Home » Carro » Dicas

A ventoinha não desliga: o que significa e o que fazer nesse caso

A ventoinha é mais uma daquelas peças importantes para o funcionamento do carro, que precisam de atenção especial. A principal função da ventoinha é resfriar o radiador evitando que o carro entre em superaquecimento, como o motor fervido, por exemplo. Por isso, se a ventoinha não desliga algo errado pode estar acontecendo.

ventoinha não desliga

Se a ventoinha não desliga é preciso cuidar imediatamente, pois sérios danos ao carro podem ocorrer. Entretanto, além de procurar um mecânico de confiança, entender o motivo da ventoinha não desligar e o que fazer nesse caso é fundamental para uma manutenção efetiva. Para isso acompanhe o artigo que elaboramos sobre o assunto!

A ventoinha não desliga: o que isso significa?

ventoinha não desliga - A ventoinha não desliga: o que isso significa?

Entre os problemas que podem fazer a ventoinha não desligar estão os prejuízos em decorrência de manutenções desnecessárias do motor do carro. Quem se previne e realiza as revisões frequentes, evita gastos desnecessários, mas evite fazer trocas de peças que ainda estão funcionando bem.

A manutenção da ventoinha é tão importante quanto a da correia do alternador, por exemplo, que é responsável por transmitir a força de um componente a outro dentro do motor do carro. Além disso, ela é a principal encarregada pelo trabalho do alternador, a parte que tem a função de gerar a energia armazenada na bateria do carro.

Quando a ventoinha não desliga, o carro pode parar de funcionar instantaneamente, assim como ocorre quando a correia do alternador apresenta problemas.

E, falando em prevenção e cuidados com o carro, fazer um seguro auto é a melhor maneira de proteger o veículo contra diversos tipos de problemas, sejam roubos, furtos, batidas, assistências 24 horas e muito mais. Por isso, cote na Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do país.

Fazemos cotações em mais de 10 seguradoras, o que garante a proposta mais adequada ao seu perfil e às necessidades do seu dia a dia. Preencha o formulário em nosso site, clique no botão para cotar agora ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale com os nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre os problemas que podem estar ocorrendo quando a ventoinha não desliga, saber alguns pontos importantes sobre isso ajuda na resolução desse caso.

O que fazer quando a ventoinha não desliga?

ventoinha não desliga - O que fazer quando a ventoinha não desliga?

A principal hipótese quando a ventoinha não desliga, é que esteja havendo um problema de carga passando direto para a peça e acionando-a. Essa questão pode evidenciar um problema nos componentes eletrônicos da ventoinha, que estejam acionando-a de maneira errada.

Outra hipótese de problema para quando a ventoinha não desliga está relacionada à temperatura do veículo. O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento.

ventoinha do motor - O que fazer quando a ventoinha não desliga?

Se por algum motivo o sensor não estiver funcionando da maneira correta, a ventoinha não será acionada ou, caso funcione, será ligada diretamente. Nesse caso a ventoinha não desliga porque não há a informação correta sobre a temperatura, levando novamente a um provável superaquecimento do motor.

Há um teste que pode ser feito para ajudar caso você note que a ventoinha não desliga. Primeiramente, localize o sensor que, geralmente, fica na tampa do termostato do carro. Para iniciar o teste, desconecte os fios do sensor e toque-os juntos. Se esse procedimento iniciar o ventilador, o sensor está com defeito e precisará ser substituído.

O que fazer quando a ventoinha não liga?

ventoinha não liga - O que fazer quando a ventoinha não liga?

Você acabou de ver  hipóteses de problemas que podem estar ocorrendo quando a ventoinha não desliga, mas e quando ela sequer liga?

O que mantém a ventoinha do radiador conectada ao motor é a montagem efetiva do circuito. É isso que faz com que o motor se acione e o carro funcione. Se esse circuito queimar ou apresentar algum tipo de falha, será necessário substituí-lo o quanto antes.

Por isso, a primeira atitude a tomar quando a parte elétrica do carro não funciona é verificar o fusível. Caso tenha dificuldades para identificar onde ficam os fusíveis do seu carro, consulte o manual do proprietário. Após identificar os fusíveis da ventoinha, verifique se eles estão intactos. Se não estiverem é necessário substituí-los imediatamente para solucionar o problema.

ventoinha não liga - O que fazer quando a ventoinha não liga?

Também é importante saber que existem molas dentro da embreagem do ventilador que podem desgastar ou corroer com o passar do tempo, principalmente se as manutenções preventivas não são realizadas. Isso pode fazer a ventoinha não desligar ou não ligar.

Se no momento em que você levar a peça a um mecânico, o resto inteiro parecer estar bom, a embreagem do ventilador é a causa mais provável da falha da ventoinha do radiador. Deixar a ventoinha funcionando incorretamente trará prejuízos ao carro.

Análise técnica da ventoinha do radiador

ventoinha não liga - Análise técnica da ventoinha do radiador

Esse tipo de análise não pode ser feita por qualquer pessoa, pois necessita de equipamentos específicos para fazer as medições, mas pode ser um bom indicativo do que pedir ao seu mecânico. Se você notar que a ventoinha não desliga ou que o motor está aquecendo, analise com cuidado os fios que compõem a peça.

Comece desconectando os fios. Neste momento será possível identificar que existem dois fios de alimentação, o positivo e o negativo. O correto é que eles estejam entregando cerca de 12 volts de corrente contínua.

Para fazer essa análise, use um voltímetro ligado em DC 20V e identifique se há corrente presente. Se não houver, é necessário verificar os fios e o relé da ventoinha para entender se a troca é necessária.

Caso você ainda não conheça essa peça: o relé da ventoinha fica sob o capô do carro. Se houver voltagem a partir do relé e ela esteja sendo direcionada para a ventoinha, é provável que ela precise ser substituída e por isso a ventoinha não desliga.

Realize uma inspeção “de ouvido” na ventoinha do radiador

ventoinha não liga - Realize uma inspeção “de ouvido” na ventoinha do radiador

Algumas pessoas que são um pouco mais leigas no assunto “carro”, podem ser facilmente enganadas por conta de ruídos que o veículo esteja emitindo. Por isso,  realize uma análise minuciosa dos sons emitidos pelo automóvel, para estar ciente e convicto do defeito que a peça pode estar apresentando, seja pelo fato de que a ventoinha não desliga ou que ela nem chegue a ligar.

Para iniciar a inspeção, levante o capô e faça uma escuta detalhada. A ventoinha pode estar ligada, mas como os motores emitem sons, mesmo que baixos, é bem possível que você não esteja ouvindo a ventoinha.

Neste caso, ligue o carro, coloque-o marcha lenta e deixe assim até que a  ventoinha seja acionada e isso seja perceptível. Durante esse processo, fique atento a qualquer alteração de barulho, ruído ou performance diferente pois esse pode ser o motivo da ventoinha não desligar.

Entendeu tudo o que pode estar acontecendo quando a ventoinha não desliga? Se tiver mais dúvidas deixe seu comentário para nós! Nossa missão é manter seu veículo protegido!

5 / 1 voto

Comentários

  1. Gostei da matéria o meu twareg v6 está nestas condições e o ventilador só para depois da carga terminar na bateria.
    Neste caso tenho de ver o termóstato ou sensor de temperatura.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *