Polimento cristalizado: o que é, como é feito e quanto custa

polimento cristalizado Polimento cristalizado: o que é, como é feito e quanto custa

Quer entender mais sobre polimento cristalizado? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender o que, como é feito e as vantagens e desvantagens dessa técnica que revitaliza a pintura do carro.

Garantir que a pintura do carro esteja sempre brilhando é o desejo de muitos motoristas. Afinal, isso influencia totalmente na hora de revender o carro, além de ser um sinal de cuidado por parte de seu dono. O Polimento cristalizado é uma forma de manter a beleza do seu automóvel ativa.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Confira nesse texto as vantagens e como funciona esse procedimento.

O que é o polimento cristalizado?

O polimento cristalizado é um método de manutenção de pintura que consiste na aplicação de uma espécie de resina que tem a função de formar uma camada protetora sobre a pintura do carro, evitando riscos por um determinado período. Essa aplicação precisa ser feita com produtos adequados e especializados para cada pintura e cor, de modo que não cause estragos.

Algumas pessoas têm dúvidas sobre o que o polimento cristalizado pode causar na pintura do carro, contudo, é importante ressaltar que a aplicação desse tipo de resina não modifica a estrutura molecular responsável pela coloração do veículo, nem a do verniz, responsável pelo brilho da pintura.

Portanto, pode ficar sossegado: os produtos aplicados sobre a lataria não causam nenhum tipo de reação química à pintura do carro. Se o polimento cristalizado for feito corretamente o único resultado será o carro brilhando e protegido.

Qual a diferença entre polimento e cristalização?

São duas técnicas de revitalização da pintura, mas que devem ser utilizadas em momentos distintos. Abaixo você pode conferir um pouco mais sobre a diferença:

  • Polimento: esse processo é feito para revitalizar a pintura atual do carro. Se a lataria apresenta riscos, manchas, queimaduras e opacidade você deve investir em um polimento.
  • Cristalização: esse processo tem como função aumentar a durabilidade da tinta automotiva, ou seja, se você quer proteger a pintura que está em bom estado o ideal é realizar esse serviço.

Na impede que você realize os dois procedimentos em sequência, mas indicamos que você procure um especialistas que possa orientar a melhor forma de proteger a pintura do seu carro.

Vantagens e desvantagens do polimento cristalizado

Aparentemente o polimento cristalizado é maravilhoso a primeira vista, mas é sempre importante colocar na balança alguns pontos para evitar arrependimentos posteriores ou gastos desnecessários com a pintura do carro.

Vantagens

É claro que há muitas vantagens em optar por esse tipo de polimento, já que além de realçar o brilho natural do carro e da pintura, ele garante maior durabilidade à ela. A camada de resina que é aplicada protegerá seu veículo contra pequenos riscos e outras agressões que a tinta original passa cotidianamente.

Destacamos também a grande durabilidade que o polimento cristalizado oferece: cerca de seis meses, fazendo as manutenções indicadas, como lavagens e enceradas periódicas.

O polimento caseiro é um bom exemplo de como fazer a manutenção do polimento cristalizado. Em outros métodos básicos, o brilho dura em média 30 dias, ou seja, essa é uma diferença considerável que representará uma boa economia para o seu bolso.

Desvantagens

A desvantagem do polimento cristalizado é que em alguns casos não é possível remover riscos e manchas. Nesses casos talvez só micro pinturas, funilaria específica ou martelinho de ouro serão a solução, por isso é importante consultar com um especialista neste tipo de polimento.

Quando fazer um polimento cristalizado no carro

Uma das indicações de aplicação do polimento cristalizado é em carros novos, porque mesmo possuindo aquele brilho intenso de fábrica e o aspecto de carro zero quilômetro, pedrinhas do asfalto e poeira, entre outros, podem causar danos iniciais ao veículo. Assim, o processo é indicado como forma de prevenção de possíveis agressões na coloração de fábrica do veículo.

Quando o assunto é polimento cristalizado para carros seminovos ou usados, sua vantagem é a valorização para esses automóveis. A aparência de carro novo traz muitos benefícios, principalmente para quem está pensando em revender o carro, pois as pequenas imperfeições são corrigidas, inclusive os pequenos riscos, que também podem ser reparados com a micro pintura.

