1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Como funciona a renovação de seguro auto?

Ter um veículo próprio na garagem traz uma série de preocupações, como manutenção preditiva, cuidar da documentação e, principalmente, contratar o seguro. Este é o melhor serviço disponível para os proprietários que desejam assegurar um bem que necessita de tanto investimento. No entanto, a apólice para o carro estar protegido costuma ter, na maioria dos casos, prazo válido de um ano. No fim desse período, é preciso fazer a renovação de seguro auto.

 

renovação de seguro auto

Manter o carro assegurado é uma atitude essencial para todas as pessoas que zelam pelo seu patrimônio. Porém, mais do que isso, se precaver e ficar atento também a renovação de seguro auto é muito importante. Muitas pessoas não sabem como funciona esse processo, por isso, criamos esse artigo para esclarecer todas as dúvidas. 

Como renovar seguro do automóvel?

Estar com o seguro em dia é muito importante, pois nunca podemos prever situações pelas quais passaremos por dificuldades e precisaremos de assistência. Por isso, não vale o risco de deixar o seguro vencer e dirigir sem proteção. 

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Esse artigo irá te ajudar a saber como renovar seguro de auto e tirar todas as suas dúvidas para que você não tenha mais problemas com essa questão tão relevante.

Confira mais a seguir.

Diferença entre renovação e transferência de seguro

Em primeiro lugar, cabe esclarecer que uma coisa é renovar seguro de auto e outra coisa é fazer a transferência dele. Basicamente, a renovação se dá quando o prazo determinado na apólice para a vigência do seguro chega ao fim. Em geral, nas apólices consta a data de início e término dessa vigência e também os horários (exemplo: 0h00 do dia xx/xx/xx).

É preciso ficar sempre atento a essa informação, que é de suma importância para que, em caso de sinistro, você possa ter cobertura. Se estiver fora do prazo e não for renovado, o seguro não irá cobrir (enquanto estiver na vigência, no entanto, veja como descobrir o que o seguro não cobre).

Já a transferência ocorre quando um segurado passa para outra pessoa esse seguro. Normalmente, acontece em caso de compra e venda ou até entre membros da família que compartilham o veículo.

Prazo de negociação

Em primeiro lugar, ao se falar da renovação de seguro auto, é importante explicar como funciona o prazo para a negociação do serviço. A organização do segurado é ideal para conseguir fazer isso sem pressa e da melhor maneira possível. 

Cada empresa estipula um prazo médio para contatar o segurado oferecendo a proposta para renovar o serviço. A Minuto Seguros, por exemplo, costuma entrar em contato cerca de 15 dias antes do vencimento da apólice.

Esse é um prazo que a corretora entende que o cliente tem total tranquilidade para escolher a melhor proposta com a seguradora ideal para o seu perfil. Isso sem contar as melhores formas de pagamento e a tranquilidade de fazer tudo no prazo e não perder as classes de bônus.

No que se refere a prazo de negociação, tenha em mente então que é uma responsabilidade sua como segurado prestar atenção a esse detalhe. As seguradoras costumam auxiliar avisando, mas caso você entre em contato antes desse prazo também, já pode ir analisando a melhor proposta, sempre com calma. Aproveite e veja também as coberturas ou como funciona o seguro auto para terceiros.

Analise as melhores opções na renovação de seguro auto

No momento de escolher o melhor plano para a renovação de seguro auto, analise o maior número de propostas que puder. Nós, por exemplo, oferecemos mais de 10 opções de seguradoras para os clientes. Isso traz maior variedade e assertividade nos planos para o segurado. 

Vale lembrar que é muito importante que o proprietário do carro se atente às informações nas propostas. Dessa forma, caso tenha ocorrido qualquer alteração de algum dado na apólice, como mudança de endereço, inclusão de condutor, mudança do CEP de deslocamento ou pernoite etc, é necessário avisar o seu corretor. Esses detalhes são essenciais na precificação do seguro e garantem que você receberá a indenização em caso de sinistro.

Fique atento ao sistema de bonificação de seguros 

Outra coisa importante a observar é o sistema de bonificação dos seguros.

Consulte sua seguradora pela tabela classe de bônus seguro para entender melhor quais são as possibilidades que você tem. A bonificação do seguro funciona a partir de um sistema em que os segurados participam por meio da contagem de pontos que vão de 5% a 40%. São bônus oferecidos em função de boa conduta como motorista e em alguns casos até uso de outros produtos, como um cartão, que a companhia ofereça. 

Então é importante entender a precificação do seguro, ver o que ele cobre (tendo atenção, por exemplo, a diferenças entre roubo e furto), compreender a classe de bônus e  escolher a opção que melhor se aplica a você.

Pode ser que você tenha direito a um desconto e ainda não tenha se dado conta dessa informação.

Escolha a forma de pagamento

Essa é mais uma parte muito importante no momento da renovação de seguro auto: a escolha do pagamento. As seguradoras, atualmente, oferecem inúmeras opções para facilitar a vida do cliente, entre elas cartão de crédito, boleto ou depósito em conta e, em algumas, pode oferecer até o próprio cartão de crédito com desconto no momento do pagamento.

Ao considerar a escolha de forma do pagamento na renovação de seguro auto, lembre-se de que pode haver juros em parcelamentos feitos em muitas vezes, que pode encarecer o seu seguro.

Converse com o seu corretor e entenda a melhor forma de pagamento para você.

Por que fazer a renovação de seguro com a mesma seguradora? 

Renovar o seguro com a mesma seguradora traz muitas vantagens. Ficar com a sua seguradora costuma ser uma decisão simples para boa parte dos clientes. Nesse caso, já se conhece a empresa que protegeu o veículo e, tendo precisado acionar o seguro, também sabe como é a prestação do serviço.

Sendo assim, renovar com a mesma seguradora é uma manobra quase automática. Além disso, existem algumas vantagens:

  • Para prolongar a relação com o cliente, algumas empresas oferecem descontos exclusivos na renovação;
  • Há benefícios que podem ajudar na hora de renovar. Cartões e programas de fidelidade são alguns exemplos. Consulte-nos;
  • Se o ano passou sem a ocorrência de sinistros, você tem direito a um bônus que pode ser utilizado para renovar o seguro;
  • Continuar na mesma seguradora exime a necessidade de uma nova vistoria, poupando tempo.

Além disso, pode haver muitos incentivos para que os clientes continuem com a mesma seguradora. Em alguns casos, o seguro oferece desconto, como citado acima, além de valores diferenciados também para quem não tiver pontuação na carteira ou algo assim. É importante salientar que, caso haja alteração em algum dado que conste na apólice original, você precisa avisar a seguradora. Uma mudança pode impactar diretamente no preço do seguro que será renovado.

Portanto, leve em conta pontos como esses apresentados acima caso você pense em renovar o seguro do seu carro com a empresa que você já é cliente. Existem boas vantagens que você pode aproveitar.

Renove o seguro do seu carro com a Minuto Seguros 

Por fim, você pôde ver neste conteúdo o quanto é importante estar atento aos prazos de vencimento do seu seguro, para não ficar desprotegido, e o que fazer para analisar as melhores propostas e obter as informações mais relevantes para a hora de renovar o seu.

A Minuto Seguros tem uma vasta experiência nesse mercado, com diferenciais como cotações personalizadas, atendimento de acordo com o perfil do cliente e suporte que vai muito além das vendas online, podendo te ajudar nessa escolha! 

E aí, ficou alguma dúvida com relação ao processo de renovação de seguro auto? Aproveite para fazer uma cotação sem compromisso! 

4 / 1 voto

[addtoany]

Comentários

  1. gostaria saber quando ,vence meu seguro .
    porque quero fazer alteraçoes, e saber cotar preço.sempre fiz pelo banco santander.

    1. Maria, como vai? Entre em contato com a gente pelas redes sociais ou ligue para 0800 773 3000. Não encontramos nenhum cadastro seu em nossos sistema pelo dado informado.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.