Correia dentada: como saber se esta ruim e é hora de trocar

mecânico fazendo manutenção na correia dentada

Quer saber tudo sobre troca da correia dentada? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo que precisa saber sobre essa importante manutenção do seu carro.

Cuidar do carro não é só abastecer e lavar. Tem muita coisa acontecendo debaixo do capô que precisa de atenção, como a troca da correia dentada. Mas como saber a hora certa de trocar? E quem deve fazer isso? Não é qualquer pessoa que consegue cuidar bem do seu carro.

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Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber. É simples e direto, para ajudar você a entender melhor e proteger seu veículo. Continue lendo e fique por dentro!

O que é a correia dentada?

Para quem ainda não sabe qual é a real funcionalidade da correia dentada, seu trabalho é sincronizar o virabrequim, peça que faz a transferência de força do motor às rodas e comando de válvulas.

Esse é o processo que realiza o fluxo de gases no interior do cilindro. A manutenção, revisão e troca da correia dentada é muito importante, pois, caso ela quebre, danos sérios ao motor podem ser causados.

É importante ficar atento aos prazos de troca e revisão, pois, como seu funcionamento não gera alterações significativas ou perceptíveis no desempenho do carro, não é possível prever ou sentir um eventual rompimento de imediato.

Voltando a falar sobre a troca da correia dentada, separamos questões importantes a serem entendidas em relação à peça. Saber a hora de fazer a manutenção é importante, mas identificar alguns sintomas, realizar inspeções visuais e conhecer o custo de troca, caso não haja manutenções possíveis, ajudará no esclarecimento de muitos pontos.

Com quantos km troco a correia dentada

Saber quantos km aguenta uma correia dentada é bem importante para fazer a manutenção adequada. Segundo a maioria das montadoras, a correia dentada possui uma vida útil de, em média, 50 mil km ou 3 anos.

Porém, os proprietários devem ficar atentos a sinas de problema que podem ocorrer antes desse prazo.

Como saber se a correia dentada está ruim

A correia dentada é uma peça fundamental no funcionamento do seu carro, e saber quando ela está com problemas é essencial para evitar danos maiores ao motor. Mas como identificar os sinais de que a correia dentada está ruim? Vamos explorar alguns sintomas comuns e o que eles significam:

  1. Ruído estridente: se você começar a ouvir um barulho alto e agudo, parecido com um rangido vindo da frente do carro, isso pode ser um sinal de que a correia dentada está desalinhada ou desbalanceada. Esse ruído não é normal e indica que algo está errado.
  2. Superaquecimento: a correia dentada ajuda a resfriar o motor, fornecendo energia para o sistema de resfriamento. Se ela estiver defeituosa, pode não fazer esse trabalho corretamente, levando ao superaquecimento do motor. Isso é sério e requer atenção imediata.
  3. Verificação visual: se possível, você pode também fazer uma inspeção visual da correia. Se ela estiver desgastada, com rachaduras ou faltando dentes, é hora de trocá-la.
  4. Perda de potência: a correia dentada também ajuda no funcionamento de outras partes do motor. Se ela estiver ruim, você pode notar uma perda de potência no carro, pois ela não está transferindo energia eficientemente.
  5. Verificação por um profissional: Se você não tem certeza ou não se sente confortável em verificar por conta própria, leve o carro a um mecânico de confiança. Eles têm as ferramentas e o conhecimento para verificar a correia dentada e outros componentes do motor.

Ainda na dúvida? Então assista ao vídeo abaixo, do canal DR Auto Mecânica, e veja tudo sobre quando trocar a correia dentada.

Lembre-se, a correia dentada é uma peça vital, e se ela se romper, pode causar danos sérios ao motor. Se você notar algum desses sinais, não ignore. Desligue o carro e leve-o a um mecânico quanto antes. É sempre melhor prevenir do que enfrentar reparos caros e demorados no motor.

Quando trocar a correia dentada

A decisão de quando trocar a correia dentada é vital para a segurança do seu carro. Você deve trocar a peça nas seguintes situações:

  1. Quilometragem e tempo: a maioria das montadoras recomenda que a correia dentada seja trocada a cada 50 mil km ou 3 anos, o que ocorrer primeiro.
  2. Sinais de problemas: além da quilometragem e do tempo, é importante ficar atento a sinais de que a peça possa estar com problemas. Isso inclui ruídos estridentes, superaquecimento do motor, perda de potência e inspeção visual que mostre desgaste ou danos.
  3. Condições de direção extremas: se o carro for usado em condições extremas, como estradas de terra, áreas com muita poeira ou poluição, a correia dentada pode se desgastar mais rapidamente, e a troca pode ser necessária antes do prazo recomendado.
  4. Inspeção por um profissional: se você não tem certeza sobre a condição da correia dentada, uma inspeção por um mecânico de confiança pode determinar se a troca é necessária. Eles podem avaliar a situação real da peça e decidir o procedimento adequado.

De maneira resumida, a troca da correia dentada deve ser feita seguindo as recomendações de quilometragem e tempo do fabricante, ou mais cedo se houver sinais de problemas. A atenção regular a esses fatores pode ajudar a garantir que a peça seja trocada no momento certo, protegendo seu veículo e sua carteira.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre correia dentada.

Qual o valor da correia dentada?

O valor da correia dentada pode variar significativamente dependendo de vários fatores, como o modelo do carro, a marca da peça, a qualidade do material e onde você está comprando.

O preço de uma correia dentada pode variar de R$ 100 a R$ 500 mais a instalação. É sempre uma boa ideia consultar um mecânico de confiança ou fazer uma pesquisa online específica para o seu modelo de carro para obter uma estimativa mais precisa.

O que causa troca precoce da correia dentada?

Quando o carro é usado em situações muito extremas, como quando há muita poeira, zonas de mineração, poluição e afins, essa peça começa a apresentar danos mais rapidamente. Outro exemplo é se há o costume de passar por estradas de terra, que também prejudica a peça.

O que acontece se não trocar a correia dentada?

Não é possível dizer um valor preciso, pois cada carro tem suas particularidades. Em média, os prejuízos que acontecem decorrentes do rompimento da correia dentada são altos, ainda mais se comparados a outras manutenções, podendo variar de R$1.400 a R$4.500, dependendo de quantas válvulas tenha o motor.

Uma boa dica nesse caso é ficar de olho em veículos com 16, 20 ou 24 válvulas. Isso tem um motivo simples: já que seus comandos são mais pesados e exigem mais da peça, o período de troca da correia dentada ou a quilometragem rodada podem ser menores.

Como saber se a troca da correia dentada é necessária?

Antes de realizar a troca da correia dentada, executar alguns procedimentos de diagnóstico ajudam a tomar a decisão correta sobre qual procedimento realizar.

Diante de tantas análises buscando melhorar o diagnóstico para indicar uma possível troca, fazer uma inspeção visual é uma saída simples e que será convertida em bons resultados.

Durante essa inspeção visual é possível descobrir, por exemplo, a situação real da peça e, a partir dessa análise, saber o que está acontecendo e se a troca é o procedimento adequado a ser tomado.

Vale ressaltar que o problema nem sempre está diretamente ligado à correia dentada, ao seu ajuste que ela precisa ter para ficar mais tensionada ou ao ajuste das pólias.

Tenha um seguro e evite dor de cabeça

Como vimos, a troca da correia dentada é essencial para garantir a segurança e o conforto na condução do veículo. No entanto, mesmo com todos os cuidados e manutenções preventivas, imprevistos podem acontecer. Por isso, é importante contar com um seguro que proteja o seu carro em caso de acidentes, roubos, furtos ou danos a terceiros.

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Agora que você já sabe tudo sobre o correia dentada, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas.

Ainda com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

10 comentários sobre “Correia dentada: como saber se esta ruim e é hora de trocar

  1. Por isso que carro com corrente de comando é bem mais confiável, porque para partir uma corrente é bem mais difícil, por exemplo, o novo etius e o motor Zetec Rocam da Ford do Ka e fiesta antigos.

  2. Meu carro é um Symbol 2012 / 1.6 / 16 válvulas, o manual recomenda troca da correia dentada aos 80000km, mas ele ainda está com 36000km e com 6,5 anos. Você acha que há necessidade da troca da correia ou não?

    1. Oi, Daniel, tudo bem? Olha, pelo tempo do carro, talvez seja necessária a troca, mas como ele tem pouca rodagem, talvez seja necessário uma análise mais detalhada para verificar as condições da correia.

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