Pintura automotiva: quanto custa, como fazer e proteger

pintura automotiva

Quer ficar por dentro de tudo sobre pintura automotiva? Então você está no lugar certo. Por aqui será possível entender quando é ideal pintar seu veículo, como fazer isso do jeito certo, os principais tipos de pigmentação, como preservar a tinta e outros detalhes importantes sobre o tema

A pintura automotiva é o fator que mais impacta na estética e na preservação de um veículo. Assim, sua qualidade acaba influenciando a experiência dos proprietários e a própria valorização do automóvel.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Todo carro está sujeito a desgastes, batidas, arranhões e outros riscos semelhantes. Por isso, é comum que existam dúvidas sobre como e quando é ideal retocar a pintura veicular ou até mesmo refazê-la.

Considerando a importância desse tipo de cuidado, e a dificuldade que pode existir em recuperar a pintura automotiva por meio do seguro auto em algumas situações, preparamos este artigo para esclarecer tudo o que você precisa saber sobre esse investimento.

Quando é hora de fazer a pintura automotiva?

A pintura automotiva é vulnerável a diversos fatores, sendo os principais vilões os riscos e arranhões, que podem ser causados pelo contato do veículo com partículas presentes em tecidos, pequenos choques ou mesmo colisões.

Muitos proprietários se perguntam quando é hora necessário fazer a pintura completa ou apenas dar alguns retores, então veja abaixo o que é indicado em cada situação:

  • Retoque: é indicado apenas para pequenos danos, como arranhões e riscos de até 20 cm de tamanho. O serviço pode ser feito em qualquer parte da lataria, mas é importante que seja realizado por profissionais especializados para garantir a correta tonalidade da pintura.
  • Pintura: quando a área danificada é muito extensa como nos desgastes provocados pelo clima ou se o carro sofreu algum tipo de dano, como colisão, riscos profundos ou corrosão o recomendável é pintar peças inteiras da lataria ou mesmo para refazer toda a pintura.

Leve seu carro em uma pessoa profissional de confiança e veja o que é mais indicado para o seu caso.

Como fazer a pintura automotiva? 

A pintura é uma parte importante da estética do carro, mas com o passar do tempo é normal que ela apresente sinais de desgaste. Sejam riscos, arranhões ou manchas na pintura, tem hora que só uma repintura pode deixar seu carro como novo. 

Para entender como é feito o processo de pintura do seu carro, assista ao vídeo abaixo do canal Pintura Automotiva Passo a Passo.

Quanto tempo demora para secar pintura automotiva?

O tempo de secagem da pintura pode variar de acordo com a tinta utilizada, o clima e as condições de temperatura e umidade do ambiente. Em geral, a pintura automotiva vai estar completamente seca entre 24 a 48 horas.

Quanto custa a pintura automotiva? 

Para finalizar, se você quer saber quanto custa a pintura automotiva, tenha em mente que o valor varia muito conforme o tipo de serviço que seu veículo precisa e a qualificação do profissional que vai prestá-lo. 

Enquanto alguns reparos custam pouco mais de R $1.000, soluções mais completas podem ultrapassar os R$ 8.000. Ao procurar uma oficina, você também encontrará valores bem diferentes para os mesmos serviços. Contudo, a qualidade tende a acompanhar o preço.  

Portanto, o ideal é fazer uma boa pesquisa de mercado para sempre poder contar com um estabelecimento de confiança. Assim, você garante uma boa relação de custo-benefício, tendo em mente que às vezes vale a pena gastar um pouco mais para evitar problemas.

Inclusive, isso influencia até mesmo na escolha do seguro. Afinal, as seguradoras têm oficinas credenciadas em cada cidade. Ou seja, é importante saber mais sobre esses vínculos e verificar a excelência desses locais antes de contratar o plano desejado.

Como cuidar e preservar a pintura do seu carro

Todo mundo que tem um carro preza bastante pela pintura, afinal, ela mostra todo o zelo que o proprietário possui com o veículo. É claro que com o passar do tempo alguns danos são bem comuns, ocasionando em riscos e pequenas imperfeições na superfície. Por isso, vamos mostrar alguns cuidados essenciais para deixar a pintura do carro sempre com cara de nova.

Essas atitudes irão ajudar, inclusive, na revenda, pois um carro em bom estado vale muito mais do que um com avarias e pequenos riscos. O investimento de tempo com os cuidados vai trazer recompensas positivas.

Use capas automotivas do jeito certo

As capas podem ser ótimas para veículos que realmente ficam muito tempo parados, por exemplo, em torno de 15 dias. Mas, se você o utiliza todos os dias, a capa pode fazer pequenos riscos com o passar do tempo por conta do tira e põe. Antes de comprar uma análise o seu caso e veja se vale a pena.

