Home » Carro » Dicas

Como funciona o alternador do veículo?

A mecânica dos automóveis é um sistema bem complexo, mas muitos entendem apenas sobre o básico desse conjunto. Sabemos que para o funcionamento do veículo é necessário energia, afinal, muitos equipamentos elétricos precisam dela. Existem duas peças responsáveis por gerar a carga: a bateria e o alternador do veículo.

alternador do veículo -

Quem não sabe sobre a existência do alternador do veículo, e muito menos qual a sua função, chegou a hora de desmistificar o tema. Para aqueles que são leigos no assunto, a bateria vem com uma carga praticamente infinita, que dura muito tempo no uso do automóvel.

Mas, na realidade existe uma peça por trás do seu funcionamento: o alternador. Ele tem uma função de gerar energia própria por meio da rotação do motor e recarregar a mesma.

A distribuição de carga é tecnicamente dívida em duas partes por essas peças. Quando o veículo está desligado, a bateria cuida de equipamentos sofisticados do carro, como: multimídia, vidro elétrico, sensores, lanternas, entre outros. Mas, como ela possui apenas 12 volts, isso não é suficiente para suportar sozinha o papel de sustentar a eletricidade dos equipamentos, além das diversas partes do motor do veículo quando está em funcionamento.

Assim, o alternador do veículo é a peça responsável pela mecânica funcionar. Ele sustenta a bateria para que seja possível que todas as peças trabalhem com a energia necessária, sem que haja o descarregamento da bateria.

E, quem quer proteger o carro e evitar surpresas em casos da bateria arriar, o seguro auto é o melhor serviço para garantir toda tranquilidade possível. Além de cobrir acidentes, roubos, furtos e danos da natureza, o seguro auto conta com um pacote de assistências, dependendo do plano escolhido, que inclui guincho, que pode-lhe lhe salvar em casos de panes elétricas, por exemplo.

Cotando com a Minuto Seguros você garante que o seu perfil vai ser analisado em mais de 10 seguradoras para oferecer os melhores planos, de acordo com às necessidades. Basta preencher o formulário de cotação clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre o alternador do veículo, vamos explicar detalhadamente como funciona e possíveis problemas causados por ele.

Como funciona o alternador do veículo

alternador do veículo - Como funciona o alternador do veículo

O alternador do veículo repõe a energia que é consumida da bateria por diversas peças. A reposição é feita da seguinte maneira: no motor do veículo há uma correia que faz a conexão entre as duas peças, essa é a correia do alternador, que não deve ser confundida com a correia dentada, pois suas funções são totalmente diferentes. Ao dar partida no veículo, o motor entra em rotação movimentando a correia e gerando uma corrente alternada que depois é transformada em corrente contínua.

É nesse ponto que entra outra peça muito importante: o regulador de tensão. Com aceleração e redução de velocidade, o RPM (Rotação por minuto) do motor varia constantemente, gerando mais ou menos corrente alternada. E para que os equipamentos do automóvel não recebam uma carga maior do que a necessária, é preciso ter a peça para regular a quantidade de energia.

Sinalização de problema no alternador

alternador do veículo - Sinalização de problema no alternador

Nos painéis dos carros, existem diversas luzes que acendem quando há algum problema que possa prejudicar a mecânica do automóvel. E uma das mais conhecidas e de fácil reconhecimento é a da bateria. Mas, pelo contrário do que muitos imaginam, essa luz quando acesa serve para indicar um problema no alternador do veículo, pois, provavelmente não está gerando energia.

Problemas no alternador do veículo

alternador do veículo - Problemas no alternador do veículo

Assim como centenas de outras peças dos carros, o alternador também pode ter defeito e quebrar ao longo do tempo. Para identificar um possível dano, é preciso analisar diversas partes, como: a correia que pode ter se desprendido ou quebrada pelo desgaste ao tempo, regulador de voltagem ou escovinhas com defeitos. Em veículos muito rodados, como Táxi e Uber, também podem ser danos no coletor do rotor.

Agora você já sabe como funciona e qual a importância do alternador do veículo. Se houver mais alguma dúvida, deixa um comentário abaixo e avalie nosso conteúdo.

4.5 / 4 votos

Comentários

    1. Gilson, não existe um praxo determinado para a troca do rolamento, isso depende uso com o veículo. Apenas é preciso atentar-se aos ruídos vindos da peça.

    1. Jonathan, o Uno é um bom veículo e por anos foi um grande veículo da Fiat no mercado. Para a sua categoria, o veículo se encaixa nos gastos e benefícios.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *