1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Dá para contratar seguro de carro com o nome sujo?

Com o número de crimes em relação a veículos crescendo no Brasil, como roubo e furto, muitas pessoas passaram a buscar meios de proteger seus carros, como adotar um sistema de alarme ou de rastreamento. Além disso, existem diversos outros riscos que envolvem automóveis no dia a dia. Para isso, há sempre a opção de contratar coberturas em seguradoras. Mas, será que pode fazer seguro de carro com nome sujo?

seguro de carro com nome sujo

Cuidar para estacionar em locais seguros e colocar rastreador no veículo, por exemplo, são atitudes importantes, mas só o Seguro Auto pode proteger você e o automóvel de diversas situações para além do roubo e furto, como acidentes, colisões, incêndios, pane mecânica, danos causados por condições climáticas, entre outras.

Mas como funcionam as coberturas para veículo para quem está em inadimplência financeira? Existe a chance de contratar essa proteção mesmo nessas condições? Veja se é possível fazer uma contratação de seguro de carro com nome sujo!

Seguro de carro com nome sujo: consigo contratar?

Sim, você consegue! É possível contratar um seguro de carro com nome sujo. Porém, embora qualquer pessoa possa fazer isso, há certas questões que precisam ser consideradas. A primeira delas é que este processo pode ser um pouco mais difícil.

Quando você vai contratar um seguro, a seguradora faz uma análise minuciosa do seu perfil antes que a proposta seja aprovada. Isso significa que, caso esteja com nome negativado, a seguradora vai saber, o que pode, sim, acabar prejudicando a avaliação do seu pedido.

Afinal, o fato de uma pessoa possuir dívidas em aberto, pode pesar na decisão das empresas de seguro, que podem compreender que há chances de problemas com atrasos no pagamento da contratação. 

No entanto, isso vai variar muito, pois nem todas entendem da mesma forma. Ou seja, é preciso verificar diretamente com a seguradora escolhida. Mas calma! Há uma regra bem específica quanto a seguradora recusar contrato devido à situação do nome da pessoa. Veja no próximo tópico.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

A seguradora pode se recusar a fazer o meu seguro por conta do nome sujo? 

Como mencionamos acima, pode acontecer de a sua solicitação de contratar um seguro de carro com nome sujo ser mais difícil, e esse fato pesar na decisão da seguradora. 

No entanto, fique tranquilo! De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), que regula as seguradoras, as empresas de seguro não podem se recusar a  aceitar seu pedido por causa da restrição do seu nome. 

Nos casos em que isso ocorrer, o contratante deve informar à Susep, que irá averiguar, podendo até mesmo multar a empresa responsável pelo ato. Isso porque, embora a seguradora tenha o direito de recusar uma solicitação de contrato, precisará descrever motivos pertinentes para isso, sem que tenha relação com o nome negativado.

Portanto, pode acontecer de recusarem o pedido por outras justificativas. Além disso, é importante saber que, em casos de inadimplência, algumas empresas de seguro também podem pedir que o pagamento seja feito à vista.

O seguro para quem está com o nome sujo é mais caro? 

Da mesma forma que a seguradora tem direito de cobrar à vista para quem quer contratar seguro de carro com nome sujo, ela também pode encarecer o valor da apólice. Isso significa que a contratação pode sair mais cara nesses casos. 

Apesar da seguradora estar restrita de recusar o seu pedido pela inadimplência propriamente dita, ela pode buscar meios de se resguardar. Então, encarecer o valor do seguro pode ser um jeito de se proteger de possíveis atrasos no pagamento.

Por isso, se você está querendo contratar um seguro de carro com nome sujo, o melhor a fazer no momento é quitar suas dívidas. Em casos de fraude, é preciso que você entre em contato com os órgãos de proteção ao consumidor ou com empresas credoras.

Como saber se estou com o nome sujo? 

Agora que você já descobriu se dá para contratar seguro de carro com nome sujo, saiba que é possível confirmar se você está em inadimplência via internet, de forma fácil e rápida. Para isso, basta consultar seu CPF nos serviços de proteção ao crédito:

Serasa

Para consultar seu nome no Serasa gratuitamente, é preciso realizar um cadastro simples. Isso pode ser feito tanto pelo site quanto pelo aplicativo.

No site, você pode acessar  a página de consulta e depois ir em “consultar agora seu CPF”. Após entrar ou realizar o cadastro, você já terá acesso aos dados referentes ao seu CPF.

Para consultar pelo seu smartphone, faça o download do aplicativo na Play Store para Android, ou na Apple Store para IOS. Após informar seus dados para login ou realizar o cadastro, você consegue acesso às informações do seu nome.

SPC

No SPC, você consegue verificar se seu CPF está sujo acessando o portal do SPC Brasil, só que é preciso pagar determinada quantia para isso. Há uma opção de consulta gratuita presencialmente, bastando ir ao posto de atendimento mais próximo. 

Boa Vista SCPC

Já no Boa Vista SCPC, você acessa o site “Consumidor Positivo”, seleciona “Consultar CPF” e faz o cadastro necessário caso ainda não tenha. A consulta é grátis e o cadastramento é bem rápido. 

Conclusão

Por fim, saiba que ter um histórico de pendências financeiras pode dificultar diversas situações, não só ao contratar seguro de carro com nome sujo. O ideal é buscar eliminar a inadimplência para que, assim, possa contratar proteção para o seu veículo sem maiores preocupações.

E saiba que a Minuto Seguros pode ajudar você a encontrar o melhor plano para o seu perfil e condições financeiras. Faça uma cotação gratuitamente e veja os benefícios de contar com a maior corretora online do Brasil!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *