Sensor de rotação: o que é, principais defeitos e como arrumar
O sensor de rotação é uma peça essencial para o carro. Em alguns modelos, inclusive, o carro pode até parar de funcionar se ele estiver com problema. Confira como essa peça funciona, sinais de que está com problema, preço para a troca, etc.
25 ago 2023
Atualizado em 25 ago 2023
9 minutos
De Leonardo Cruz
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O universo automotivo é repleto de complexidades e detalhes que podem parecer enigmáticos. Entre as inúmeras peças e componentes que compõem o veículo, o sensor de rotação se destaca como um elemento vital para o funcionamento do motor. Mas o que é exatamente esse sensor, e por que ele é tão crucial?
Se você já se fez essa pergunta, está prestes a embarcar em uma jornada de conhecimento que desvendará os mistérios dessa peça fundamental. Continue lendo para explorar o sensor de rotação em detalhes, desde sua função e importância até os sintomas de defeito e as possíveis soluções.
O sensor de rotação é uma das peças mais importantes no sistema de injeção eletrônica dos carros modernos. Ele fica localizado próximo ao bloco do motor ou ao virabrequim e desempenha a função crucial de medir a velocidade de rotação do motor em RPM, por meio de pulsos digitais captados na roda dentada do virabrequim, e repassados para a central de controle.
A importância dessa peça é tamanha que, em alguns modelos, o carro simplesmente para de funcionar caso ela apresente problemas. Por isso, é fundamental que os proprietários realizem manutenções preditivas e preventivas não só no sensor de rotação, mas em todas as peças do veículo, evitando problemas graves e gastos desnecessários com reparos.
Como funciona
O sensor de rotação informa para a unidade de comando eletrônica a rotação e a posição instantânea do virabrequim. Em termos técnicos e mecânicos, essa é a parte mais importante do funcionamento do carro.
Esse processo de troca e envio de informações é considerado tão importante, porque é nesse momento que a unidade de comando do motor realiza o cálculo do momento exato da injeção eletrônica começar a realizar o seu trabalho.
Por isso, o sensor de rotação é uma peça vital para o funcionamento do motor do carro. O Uno é um exemplo emblemático do tipo de carro que não irá funcionar se essa peça não estiver em seu perfeito estado.
Se quer entender mais sobre o funcionamento do sensor de rotação assista ao vídeo abaixo.
O que acontece quando o sensor de rotação está com defeito
Quando o sensor de rotação do carro está com defeito, pode causar vários problemas com o veículo. Isso porque o sensor de rotação é responsável por medir a velocidade de rotação do motor e enviar essa informação para o módulo de controle do carro, que a utiliza para fazer ajustes nos sistemas de injeção de combustível e ignição.
Os principais sintomas de sensor de rotação ruim são:
Motor fora de ponto: o motor consegue ligar, mas fica fora de ponto.
Perda de potência: quando o sensor de rotação está defeituoso, o módulo de controle pode não receber a informação correta sobre a velocidade do motor, o que pode levar a uma perda de potência.
Dificuldade em dar partida no motor: O motor pode não ligar liga, afinal, sem referência da posição de cada pistão, o sensor não consegue calcular a injeção e ignição.
O sensor de rotação é um componente crucial do carro, sendo assim, quando ele apresenta problema pode causar uma série de problemas no veículo. Continue lendo para entender como identificar os problemas na peça.
Como arrumar os problemas no sensor de rotação
Você já confirmou que tem um problema no sensor de rotação, é hora de entender como encontrar a solução. A má notícia é que normalmente a solução é fazer a troca da peça, mas é possível fazer alguns procedimentos antes de ter que recorrer à substituição:
A primeira saída é inspecionar as tomadas e plugues que existem no caminho até a central de injeção. Pode ser que haja algum tipo de mau contato nessas partes que possa estar interferindo no bom funcionamento do sensor.
Também pode haver excesso de sujeira na ponta do sensor de rotação, principalmente para quem costuma andar em terrenos diferentes, como barro e terra. Isso pode paralisar ou até mesmo estragar esta peça. Esse tipo de defeito pode fazer o motor do carro não funcionar, como se estivesse apresentando pane seca por falta de combustível. Para resolver esse problema, basta limpar e recolocar o sensor.
Se você não estiver se sentindo confortável para fazer a manutenção do sensor, leve o carro a um especialista de confiança.
Quanto custa a troca do sensor de rotação
Se depois de todos esses testes você identificar problemas no sensor de rotação, a indicação é que a troca do dispositivo seja feita quanto antes. Vale citar que não é recomendável trocar a peça por uma usada ou de segunda mão. O risco dela não durar e você jogar seu dinheiro e a saúde do seu carro no lixo são grandes.
O preço de um sensor de rotação é em média R$80. Um valor bem acessível para uma peça com longa duração, além de uma mão de obra barata. Mas lembre-se de realizar essa troca e manutenção com um especialista.
Tire suas dúvidas
Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o sensor de rotação.
Como identificar problemas no sensor de rotação?
Nesse tópico vamos listar alguns procedimentos que irão garantir que a peça está funcionando bem e não necessita de troca.
Teste de tensão de resistência elétrica com multímetro – o multímetro é conectado diretamente nos terminais do sensor de rotação para avaliar se os fios estão funcionais.
Teste de tensão de corrente alternada com multímetro – o multímetro é utilizado para conectar a tensão da corrente alternada enviada pelo sensor de rotação, além de avaliar a resistência elétrica do indutor.
Teste com um osciloscópio – equipamento que irá analisar alguns sinais do sensor de rotação, como a frequência, a amplitude, a forma da onda e outras informações. Esse tipo de teste é um pouco mais específico, principalmente por usar uma ferramenta que, em geral, não temos em casa.
É sempre importante reforçar que caso você queira fazer testes mais aprofundados para saber mais sobre o sensor de rotação, o indicado é procurar um mecânico especializado, que certamente terá as ferramentas e o maquinário necessários para dar um diagnóstico sobre o estado da peça e sobre seu tempo de vida útil.
Carro acelerando sozinho é problema no sensor de rotação?
Não diretamente. Se o motor do seu carro está acelerando sozinho quando você está no semáforo ou com o carro em movimento, você pode estar com folga no virabrequim. Ao pisar na embreagem, o sensor de rotação acaba transmitindo informações incorretas.
Sensor de fase e sensor de rotação são o mesmo?
Não, o sensor de fase tem como função principal informar ao Módulo de Controle Powertrain (PCM) qual a posição do eixo do comando de válvulas. Sendo assim, a partir dessa informação, o PCM vai analisar e comparar o sinal do sensor de rotação. A origem de ignição e a injeção sequencial do motor são determinadas graças à contagem feita em ambos os sensores da PCM.
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