Remova adesivos usando a técnica adequada

Com a ajuda de um secador ou um soprador térmico, aqueça o adesivo até ele amolecer. Assim que chegar a este ponto, retire-o com ajuda de uma espátula de plástico para não riscar o carro. Ao final do processo, será necessário um polimento para remover a mancha causada pelo adesivo.

Mantenha o carro livre de dejetos de pássaros e resquícios de plantas

O mais indicado ao ver que o pássaro fez aquele estrago no carro é limpar imediatamente com água e sabão próprio para carros. Se isso não for possível, use somente água e um pano úmido.

Se notar a sujeira só mais tarde, faça o uso do limão para remover as marcas esbranquiçadas, mas repita o processo que indicamos acima. Para os resquícios de plantas, uma lavagem com cera é o suficiente.

Lave o veículo periodicamente

O ideal é a cada 15 dias. Contudo, se houver muita exposição a contaminantes, recomenda-se toda semana;

Mantenha seu carro protegido da chuva e calor 

Quando a água seca na lataria, manchas podem surgir na pintura. Já em decorrência do calor a pintura pode rachar, acumular umidade, favorecer o surgimento de ferrugem ou tirar o brilho da pigmentação;

Evite estacionar embaixo de árvores

Apesar da proteção contra o sol, o veículo fica sujeito à queda de frutos, folhas, dejetos de animais e outros que estragam a lataria;

Tenha cuidado na hora de abastecer

A presença de respingos de combustível acabam manchando a pintura, então vale conferir se a lataria não ficou suja;

Encere seu automóvel

Mesmo que seja uma camada simples de proteção, a cera previne manchas de diversos contaminantes e aumenta a vida útil do verniz na lataria;

Depois de conferir os detalhes mais importantes sobre reparos na pintura automotiva, você deve estar se perguntando como cuidar do carro em casa para evitar danos à lataria e diminuir a busca por esse tipo de serviço.

Vale lembrar que a pintura do carro é um serviço especializado. Fazê-lo sem a devida qualificação estraga a lataria do veículo.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as principais respostas sobre as dúvidas relacionadas à pintura do carro.

Como proteger a pintura de carro que dorme na rua?

Veja o vídeo abaixo, onde nossos parceiros do Veneto Studio explicam como proteger um carro que dorme na rua.

Seguro auto cobre pintura do carro? 

Se você possui um seguro de carro e quer saber como fazer pequenos retoques na pintura automotiva ou uma repintura com o auxílio do seu plano, saiba que é muito difícil conseguir esse tipo de cobertura.

Evidentemente, não é possível afirmar que nenhuma seguradora cobrirá reparos de danos exclusivos na coloração da lataria. Até porque, cada empresa do segmento pode criar suas próprias cláusulas. Contudo, trata-se de um diferencial raro no mercado.

Apesar disso, é relativamente fácil de encontrar coberturas opcionais do seguro auto para arranhões superficiais, geralmente incluída na proteção dos vidros e parabrisas. Entretanto, a proteção só vale para danos rasos e simples na lataria. 

Outro fator é que esse tipo de proteção só costuma constar nos planos mais completos. Assim, é importante avaliar se o investimento maior para esse tipo de suporte vale a pena, pois você provavelmente precisará arcar com arranhões mais profundos ou novas pinturas.

Já se o estrago não for exclusivo da pintura, a resolução é mais simples. Nos danos à lataria associados a outros sinistros (como colisões, chuva de granizo, enchentes e o que mais for coberto), o valor da pintura é inserido no pacote e pago por meio da franquia.

Nessas situações, como em qualquer cobertura, você deverá avaliar se o custo total do reparo não vai ultrapassar o preço da franquia. Afinal, se o valor for menor, o seguro não pode ser acionado, o que independe da associação ou não do sinistro.

Leia também: Teto solar panorâmico: o que é, quanto custa e carros que possuem

Quais são os tipos de pintura automotiva?

Agora que você já sabe quando pintar ou realizar ajustes da lataria e funilaria do seu carro e como funciona a cobertura do seguro, vamos esclarecer alguns detalhes importantes sobre os diferentes tipos de pintura automotiva.

Para que você saiba quais opções melhor se encaixam às suas preferências, mostramos abaixo como elas se caracterizam. São três principais que já saem de fábrica com o veículo e outras duas que podem ser feitas externamente. Entenda:

Pintura metálica

A tintura metálica é baseada em uma fórmula que adiciona flocos de alumínio e uma camada de laca ao pigmento. Ela promove um reflexo mais intenso à luz, deixando suas cores mais vivas. Contudo, sua aplicação tende a encarecer o automóvel.

Além do preço mais elevado, essa opção exige cuidados especiais na manutenção e repintura. Por isso, para cuidar de um carro com esse diferencial na lataria, é indispensável contar com uma oficina devidamente qualificada. 

Pintura sólida

Já a pintura sólida é considerada a mais básica. Ou seja, é aquela presente na grande maioria dos veículos. Sua tinta normalmente é composta por poliuretano ou poliéster, e os reparos podem ser feitos em qualquer serviço comum de micropintura automotiva.

As pigmentações mais comuns são disponibilizadas pelas montadoras nas cores preta, branca e vermelha. Por serem simples e baratas, sua aplicação não altera o valor do veículo, seja na compra de um novo ou na revenda de um usado.

Pintura perolizada

Por sua vez, a pintura perolizada é a mais elaborada que pode sair de fábrica com um veículo. Ela é formada por uma base de mica e pós de pérola, que criam a impressão de que a lataria tem cores diferentes, que variam de acordo com a incidência de luz.

Por ser o tipo de pigmentação mais diferenciada visualmente, ela também é significativamente mais cara que as opções anteriores. Portanto, se você está pensando em adquirir um carro zero perolizado, esteja pronto para gastar mais em relação à tintura metálica ou sólida.

Pinturas que não vêm de fábrica (Candy e flake)

Para finalizar, também há opções que só podem ser encontradas em oficinas de pintura. Uma das mais comuns é a Candy, em que uma tinta semi transparente é aplicada junto de uma base brilhante, dando mais vida às cores junto à luz e criando efeito de profundidade na lataria. 

Outro tipo muito popular é a pintura Flake. Ela é composta por uma base de poliéster com partículas metálicas bem maiores do que as presentes em tintas convencionais. Isso gera um de brilho mais intenso, bastante parecido com purpurina.

Bati o carro, preciso pintar? 

Entre os motivos que fazem os proprietários de veículos se perguntarem como fazer pintura automotiva, as batidas estão entre os principais. Afinal, ao contrário dos desgastes e pequenos riscos, os danos à lataria são imediatos e muito evidentes nesses casos.

Se você bateu o carro e não sabe muito bem como agir em relação à pintura, basta seguir a mesma lógica que apresentamos logo acima. Ou seja, tudo depende do tamanho do estrago feito na lataria. 

Algumas batidas provocam apenas leves amassados. Nessas situações, você provavelmente só vai precisar de um retoque na funilaria. O mesmo vale para quando o automóvel só raspa em um dos cantos ou fica com pequenos arranhões. 

Contudo, se a colisão gerou danos maiores a alguma das peças, o ideal é pintá-la. Dependendo da extensão do problema, há a possibilidade de refazer a pintura automotiva inteira. Reforçamos: tudo depende de uma avaliação profissional para cada caso.

Vale a pena pintar o carro quando for revender?

Considerando que os danos e desgastes na pintura automotiva acabam desvalorizando o veículo, também é normal perguntar-se se vale a pena refazê-la antes de colocar o carro para revenda. 

Aqui, o mais importante é fazer uma relação de custo-benefício. Primeiro, reflita sobre quanto a pintura vai valorizar o automóvel. Se a ação do tempo prejudicou muito a lataria ou se há muitos arranhões, provavelmente vale a pena fazer. Do contrário, pode ser que não haja necessidade.

Depois, tente estimar quanto será essa valorização. Nesse ponto, vale a pena consultar um profissional que entende do assunto. Se o carro for vendido numa loja de usados, será mais fácil ter apoio para entender como a nova pintura impacta o preço de venda.

Por fim, faça um orçamento para saber quanto custa a pintura automotiva que você precisa. Depois, é só comparar se o valor do serviço realmente compensa em relação ao aumento do seu lucro na revenda.

Se essa lógica pareceu complicada, ou se você não tem um profissional para lhe ajudar a estimar a valorização, não se preocupe. Essa costuma ser uma questão de bom senso. Muitas vezes, basta olhar para as condições da lataria para saber se ela prejudica ou não a venda. 

Você também pode se interessar: Bater a porta do carro gera problemas?

Como usar limão para remover manchas da pintura? 

Essa utilização é indicada em casos onde há pingos de cimento e cal, bem comuns em garagens subterrâneas de prédios e condomínios. No entanto, se houve a corrosão do verniz, uma nova pintura será necessária.

Se não é o caso, limpe a área afetada anteriormente com um pano úmido e deixe secar. Aplique o limão fazendo leves movimentos circulares até a mancha sair gradativamente.

Lembre-se que o limão é ácido e pode corroer a pintura, por isso utilize esse método deve ser usado apenas se você estiver seguro de como fazer a aplicação.

Gostou de entender tudo sobre a pintura automotiva? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.

 

Um comentário em “Pintura automotiva: quanto custa, como fazer e proteger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *