Home » Carro » Dicas

Entenda qual é a diferença entre roubo e furto de veículo

Uma das situações mais incômodas para qualquer proprietário de veículo é ter o seu carro levado por criminosos. Infelizmente, esse tipo de acontecimento é muito comum no Brasil. Apesar de ser algo ruim de qualquer forma, existem diferentes qualificações para a subtração de bens. Saber qual é a diferença entre roubo e furto é importante na hora de registrar o boletim de ocorrência e também no momento de acionar o seguro.

Para se ter uma ideia, o Brasil tem, em média, um roubo ou furto de automóvel por minuto. Estes números apenas reforçam o quanto é importante se proteger com a contratação de um seguro auto para o seu veículo.

roubo e furto

Com o seguro auto, você recebe indenização em caso de roubo ou furto do veículo. Além disso, conta com benefícios como assistência 24 horas no caso de quebra, carro reserva para auxiliá-lo, além de apoio financeiro se o seu carro sofrer sinistros que resultem em perda parcial ou perda total.

Garanta a sua tranquilidade e faça uma cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do país. Assim, garantimos uma proposta que esteja de acordo com o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário ou clicar no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fala com um de nossos consultores.

COTE SEGURO GRÁTIS AGORA

Agora, vamos esclarecer a diferença entre roubo e furto.

Diferença entre roubo e furto

Roubo

roubo e furto - roubo armado

Imagine que você está no seu carro esperando um amigo para sair para jantar. De forma inesperada, um indivíduo lhe aborda armado e leva o seu veículo. Esta situação é um claro exemplo de roubo.

O roubo é caracterizado quando há a subtração de um bem, que neste caso é o veículo, mediante uma grave ameaça, violência ou por um meio que diminua a chance de resistência da vítima.

Segundo o artigo 157 do Código Penal, a pena para quem é condenado por roubar vai de quatro a dez anos de prisão.

Furto

roubo e furto - furto

Agora, coloque-se na seguinte situação. Este mesmo amigo convidou-o para jantar na casa dele. Ao chegar no endereço, você deixa seu carro estacionado na rua. Porém, na hora de voltar, seu carro não está mais lá. Neste caso, trata-se de um furto.

Quando a subtração do bem é feita sem que haja qualquer tipo de ameaça à vítima, o crime é considerado furto. Porém, existem dois tipos de furto: o qualificado e o simples.

De acordo com o artigo 155 do Código Penal, para que o furto seja considerado como qualificado, é necessário que haja destruição ou rompimento de obstáculo, abuso de confiança, uso de chave falsa ou mediante fraude. Caso o seu carro seja arrombado e posteriormente levado, essa ação é considerada furto qualificado.

Quando não há indícios de ter havido um furto, ele é tido como simples. Sem sinais de arrombamento, nada quebrado ou rasgado. Como quando você deixa o celular na mesa e vai ao banheiro, e quando volta ele não está mais lá.

Roubo e furto: como agir após passar por um deles?

O primeiro passo é registrar o B.O (Boletim de Ocorrência). Além de ser uma prática recomendada após qualquer tipo de crime que seja cometido contra você, ele será requerido pela sua seguradora.

É importante também realizar rapidamente o aviso de sinistro para a seguradora. Se quiser, pode entrar em contato com a Minuto que oferece um Pós-Vendas de qualidade. Você precisará enviar determinados documentos que serão solicitados.

Após a entrada neste processo, a seguradora deverá pagar a indenização em até 30 dias. Caso seja perda total, o valor pago será o atual do seu automóvel de acordo com a Tabela Fipe do mês vigente.

Ficou com alguma dúvida sobre as diferenças entre roubo e furto? Mande pra gente nos comentários.  

Comentários

    1. Edson, como vai? Bom, se você não deixou a porta do carro destrancada ou a chave no contato, a chance de ter sido um roubo qualificado é muito grande.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *