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O que é o sensor de rotação e porque ele é tão importante para o seu carro?

O carro é, realmente, uma máquina com diversas particularidades e muitas peças para serem entendidas e conhecidas. Entre as principais, podemos citar a correia dentadavelas de ignição, junta homocinética e etc. Mas, não podemos deixar de mencionar o sensor de rotação, fundamental para que o carro possa executar suas funções e funcionar corretamente.

sensor de rotação -

A principal função do sensor de rotação é medir a velocidade de rotação do motor (RPM), por meio de pulsos digitais captados em outra peça importante para o carro, a roda dentada do virabrequim, que a repassa para a central. Siga lendo esse artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre essa peça!

Afinal, o que é o sensor de rotação?

sensor de rotação - Afinal, o que é o sensor de rotação?

O sensor de rotação é um componente essencial no sistema de injeção eletrônica do carro. Tão fundamental, que, em alguns modelos o carro pode parar de funcionar se a peça estiver com problemas.

Com o fim dos distribuidores, o sensor de rotação começou a ganhar relevância para os carros. Ele se tornou responsável por enviar os pulsos negativos para a central da injeção do automóvel, funcionando como um imã enrolado a uma bobina dentro de um recipiente cilíndrico e selado.

Por isso, é importante fazer manutenções preditivas e preventivas não somente no sensor de rotação, mas em todas as peças do carro, evitando problemas graves e uma fortuna em gastos com reparos no veículo.

E, por falar em cuidados importantes com o carro – como a manutenção periódica -, não podemos nos esquecer da melhor maneira de proteger o veículo: fazendo um seguro auto.

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Voltando agora ao tema sensor de rotação, vamos lhe mostrar mais algumas especificidades dessa peça tão importante para o carro, como: o preço para realizar a troca, quando ela deve ser trocada, se algo pode ser feito quando ela começar a apresentar sinais de problema entre outros.

Como funciona o sensor de rotação?

sensor de rotação - Como funciona o sensor de rotação?

O sensor de rotação informa para a unidade de comando eletrônica a rotação e a posição instantânea do virabrequim. Em termos técnicos e mecânicos, essa é a parte mais importante do funcionamento do carro.

Esse processo de troca e envio de informações é considerado tão importante, porque é nesse momento que a unidade de comando do motor realiza o cálculo do momento exato da injeção eletrônica começar a realizar o seu trabalho.

Por isso, o sensor de rotação é uma peça vital para o funcionamento do motor do carro. O Uno é um exemplo emblemático do tipo de carro que não irá funcionar se essa peça não estiver em seu perfeito estado.

Como identificar possíveis problemas no sensor de rotação?

sensor de rotação - Como identificar possíveis problemas no sensor de rotação?

O sensor de rotação é uma peça muito particular no que diz respeito a solução de problemas, pois em quase todos os casos, a troca é a única saída possível. Entretanto, alguns procedimentos podem ser tentados antes de ter que recorrer à substituição da peça.

A primeira saída é inspecionar as tomadas ou plugues que existem no caminho até a central de injeção. Pode ser que haja algum tipo de mau contato nessas partes que possa estar interferindo no bom funcionamento do sensor.

Além disso, o excesso de sujeira na ponta do sensor de rotação, principalmente para quem costuma andar em terrenos diferentes, como barro e terra, pode paralisar ou até mesmo estragar esta peça. Esse tipo de defeito pode fazer o motor do carro não funcionar, como se estivesse apresentando pane seca por falta de combustível.

Em alguns casos mais específicos, o motor pode funcionar momentaneamente até desligar depois de alguns minutos. Outro sintoma de que o sensor de rotação pode estar com problemas é quando a rotação do motor fica irregular.

Como testar o sensor de rotação?

sensor de rotação - Como testar o sensor de rotação?

Estes são outros procedimentos que irão garantir que a peça está funcionando bem e não necessita de troca. Para testar o sensor há algumas alternativas, como com o multímetro, que irá avaliar a tensão de corrente alternada enviada pelo sensor de rotação, além de avaliar a resistência elétrica do indutor.

O teste com um osciloscópio, por sua vez, irá analisar alguns sinais do sensor de rotação, como a frequência, a amplitude, a forma da onda e outras informações. Esse tipo de teste é um pouco mais específico, principalmente por usar uma ferramenta que, em geral, não temos em casa.

Caso você queira fazer testes mais aprofundados para saber mais sobre o sensor de rotação, o indicado é procurar um mecânico especializado, que certamente terá as ferramentas e o maquinário necessários para dar um diagnóstico sobre o estado da peça e sobre seu tempo de vida útil.

Preço de um sensor de rotação

sensor de rotação - Preço de um sensor de rotação

Se depois de todos esses testes você identificar problemas no sensor de rotação, a indicação é que a troca do dispositivo seja feita o quanto antes. Vale citar que não é recomendável trocar a peça por uma usada ou de segunda mão. O risco dela não durar e você jogar seu dinheiro e a saúde do seu carro no lixo são grandes.

O sensor de rotação tem preço médio de R$80. Um valor bem acessível para uma peça que tem longa duração, além de uma mão de obra barata. Mas lembre-se de realizar essa troca e manutenção com um especialista.

Se você ainda tem dúvidas sobre o sensor de rotação, deixe seu comentário para nós! A Minuto Seguros está sempre à disposição para te ajudar a proteger seu carro

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Comentários

  1. Tenho um laguna v6 automatico 1995 paro de pegar do nada sera que pode ser sensor de fase ou ordem dos cabos de vela pois foi tirado os cabos e aonde fica o sensor de fase

    1. Olá, Marcio, como vai? Pelo ano do automóvel, recomendamos que faça uma verificação geral no automóvel, o problema pode ser mais do que o sensor de rotação. Cheque os itens que apontamos no texto, e leve o veículo ao mecânico.

    1. Geraldo, ficamos felizes que gostou de nosso texto, não deixe de ler outros em nosso Blog. Respondendo sua pergunta, não há como o sensor causar esse problema, recomendamos que leve o veículo em um mecânico para checar o que está causando isso.

  2. Boa tarde tenho um polo sedan 2011 com 242mil km rodados e essa semana identifiquei um funcionamento irreguar do motor (como se tivesse acelerando e o mesmo ficava com o marcador oscilando entre 1000 e 1500 RPM’s) levei ao mecanico e o mesmo fez uma limpeza no sensor de rotacao e a primcipio ficou tudo bem…Cito ainda um tremor estranho no motor antes da citada limpeza…seria so essa a solucao do citado problema??

    1. Andre, como vai? Recomendamos que leve o veículo de volta o ao mecânico e pergunte sobre o tremor que está sentindo. É preciso analisar se é ou não uma consequência da manutenção do automóvel.

  3. Ola … li o documentário achei mt intesante…parabéns pelas as informações repasadas… tenho um astra 2.0 2003 no começo quando ele quente tirava o pe do acelerador e a rotação baixava a rotação ele apaga e demora a voltar a fuciona (parece q quando ele esfria um pouco ele funciona) mas fo8 ficando mais costante ate nem frio mais ele funciona e quando pega logo ja apaga.. sera ese sensor o poblema!..a impressão q da e q ta sem gasolina (partida seca)

    1. Olá, Alex, como vai? Você precisa verificar o sensor de seu veículo e caso esteja com problema realizar a troca. Procure um mecânico para ajudar você nesse procedimento.

  4. Tenho uma Tucson 2007 e do nada ela começou a ficar fraco motor rateando levei no mecânico foi passado o scanner e constatou o sensor de rotação. Pode ser ou não o sensor poderia me tirar essa dúvida

    1. Alexandre, como vai? Se o motor do carro estiver falhando, principalmente quando é acelerado, é preciso verificar as velas e os cabos, mas também é possível que seja a bobina, e neste caso, a luz de injeção vai acender no painel. Recomendamos que também verifique esses itens, mas, a verificação do scanner é muito relevante nesses casos.

  5. Boa tarde gostaria de saber se o sensor de rotacao com defeito impedea leitura do cambio automatico para central do veiculo quando esta no automatico obgd vecra ano 2000 16v automatico

  6. Tenho um passat alemão 1995 começou interrompendo depois funcionando depois parou e não mais funcionou levei em três mecânicos tem 15 dias agora descobriu que é o sensor de rotação pedir por Internet e será que é ese o problema? ?

    1. Oi, Manoel, tudo bem? Não conseguimos identificar qual tipo de problema o seu carro pode estar passando. O que, de fato, não funcionou, ele por completo? Pedimos desculpa, mas, não conseguiremos passar uma previsão do que pode ser. Nesse caso, o melhor a fazer é levar no seu mecânico de confiança mesmo.

  7. Bom dia amigos, tenho um Hyundai i30, 2014, automático. Há alguns dias o carro tem apagado momentaneamente, não é sempre, notei que ele só apaga quando estou em baixa velocidade, já levei ao mecânico que passou o scanner e não constou nada, será o sensor de rotação?

    1. Jefheter, de fato é um problema muito específico. Pode ser que seja o sensor de rotação, mas indicamos que leve o seu carro em outro mecânico para uma análise mais profunda.

  8. Boa noite! Gostei da explicação. Mais tenho uma duvida o meu carro é um uno way 2011 1.4 quando saio com ele que chego em casa desligo o carro que vou abri a garagem e depois vou ligar o carro ele não pega mais tenho que espera ele esfriar 10 minutos ou mais ai ele pega. “Cera o sensor de rotação? ” aguardado resposta desde já agradeço.

    1. Joan, tudo bem? Provavelmente não é não. Pode ser que o tanque de partida a frio do seu carro esteja vazio, o que implica na hora de dar a partida.

  9. Bom dia grato pela aula.
    Tenho uma Nissan primeira motor Qr25 ele aqueceu por problemas na junta da cabeça, e depois de trocar não lança corrente nas bobinas, o problema pode estar no sensor de rotação?
    Saudações

    1. Oi, Paulo, tudo bem? Sim, faz sentido! Pode ser que o problema esteja, de fato, por lá. É bom levar o seu carro para que possam dar uma olhada e constatar, de farto, o que está acontecendo.

  10. Achei bastante interessante esse assunto. Tenho um renault symbol em que a rotação dele trabalha na faixa de 500 rpm, de uns dias pra cá começou a oscilar para 250 rpm, depois que ele esquenta fica por alguns segundos depois volta ao normal. Seria por acaso sintoma do sensor de rotação?

  11. Tenho uma hillux 2010 automatica, quando entro numa curva pra direita a luz do combustível pisca e ativa um sinal sonoro.Sera q pode ter haver com esse sensor?

  12. Eu tive um problema com o sensor, já fiz a substituição e o consumo do carro simplesmente mudou muito…não fazia 6 de média, agora tá fazendo 8.5… jetta 2.5 170cv.. nunca ouvi falar que o sensor tinha interação no consumo

    1. Leo, como vai? De fato, esse é um problema estranho, pode ser que no momento da troca, algum outro componente tenha sido afetado. Vale a pena levar novamente no lugar que você realizou a troca para uma análise mais detalhada.

  13. Bom dia,Achei bastante interessante esse assunto. Tenho um corsa classic 2015 quando do a primeira partida o carro tem dificuldade de pegar as vezes tenho que da na partida mas de uma vez e quando pega ele ficar oscilando e depois de 2 minutos volta ao normal, isso acontece mas na primeira partida. levei pra passar o Scanner não apresentou defeito algum, o profissional que passou o Scanner foi verificar a rotação do carro no Scanner ele mostrava 440 rpm e no painel mostrava 800 rpm. isso pode ser problema no sensor de rotação ?

    1. Flavio, tudo bem? Essa diferença não deveria acontecer, por isso, pode ser que haja um problema, sim. Indicamos que você leve o carro a um especialista para que haja uma análise mais minuciosa.

  14. Olá,meu carro é um Siena,ele fica falhando sempre em 1 e 2,já troquei bobina,cabo de vela,bicos e continua falhando e apagando,mas andando com mais de 40km nao falha,Ja foi feito limpeza dos bicos,e ja foi passado o escaner,pode ser o sensor de rotação?

    1. Oi, Brena, tudo bem? Sim, é uma possibilidade. O problema pode estar ligado ao sensor de rotação, por isso, indicamos que você leve a um bom mecânico para que ele dê uma olhada.

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