Já para carros antigos, é necessário fazer uma análise prévia da pintura do veículo. O polimento cristalizado é um método tecnicamente caro, por isso, se a pintura estiver muito gasta e prejudicada, esse procedimento não é indicado já que não ocorrerão grandes mudanças. A dica aqui é consultar um especialista antes de tomar uma decisão.

Quanto custa um polimento cristalizado

Saber o valor da aplicação da técnica é tão importante quanto saber o que ela faz. Se você é um motorista que não conseguem ver o carro sujo e sem brilho na pintura é possível encontrar profissionais realizando esse serviço por um preço que varia entre R$100,00 até R$350,00.

Conheça outros tipos de revitalização de pintura 

polimento cristalizado - Polimento cristalizado e outros tipos de revitalização de pintura

Existem diversas formas de fazer o processo de manutenção da pintura do carro, como o polimento caseiro, algo simples e que pode ser feito com materiais facilmente encontrados em lojas de produtos automotivos.

O polimento caseiro ou uma limpeza com cera, no entanto, nem sempre são suficientes. Às vezes, é necessário um trabalho mais minucioso como um polimento profissional ou o polimento cristalizado, que além de renovar a pintura do carro, vai deixá-lo brilhando por muito tempo.

No entanto, é importante saber que esse tipo de procedimento não pode ser feito frequentemente. O indicado é que o polimento cristalizado seja feito no máximo três vezes durante toda a vida útil do carro. Porque este é um processo agressivo que, se feito com frequência, irá prejudicar a pintura ao invés de renová-la.

polimento cristalizado - Polimento cristalizado e outros tipos de revitalização de pintura

É claro que além do polimento cristalizado, existem outras maneiras de preservar a pintura, retirar manchas, proteger e dar brilho ao seu carro. Entre eles estão o enceramento e o polimento: procedimentos mais comuns que os motoristas têm o hábito de fazer em postos e funilarias.

O polimento cristalizado, por sua vez, vai um pouco além desses exemplos e precisa ser feito com profissionais especializados para garantir que a  pintura do carro não seja colocada em risco.

Cuidados com o automóvel também protegem a pintura

É importante ressaltar que, se não há cuidados essenciais com a pintura do carro, o polimento cristalizado pode ser um processo inútil. Por isso, é importante evitar deixar o carro exposto ao sol ou usar capas automotivas (caso isso ocorra) e, sempre que possível, limpar imediatamente dejetos de pássaros, além de zelar pela higiene do automóvel para garantir sua boa conservação.

Mas, tão importante quanto ir em busca de procedimentos que salvem a pintura do carro, como o polimento cristalizado, é optar por outras maneiras de proteger seu veículo como, fazer um seguro auto.

Voltando ao polimento cristalizado, vamos explicar agora como funciona esse método de manutenção de pintura, quando ele deve ser feito e em quais casos é indicado que o veículo passe por esse processo.

De qualquer forma, é sempre bom destacar que esse tipo de polimento não deve ser feito com frequência, sob o risco de que a pintura do carro estrague rapidamente. Lembre-se de realizar as manutenções necessárias para garantir uma pintura automotiva viva e sem riscos.

Agora que você já sabe o que é o polimento cristalizado e como ele pode ser uma boa forma de proteger seu veículo, assim como o seguro auto da Minuto Seguros, conte para nós se pretende adotar esse método!

2 comentários sobre “Polimento cristalizado: o que é, como é feito e quanto custa

  1. Olá, tenho um Corsa Hatch ano 1999 na cor verde …..
    E tenho reparado que o verniz, principalmente nas laterais do carro está descascando em pequenos pedaços, da espessura de uma folha de papel …
    Qual o procedimento mais adequado nesse caso ????
    #Abraços

    1. Paulo, tudo bem? Isso, provavelmente, é em decorrência de um cuidado inadequado com o passar dos anos. O mais indicado mesmo é que seja feita a raspagem e uma nova pintura no carro. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *