Home » Carro » Dicas

Ar condicionado não está gelando o carro? Saiba qual pode ser o problema

Verão e ar condicionado combinam! Nos dias atuais, é muito difícil, principalmente para quem vive no trânsito, ter um veículo sem esse opcional. Além de deixar o ambiente do carro mais agradável, ele é uma ajuda e tanto quando precisamos sair do mormaço da rua e sentir algum ambiente um pouquinho mais gelado. Os benefícios e prazeres deste equipamento todos nós conhecemos, mas o problema é quando o ar condicionado não está gelando. E aí, o que fazer?

Como o sistema é muito complexo, o fato do ar condicionado não estar gelando pode ser decorrente de diversos problemas, uns mais graves e outros mais simples de serem resolvidos. Se você tiver as ferramentas adequadas – e um pouco de habilidade – o problema pode ser localizado e reparado na sua própria garagem. Mas, no caso de algumas falhas, realmente será necessária a ajuda de um profissional especialista no assunto.

Porém, é possível detectar alguns motivos do porquê o ar condicionado não está gelando. Assim, pode até ser que você não consiga consertá-lo por conta própria, mas pelo menos não corre o risco de pagar por algo que não precisa. Pensando nisso, reunimos as principais falhas do equipamento para ajudar nessa identificação.

Além disso, proteger o seu carro é muito importante. Na Minuto Seguros, você pode fazer uma cotação e receber diversos planos e preços, adequados ao seu perfil. São mais de 10 seguradoras prontas para oferecerem as melhores condições para você. Para cotar basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário, ou se preferir pode ligar grátis para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO AUTO GRÁTIS

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser?

Verifique o filtro de ar

O filtro de ar é um dos principais motivos para que o ar condicionado não esteja desempenhando a sua função corretamente. Se o filtro de ar está sujo ou entupido, ele não irá esfriar. Como é considerada uma manutenção simples e rotineira, se você tem um pouco de conhecimento sobre carros e a sua mecânica, pode fazer essa troca em casa mesmo.

Consulte o manual do veículo para seguir as instruções de troca. Caso não tenha nenhuma habilidade para realizar essa operação, ou simplesmente não queira realizá-la, leve o carro até o seu mecânico de confiança e peça para ele trocá-lo. É um procedimento rápido e que leva pouco tempo.

O custo dessa manutenção também não é elevado, pois é considerado algo rotineiro. Em alguns casos, a troca do filtro de ar é feita até nas revisões pré-determinadas pelas montadoras ou concessionárias autorizadas.

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser? Vazamento de gás refrigerante

Se o ar condicionado não está gelando, o problema pode estar ligado diretamente a fuga de gás refrigerante. Esse problema é um pouco mais difícil de ser identificado, mas, ainda assim, muito simples de ser resolvido. Ele acontece, geralmente, porque alguma das conexões do equipamento está pouco apertada e causando esse “transtorno”.

A identificação desse problema pode ser feita com um pouco de água e sabão, assim como nos botijões de gás de cozinha. Ao passar essa mistura, ligue o ar condicionado. Onde houver falhas ou pouca pressão, algumas bolhas começarão a se formar.

No caso de ser apenas uma conexão pouco apertada, basta rosqueá-la com mais força Agora, se houver furos ou outros danos, será necessário realizar a troca. No entanto, esse rompimento só pode ser ajustado por profissionais que dispõem de materiais e ferramentas adequadas. O rompimento precisa ser reparado com uma solda e, posteriormente, farão uma nova recarga de gás.

Nos dois casos (conexões pouco apertadas ou rompimentos), lembre-se de fazer a recarga do ar condicionado caso tenha perdido muito material. Nesse caso, é melhor procurar um especialista para auxiliá-lo no processo.

Cheque compressor do ar condicionado

Para que o ar condicionado esteja em perfeito funcionamento, o compressor do ar condicionado precisa estar lubrificado a todo momento. Se, mesmo por alguns instantes, essa lubrificação parar de acontecer, o ar condicionado não irá gelar.

Isso acontece por um defeito, desgaste ou má manutenção. Recorra a uma oficina especializada para que o reparo do sistema seja efetuado o quanto antes. Para garantir que essa manutenção esteja sempre correta, faça as revisões do carro nos períodos indicados. Isso ajuda a manter todos os componentes em perfeito funcionamento.

Procure por sinais de falha elétrica

Motivo também bastante comum para que o ar condicionado não esteja gelando, a falha elétrica costuma ser ignorada, mas é mais frequente do que se imagina. Nesse caso, os ventiladores param de funcionar, ou não funcionam de forma adequada, ventilando apenas internamente, não expelindo os ares pelas saídas. Esse processo faz com que  resfriado pelo sistema não se espalhe pelo carro, causando  problemas, desde a simples falta de refrigeração no interior do veículo até o sobrecarregamento do sistema que ficam sem ter para onde mandar o fluxo de ar.

Um especialista precisa analisar o sistema como um todo para identificar o problema e ajustá-lo. Neste caso, se o problema for mais simples, um auto-elétrico poderá resolvê-lo. Mas, caso o sistema tenha sido sobrecarregado demais, alguns componentes mecânicos do ar condicionado também precisem ser verificados.

Outros motivos pelos quais seu ar condicionado não está gelando

Além dos problemas citados acima, outras peças são responsáveis pelo ar condicionado não estar gelando. Algum defeito na ventoinha do condensador, por exemplo. Esse caso é motivado, em geral, pelo desgaste da peça.

Defeitos no compressor, o fusível do compressor do ar condicionado queimado, algum defeito em relé, que é mais difícil, porém possível de acontecer, além de defeitos na correia motivam o ar a não ficar gelado.

Ar condicionado automotivo não gela, o que pode ser? Vazamento de líquido 

Se notar, no chão, uma mancha de líquido clara, quase transparente, próxima ao assento do passageiro, pode ser problema com o ar condicionado. Isso é em função de uma condensação que se acumula do ar condicionado quando está soltando o ar frio.

Neste textoonde falamos um pouco sobre vazamentos de óleo e como identificá-lo, você também pode aprender que vazamentos desse tipo podem estar relacionados ao ar condicionado.

Um escorrimento mínimo de água é normal, mas se a quantidade for muita e a frequência alta, deve ser observado. Não é um problema grave quanto o vazamento do óleo de freio, por exemplo, mas precisa ser ajustado o quanto antes para que esse equipamento volte a funcionar adequadamente.

Dicas para aumentar a durabilidade do ar e evitar problemas

Ficou fácil identificar o problema pelo qual o seu ar condicionado pode estar passando, né? Mas, que tal evitar esses transtornos e tomar alguns cuidados diários para aumentar a durabilidade desse item?

Ligá-lo diariamente para ajudar na lubrificação, ponto que citamos acima, fazer a manutenção a cada seis meses, evitando, até, o acúmulo de bactérias, além de nunca ligar o ar após deixar o carro no sol, pois isso causa um choque de temperatura, demorando excessivamente a refrigeração, são atitudes que parecem simples, mas que influenciam diretamente no seu perfeito funcionamento. Leia mais sobre essas técnicas aqui.

Desse modo, você, dificilmente, terá que fazer essa pergunta: “Por que o ar condicionado não está gelando?”. É só ligar e se refrescar!

Gostou das dicas? O que você costuma fazer para deixar o ar condicionado do seu carro nos trinques? Conte pra gente nos comentários!

4.39 / 46 votos

Comentários

    1. Oi, Robson, tudo bem? Para este tipo de problema, indicamos que você consulte o manual do seu veículo ou procure um especialista que possa dar um parecer mais preciso sobre o estado do veículo.

  1. Com essas dicas percebi o quanto nós estamos desligados. Além do Ar do Carro. Só vamos dar falta quando estamos com pressa e sentindo calor. Quer dizer falta de cuidado nossa de fazer a manutenção correta. Obrigado pelas dicas Valeu.

  2. qual e melhor ligar o ar para circular internamente ou ligar o ar que vem de fora q parece desenho de uma flor qual e melhor deixa ligado em uma viagem e qual e melhor deixa ligado dentro da cidade? e porque? é verdade que o ar da flor que vem de fora puxa impurezas do chao e acaba sujando mais o filtro?

    1. Olá, Rodrigo, como vai? O uso da recirculação é indicado quando estiver passando por uma via que esteja com muita sujeira, fumaça, ou até mesmo quando estiver parado em um congestionamento, porém o uso desse recurso sempre não é indicado, principalmente se o carro estiver com alta temperatura, isso pode danificar o ar condicionado. Se estiver um clima mediano quando você estiver pegando a estrada, não há problema nenhum em usar a recirculação, é uma questão de preferência usar o sistema ou não. Sugerimos que consulte um especialista na área para saber se é real ou não esta afirmação.

  3. Ola o meu ar liga normalmente mas depois de um tempo ele desliga e só sai vento normal ja levei no cara e ele diz q arrumou mas ja faz uns 3 meses voltou a fazer a mesma coisa.

  4. Meu carro é um astra 2009, sempre que subo serra aparece um pouco de água no tapete do carona dianteiro,o que pode ser,?,pode me ajudar?

  5. Fui no mecânico para informar que sempre que subo serra aparece um pouco de água no tapete do carona dianteiro,ele me informou que é o núcleo do ar furado,mas o ar funciona normalmente,sua opinião está correta?,ele disse que vou gastar dois mil reais na troca do núcleo,me ajude, obrigado

    1. Olá, Luiz, como vai? Recomendamos que você consulte um segundo mecânico, para poder ter duas opiniões, assim, se o veículo realmente estiver com esse problema, será apontado.

  6. Tenho uma Ranger 2013, o ar gelando bem até demais mais depois de algum tempo o rendimento cai, já não sai o ar tão gelado, o que pode ser isso??

  7. Boa noite ligo o ar é só saí ventilação, levei no mecânico e me disse que era uma válvula próxima ao compressor saber dizer se é a válvula torre?

    1. Fabrício, como vai? Essa é uma especificação muito técnica, por isso, indicamos que você leve o seu veículo em um especialista para que ele lhe passe informações mais concretas sobre a peça. Mas, obrigado por nos acompanhar.

  8. Boa tarde alguem pode me ajudar, tou com um poblema no meu carro no ar-condicionado.ja fis teste de preçao e ta ok, de fusivel ta ok tambem, ai o mecanico falou que e o modulo.E eu percebi quando aperto o botao para ligar o ar a embreagem Maguinetica nao ta atracando no compressor.
    Meu carro e um grand siena
    Algue que pode me ajudar

    1. Quando vc liga o botão do ar a ventoinha aciona? Se estiver acionando e compressor não estiver armando, como vc disse que a pressão do gás está ok, prq o compressor só arma se tiver gás o defeito pode ser fio da bobina magnetica partida, mas antes veja se tem sinal no conector que vai para o compressor, se vc acionar o botão AC e tiver corrente ai o problema pode ser fio partido na bobina. Tive um problema assim no meu gol e o pior que o fio partiu no pé do compressor, sorte que deu pra tirar a polia e a bobina sem precisar tirar o compressor do lugar ai não perdi o gás.

  9. Boa tarde!!!

    O veículo e uma Renault Master (Van). O meu ar condicionado parou de gela. Verifiquei os Eletros Ventiladores ser tinham parados de funcionar. Estava funcionando os Eletros Ventiladores. Levei o veículo para oficina para melhores detalhes do diagnóstico. Não foi encontrado nenhuma irregularidade, foi colocado o gás e foi andar com o veículo. Saír da oficina gelando bem. Sendo que no dia seguinte apresentou o mesmo defeito gelando pouco. Quando estou parando com o veículo acelerando até 1.500 rpm gelar bem. Por gentileza o que pode ser por favor

    1. Olá, Carlos, recomendamos que você vá até a montadora do veículo e consulte os mecânicos da mesma, eles poderão identificar o defeito no veículo com maior precisão.

    1. David, tudo bem? Neste caso é indicado procurar um profissional para lhe passar uma avaliação mais detalhada. Pode ser que haja algum tipo de vazamento, por exemplo. =)

  10. Recentemente comprei um carro e o ar dele não funciona, ligo o ar sinto que o motor fica mais fraco porém não sai nenhum tipo de ar gelado ou quente, o que devo fazer ??

    1. Oi, Eduardo, como vai? Sugerimos que procure um especialista no assunto para lhe passar uma análise mais precisa do problema. Pode ser vazamento, problema no compressor, o filtro de ar… mas isso precisa ser analisado. Obrigado.

    1. Olá, Fabio, tudo bem? Além do gás e filtro, no texto nós indicamos outra possíveis causas que ocasionam no mau funcionamento do ar-condicionado, portanto após verificar conforme as recomendações, se não for encontrado o problema, você deve levar o seu veículo até um especialista para obter uma análise mais profunda.

  11. Levei meu carro na manutençao porque o ar praticamente nao gelava, fizeram a limpeza do filtro e nao acharam mais nenhum problema. Mas acontece o seguinte se o carro fica no sol ou se está muito calor sai apenas ar quente, deixo ligado mais de 5 minutos e nao gela, ai desisto. Só quando está na sombra e nao muito calor que ele gela um pouco.

    1. Olá, Claudia, tudo bem? Existe outros fatores além daqueles que você afirma ter melhorado, por isso, é melhor que você siga todas as recomendações do texto para tentar resolver este problema, você pode também , procurar um especialista na área para ter uma precisão melhor sobre a causa.

  12. Boa noite sra claudia seu carro por acaso é um corsa sedan classis se sim todas as pessoas q eu conheço que tem esse carro acontece o mesmo e por ironia do destino a ontece no meu também.

  13. Meu ar parou de gelar e levei no concerto e ele disse que o gas estava baixo e precisava dar uma carga, ele disse que colocou gas, na hora até gelou um pouco, mas antes de chegar em casa já estava com defeito de novo, fiz uma viagem para outro estado e lá fui em outro concerto e ele disse que estava com muita pressão por isso não estava gelando, ele pediu para baixar um pouco a carga e mesmo assim não funcionou. Voltei de viagem fui em outro concerto e ele olhou e disse que era falta de gas, deu uma carga e o ar gelou igual 100% e esta até hoje depois de 3 meses em perfeito funcionamento. Agora vai entender esses proficionais com os mesmos aparelhos e informações diferentes.

  14. Olá boa noite a um ano atrás o compressor do meu carro ficou ruim aí comprei um compressor original da marca de densor o rendimento dentro do meu carro era muito pouco aí levei a um técnico ele falou que era válvula de expansão aí troquei valvula eo núcleo evaporador no núcleo de marcar Royce EA válvula denso eo meu carro não gela dentro mas fora nós tubos gela pra caramba que fãs até crosta de gelo qual será o defeito estou perdido já gastei pra caramba e nada de resultado positivo meu carro é um gol g4 2008 fico no aguardo.

    1. Olá, Renato, como vai? A causa para esse problema pode ser um entupimento do tubo ou um estrangulamento, a sujeira impede a passagem do ar causando um acúmulo e formando o gelo. Recomendamos que leve a um especialista para ele fazer uma limpeza no tubo ou trocá-lo caso seja necessário.

  15. Bom dia! Amigo comprei um corsa classic 2006, o ar-condiconado não foncionava, levei na assistencia e mim indicarao o compresor e limpesar e gas, blz trocamos o compressor correia extensor polia fizerão limpezar e gás, blz o ar saiu gelado e uma garantia de 6 messes, já passarão mau 3 messes e fui la 3 fezes na primeiras blz normal, corrigirão na segunda tbm, já na terceira eu falei que era pra da um geito pois iria acabar a carantia e eu iria fica cm pobléma, ai que deu, o dono diz que pra não ter pobléma teria que compra um carro novo, tudo ficou em R$ 2.300,00, e a cada fez que vou dura uns poucos dias e vaza gás, estou pensando em pede pra ele troca as manqueiras do ar, pois elas não foi trocadas sera se resolveria o poblema?

    1. Olá, Daniel, como vai? Existem muitas causas que façam o ar-condicionado ter um mau funcionamento, cada uma delas é tratada de uma maneira específica. Recomendamos trocar a mangueira se de fato identificar que o problema é por conta dela. Caso for um palpite, você pode levar o veículo a um especialista para ele verificar com mais precisão de onde vem o problema.

  16. Eu tenho um gol g4 ap o ar dele só gela si tiver chovendo ou a noite si tiver calor Eli não gela o ai eu levei numa manutenção ele trocou o conpreçor e limpo o sistema o que pode Ser

  17. Ola boa noite tenho um astra gl 1.8 ano 2000 comprei a poucos dias logo vi que o ar nao funciona verifiquei as mangueiras estao gelando porem o ar nao passa para dentro do veiculo o que seria este problema poderia me ajudar antes de levar a um especialista no ramo por gentileza .

    1. Olá, Jonathan, como vai? O tubo do ar pode estar entupido, verifique com um especialista este ponto e os outros que falamos no texto. 🙂

    1. Olá, Rose, como vai? Verifique os itens que apontamos no texto para ver se está tudo normal. Caso não encontre nenhuma anormalidade, leve o veículo para um especialista analisar melhor.

  18. Boa noite, tenho um Mitsubishi Pajero o ar condicionado está a funcionar mais o compresor não deixa de trabalhar(ou disparar) acredito que ainda pode queimar, agradecia a vossa ajuda para saber o problema, obrigado.

    1. Olá, Ilidio, como vai? É necessário levar o seu veículo para um especialista verificar o que está acontecendo e resolver o problema. 🙂

  19. O ar do meu carro está apenas ventilando,do lado do motorista nem ventila.Meu carro não tem nem um ano de uso.No momento que apresentou o problema,pensei logo em levar em uma oficina.Depois que li essas dicas mudei de ideia.Vou observar o manual e tentar resolver o problema sem levar para oficina.Aprendi também sobre algo que sempre fazia que é ligar o ar após está muito quente no sol.Hoje não vou fazer mais isso.

  20. Tenho um Honda fit 2015 e o ar começa funcionando perfeitamente mas de uma hora pra outra para de ventar. Coloco no máximo e não sai ar. Aí desligo o ar e deixo só o vento, aí ele volta a ventar e te ligo o ar de novo e funciona. Mas pouco depois para de ventar de novo aí repito o processo. O que pode ser?

    1. Olá, Danilo, como vai? O problema pode ser causados por muitos problemas internos no ar. Recomendamos que verifique os pontos que apontamos no texto, e se não encontrar nenhuma anormalidade, leve o carro para um especialista da área.

  21. Olá tenho um Siena 2014 o ar dele só gela quando fico em constante aceleração e em tempo mais frio..quando fico parando em sinais ele não gela…pode ser feito algo?

    1. olá, Orlandoneto. O veículos deve ser levado para um especialista poder verificar qual a causa do problema. Você pode checar os fatores que indicamos nesse texto, caso veja alguma anormalidade, conte para o especialista.

  22. Olá tenho um Prisma e derrepente o ar dele parou de funcionar eu estava a caminho do trabalho posso descobrir se aconteceu algo com ele em casa mesmo ou preciso levar a um especialista

    1. Ailton, como vai? Verifique os itens que apontamos nesse texto, se não encontrar nenhum problema, será preciso levar o automóvel para um mecânico.

  23. tenho um corsa ano 1999,o ar dele não gela mais, sai somente ar quente o filtro de ar foi colocado a tres mes e não resolveu nada, também já percebi que não é vazamento pois sempre verifico se o chão fica molhado e não fica a ventoinha funciona normalmente, o que será, agradeço muito se mim ajudarem a indentificar esse problema, bom dia.

    1. Luis, como vai? Verifique os itens que apontamos nesse texto, se não encontrar nenhum defeito, leve o veículo para um especialista. 🙂

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *