1. Home
  2. »
  3. Manutenção

Terminal de direção: o que é e qual sua importância para o carro

terminal de direção -

Quer entender mais sobre terminal de direção? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo sobre a importância dessa peça para o funcionamento do carro e o que fazer quando estiver com problemas.

O terminal de direção integra os sistemas de suspensão e de direção do carro. Ele é um componente bem importante do veículo, já que impacta na dirigibilidade e no desempenho do seu carro.

O que é o terminal de direção

O terminal de direção é parte de uma composição fundamental para o carro. Para que o desempenho e a dirigibilidade do veículo alcancem o resultado ideal e não ocorram imprevistos, é essencial que a suspensão esteja alinhada e todos os componentes estejam bem conservados, inclusive essa peça, que é vital para o funcionamento desse sistema.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tão importante quanto analisar o terminal de direção garantindo que o seu carro permaneça em perfeito funcionamento, é contratar um seguro auto. Com ele, você garante que o seu veículo vai estar resguardado diante de diversos imprevistos, como: batidas, roubos, furtos etc. Sem contar as coberturas e assistências que este seguro lhe oferece durante a vigência da apólice.

É importante conhecer alguns pontos como seu funcionamento e algumas dicas e cuidados para a manutenção, como notar que há problemas, quando o terminal precisa ser substituído e muito mais. Veja:

Como funciona terminal de direção

terminal de direção - Como funciona terminal de direção?

O terminal de direção é composto por pequenas peças que ligam o sistema de direção dos carros às rodas. Ou seja, eles têm grande importância quando o assunto é a segurança e o perfeito funcionamento do carro.

Usando termos mais técnicos para descrever o terminal de direção, ele tem a função de interligar a articulação axial com a roda do veículo, possibilitando os movimentos angulares do carro.

Essa peça é fundamental para a segurança do veículo, afinal age diretamente no seu comportamento, garantindo a correta dirigibilidade e estabilidade do veículo.

Dentro do terminal de direção, também é importante ter conhecimento do pivô de direção. Ele é uma peça que funciona como o elo entre o chassi e o conjunto de suspensão, que é o principal responsável pelo movimento das rodas em todos os sentidos.

Além disso, o pivô de direção é capaz de suportar os impactos transmitidos pela roda, por conta de buracos e desníveis que são encontrados nas ruas. Também faz parte do papel da peça receber os esforços da aceleração, frenagem e curvas.

Entender o funcionamento do terminal de direção é o primeiro passo para identificar e solucionar problemas em seu funcionamento.

Dicas e cuidados para o terminal de direção

terminal de direção - Dicas e cuidados para o terminal de direção

Algumas pessoas ainda não sabem exatamente como fazer a prevenção do terminal de direção e como se prevenir de possíveis problemas. A primeira dica é: sempre que fizer um serviço de suspensão, independentemente de ser nos pivôs, nos próprios terminais de direção ou em outros componentes, o alinhamento do veículo é obrigatório.

Além disso, é importante fazer a revisão preventiva a cada 10 mil quilômetros ou anualmente. Também é possível verificar a recomendação do manual do fabricante para entender os períodos de revisão.

E vale ressaltar que, sempre que for fazer as revisões, é importante trocar as molas e amortecedores na mesma manutenção, pois a substituição de um só componente causa desequilíbrio no veículo, o que causará desgastes desiguais.

Como identificar problemas no terminal de direção

terminal de direção - Como identificar problemas no terminal de direção?

Dentre as análises que devem ser feitas nos terminais de direção é possível perceber que, quando estão gastos, ficam com folga e provocam a trepidação da direção.

No entanto, a análise da trepidação precisa ser feita com calma e certo conhecimento, pois as pessoas tendem a confundir essas vibrações com a falta de balanceamento das rodas, já que a sensação ao dirigir é muito parecida.

Se sentir algum movimento estranho enquanto dirige, procure imediatamente um especialista para uma checagem completa na parte da suspensão do carro.

Se houver folga no terminal de direção, essa revisão detalhada irá apontar. Caso isso esteja acontecendo, as peças precisam ser trocadas imediatamente, pois são componentes ligados diretamente à segurança do motorista e do carro.

Entender os problemas no terminal de direção é importante, mas realizar uma análise sobre os pivôs também é fundamental.

Uma das principais peças desse sistema, as avarias desse item podem até impossibilitar o alinhamento, sem contar o fato de deixar a roda bamba ou solta e gerar um ruído estridente na suspensão.

Se a folga nos pivôs de direção e muito grande, isso também provoca a perda de controle do carro, representando perigo para o motorista e outras pessoas que estiverem no trânsito.

Quais problemas causados pelas folgas nos terminais de direção?

terminal de direção - Quais problemas causados pelas folgas nos terminais de direção?

Além do incômodo na hora de guiar o carro, afinal, as trepidações são extremamente perceptíveis, as folgas nos terminais de direção trazem risco ao motorista e danos a outras peças do carro.

Se notar que os pneus estão com desgaste irregular ou mesmo a durabilidade deles não está de acordo com o previsto, é possível que os terminais estejam com problemas e também precisam de uma revisão minuciosa.

Essas peças da suspensão que podem ser danificadas devido aos problemas no terminal de direção, como buchas de balança e coxins. No entanto, o maior problema e o mais perigoso é se houver rompimento do pino mestre do terminal.

Isso acontece em casos de folgas bem acentuadas e que são mais graves. Caso ocorra o rompimento desse pino, o motorista perderá o controle completo da direção do carro.

Quais são os riscos de rodar com essa folga?

Rodar com seu veículo com folga no terminal de direção pode impactar na segurança da pessoa que estiver conduzindo o veículo e também dos passageiros.

Isso acontece porque essa folga dificulta o controle do veículo, mas o principal problema é que ela pode acarretar a quebra do terminal, o que pode levar a sérias dificuldades para manter a direção e causar um acidente grave.

O que fazer após ajustar o terminal de direção?

terminal de direção - O que fazer após ajustar o terminal de direção?

O primeiro passo para isso, caso seja constatada a necessidade de trocar os terminais de direção, é procurar um profissional que entenda amplamente do assunto, pois as peças são delicadas e necessitam de extrema atenção.

Finalizada a troca do terminal de direção, o motorista precisa fazer o alinhamento da direção, além do balanceamento das rodas. Aqui você entenda a diferença entre os dois processos e como cada um influencia em partes diferentes do carro.

Realizar o alinhamento, primeiramente, é fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus, além de não causar problemas na caixa de direção do carro.

4.1 / 29 votos

[addtoany]

Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.