir após esse tempo, significa que foi registrado algum tipo de problema no sistema de injeção eletrônica.

Às vezes não é nada muito grave e pode ser combustível adulterado, mas é necessário ficar de olho. Nessa hipótese, é melhor levar o carro para que algum mecânico esvazie o tanque e, posteriormente, coloque um combustível de qualidade.

Outra probabilidade de a luz de injeção acender e apagar é um problema mais simples, algo na leitura da sonda lambda, que fica junto ao coletor de escapamento.

Geralmente, acontece por causa de mal contato nos plugues dos sensores. Um mecânico pode resolver isso em pouco tempo e com baixo custo, às vezes, somente da mão de obra, evitando problemas como a luz de injeção acesa.

Por fim, outro problema que pode ocorrer, é no catalisador. A peça pode não estar fazendo o trabalho adequadamente pelo fato de estar entupida. Se não for isso, a hipótese é de que a peça não está cumprindo sua função de transformar os gases tóxicos em gases menos poluentes.

O que ocorre caso a luz de injeção acesa permaneça?

luz de injeção acesa - O que ocorre caso a luz de injeção acesa permaneça?

O sistema de injeção é tão inteligente que, mesmo com falhas, é possível dirigir. No entanto, a chance de ocorrer uma pane elétrica aumenta significativamente. Portanto é necessário ficar de olho e não deixar que essa situação perdure por muito tempo, para evitar maiores dores de cabeça.

Se você entendeu o sistema de injeção e o que causa a luz de injeção acesa, também deve ter percebido o quão importante é manter seu carro protegido, não é? Conte conosco para evitar esses problemas e as dores de cabeça que vem com eles.

4.46 / 13 votos

Comentários

    1. Fernando, como vai? O desgaste rodando na cidade é maior do que na estrada, por isso deve acender durante o uso na cidade. Recomendamos que verifique os itens que apontamos no texto e leve o veículo em uma oficina.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *