1. Home
  2. »
  3. Carro

Vale a pena contratar o serviço de despachante do Detran?

Quer saber se vale a pena contratar o serviço de despachante do Detran? Neste artigo explicaremos tudo pra você. Confira!

papelada em cima de mesa de escritório

Quando é necessário fazer algum procedimento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na maioria das vezes, já se remete o pensamento de muita burocracia e complexidade. 

Isso pode gerar grandes dores de cabeça ou até tornar quase inviável, dependendo da disponibilidade de tempo. 

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Mas existe uma solução que vale a pena para quem deseja fazer o procedimento de forma mais simples: o despachante credenciado do Detran. 

Quer entender melhor quais as vantagens de contratar esse serviço? Continue a leitura!

O que faz um despachante do Detran?

Essa resposta é simples! Vamos a um exemplo: uma pessoa vai solicitar um serviço no órgão e se depara com a necessidade de entregar uma série de documentos. 

Seja para a renovação da carteira de habilitação, realizar uma vistoria veicular ou algo mais pontual, como solicitar a segunda via do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). São muitas exigências que podem dificultar a pessoa a seguir com o que deseja. 

O despachante do Detran é um profissional que vai auxiliar quem não possui tempo ou não entende do assunto para resolver este trâmite burocrático.

Dessa maneira, o contratante não precisará se preocupar com o andamento dos processos, e receberá o que precisa de uma forma eficiente. 

Portanto, todos os lados saem ganhando, o cliente por ser poupado de preocupação e tempo, e o despachante do Detran, remunerado pela prestação de serviço.

Primeiro emplacamento

Quando um indivíduo adquire um novo veículo, ele vem sem placa. O despachante credenciado faz o serviço de conseguir o emplacamento o mais rápido possível para não haver futuros problemas. 

Transferência

A transferência de nome do veículo usado para o nome do novo comprador é um serviço burocrático e que tem que ser feito de forma rápida, visto que, se o passar o prazo determinado, há aplicação de multas

 

O despachante de trânsito pode auxiliar o comprador a fazer isso de forma ágil e eficiente. 

Alteração de características do veículo

Alterações de cor, tipo de combustível ou troca de tamanho de pneus devem ser feitas conforme as regularidades do Detran

Segunda via de CRV ou CRLV

O CRV (Certificado de Registro do Veículo) e CRLV são documentos fundamentais para qualquer condutor que possua um veículo. 

 

  • CRV:  é emitido uma vez e não possui prazo de validade;
  • CRLV: deve ser emitido todos os anos e possui objetivo de mostrar que o veículo está apto a circular. 

 

Dessa forma, o despachante do Detran auxilia a emitir tanto a primeira como a segunda via em caso de perda ou roubo, facilitando os processos burocráticos envolvidos no procedimento. 

Troca de município ou estado no registro

A troca de município ou estado de veículo deve ser feita pessoalmente, pois não há qualquer programa online para esse serviço.

Comunicação de venda

A comunicação ao Detran é fundamental no momento da venda do veículo pois, caso o novo proprietário obtenha multas ou sofra algum acidente, todos os encargos vão para o antigo dono, gerando diversas dores de cabeça. 

 

Esse processo deve ser feito logo após a venda do veículo, e o despachante orienta sobre o preenchimento adequado de todos os dados do documento de compra e venda.

Baixa definitiva de veículo como sucata

A baixa definitiva do veículo como sucata é dada quando o automóvel já apresenta diversos problemas técnicos e passou por acidentes, não podendo mais circular pelas ruas. 

Para dar essa baixa, é necessário passar por diversos processos burocráticos e o despachante auxilia em todos os trâmites de regularização documental. 

Vale a pena contratar?

Primeiramente, é importante destacar que essa questão varia, de acordo com opiniões diferentes de pessoas que precisam fazer algum procedimento no Detran. 

Além disso, são diversos pontos que agregam ou não para tomar esta decisão. Afinal, cada pessoa possui uma condição financeira diferente, disponibilidade de tempo, etc.

O que você deve perguntar a si mesmo é: quanto vale o meu tempo? O despachante do Detran, com certeza, vai resolver as pendências com o órgão de forma ágil. Sem contar a maior chance de efetividade, pois é a área em que ele atua. 

Portanto, não há chances de algum documento estar incorreto ou não ser aceito, por exemplo, tornando tudo mais rápido.

Mas, o gasto com esse serviço também deve ser analisado, pois, em grande parte dos casos, custa acima do que as próprias taxas que devem ser pagas ao órgão. Por isso, não deixe de analisar os valores para cada necessidade a ser auxiliada pelo despachante do Detran.

Porém, é certo que se o seu tempo é corrido e a ida ao Detran vai atrapalhar a sua semana, o despachante de carro vai auxiliar nesses processos, que muitas vezes exigem diversas burocracias e papeladas. Então, vai da sua disponibilidade e do seu bolso escolher se vale a pena ou não contratar esse profissional. 

Falando sobre prestação de serviço, outro ponto importante nesse assunto é a contratação de um seguro auto

Este é o único que oferece proteção ao proprietário caso aconteça um imprevisto com o automóvel como sofrer uma colisão de terceiros ou até um roubo e furto no trânsito. Lembrando sempre que a proteção veicular não é seguro! 

Por isso, faça uma cotação com a Minuto Seguros e não deixe o seu carro ficar desprotegido! 

3 / 2 votos

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.