Caixa de direção: qual sua função e principais problemas

Caixa de direção do carro

Quer saber mais sobre a caixa de direção? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar como você pode identificar que seu carro está com problemas.

Atentar-se aos mínimos detalhes quando estiver dirigindo o seu carro é muito importante, ainda mais quando ele apresenta alguns problemas simples de serem identificados. A caixa de direção é responsável por transferir o giro do volante às rodas e esterça-las, por isso, qualquer diferença sentida ao guiar o carro deve ser analisada imediatamente.

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Entende-se que a caixa de direção é um item de longa durabilidade, quase o mesmo tempo que a do veículo, mas, para isso, precisa ter alguns cuidados. Fique de olho, porque quando os defeitos aparecem, eles costumam ser bem caros e necessitam de um especialista para ajustar com precisão.

Para que serve a caixa de direção

A caixa de direção é um dispositivo que faz parte de um sistema combinado de peças e de engrenagens responsável por levar o movimento do volante para as rodas.  A caixa de direção permite entrada de fluido sob pressão para uma das suas duas câmaras, auxiliando na rotação das rodas com o mínimo esforço do condutor.

Quais os tipos de caixa de direção

Existem quatro tipos de caixa de direção:

  • Hidráulica;
  • Mecânica;
  • Eletro-hidráulica;
  • Elétrica.

Qual o problema mais comum da caixa de direção?

O problema mais comum se dá pela falta de manutenção e é conhecido como folga na caixa de direção, gerada pelo esforço empreendido nas peças. Abaixo você pode entender mais sobre ele.

Como descobrir se o carro está com folga na direção?

Para descobrir se seu carro apresenta esse problema, pare seu carro completamente e deixe o motor ligado e a direção centralizada. Após isso, tente girar o volante nos dois sentidos e tente perceber se as rodas estão realmente acompanhando os movimentos que você faz ao volante.

Caixa de direção com folga tem conserto?

Sim, esse não é um problema tão grave na caixa de direção, visto que uma ida à oficina para ajustar os componentes pode resolver os problemas em pouquíssimo tempo.

No entanto, um especialista precisa ser chamado para resolução desse caso. Mesmo sendo mais simples, não é qualquer pessoa que está apta para mexer na caixa de direção. Em alguns casos, mesmo quando somente uma peça apresentar defeito, o sistema precisa ser desmontado em sua totalidade, por isso, na hora da remontagem é preciso que tudo seja feito corretamente para não ocasionar problemas.

Como saber se a caixa de direção esta com problema

Conheça abaixo os quatro principais sinais de que você pode estar com problema e saiba o que fazer.

Ruídos ao esterçar o carro

Se você escutar barulho na roda dianteira quando faz curvas mais acentuadas ou quando está esterçando o volante você tem um indício de que a sua caixa de direção está com problemas.

O volante não pode produzir nenhum tipo de barulho ao realizar essas manobras, ainda mais nos modelos mais modernos com direção  hidráulica e elétrica. A direção manual até pode produzir barulhos devido ao desgaste das peças, por isso é bom fazer uma checagem para garantir que não há nenhum defeito.

Se a caixa de direção está com problemas e as rodas não conseguem ser esterçadas, acidentes graves podem acontecer, tanto com os ocupantes do carro como em outros veículos próximos. Atente-se aos mínimos sinais que o carro possa dar. Isso vai fazer muita diferença tanto nas manutenções preventivas quanto na hora de identificar o problema para o seu mecânico de confiança.

Outros problemas decorrentes dos ruídos podem estar ligados ao desgaste acentuado no componente e nas peças do sistema, como a barra, caixa e terminais de direção. Carros que são usados de forma muito intensa, como os de frotas de empresas, provavelmente irão apresentar alguma irregularidade mais cedo. Mas, nesse caso, geralmente o problema não está na caixa de direção inteira, somente em alguma peça que pode ser reparada de maneira mais simples e com um custo bem menor.

Volante duro e em manobras difíceis

Outro indício bem comum de ser notado quando o carro está com problemas na caixa de direção é percebido ao fazer manobras, devido ao volante duro. Se o volante está muito rígido e você encontra dificuldades para fazer manobras, como uma baliza, é um sinal bem evidente de que há algum problema. Esse é um sinal mais forte quando o volante é hidráulico ou elétrico, pois são tipos de direções mais macias e que possibilitam que as manobras sejam mais fáceis e com menos  esforços. Dificuldades para fazer manobras não podem passar despercebidas, por isso, atente-se.

É importante que o carro seja levado a um mecânico de confiança para analisar o problema, pois, como dito anteriormente, é uma peça que está envolvida diretamente com a segurança do carro. Autorizadas e concessionárias são os lugares mais indicados para reparar esse tipo de problema.

Um barulho ou dificuldade para manobrar o carro pode ser confundido com um problema na junta homocinética, que serve exatamente para que o carro possa se movimentar com as rodas viradas. A junta também é responsável por fazer a ligação entre o semieixo do carro e o cubo das rodas.

Volante vibrando

Demos algumas explicações sobre os problemas com as vibrações do volante neste texto aqui, mas é bom atentar-se que a caixa de direção com problema também pode estar influenciando nessas tremedeiras.

No entanto, além da caixa de direção, outras suposições podem aparecer, como: carro sem alinhamento ou balanceamento, pneus com pouca calibragem, freios com problema, entre outros. O sinal da vibração no volante é bem grave e não pode passar sem uma consulta de algum especialista. Até mesmo o coxim do motor pode indicar vibrações no volante ou ruídos estranhos.

Porém, o coxim do motor apresenta mais variações de problemas. Um exemplo claro é quando o carro está parado em um farol ou no trânsito e, ao arrancar, o carro emite um barulho muito forte. O coxim do motor ou do câmbio pode estar desgastado e necessitando reparos urgentes.

Demora na resposta do volante

Imprecisão ou demora na resposta dos movimentos feitos no volante são fortes indícios de folga na caixa de direção. Essa folga pode ser causado pelo desgaste de componentes do sistema hidráulico ou vazamentos de fluídos, caso a direção seja hidráulica.

Quanto custa uma caixa de direção nova?

A mão de obra desse tipo de serviço costuma não ser muito barata, pois não é qualquer profissional que se arrisca a mexer na caixa de direção de veículos, ainda mais os importados que possuem peças mais delicadas.

Quem tem curiosidade em saber o preço de uma caixa de direção nova, a resposta varia bastante. Os preços podem variar de R$2.450, em um Uno 1.0 com direção hidráulica, até mais de R$8.000 em um Golf, 1.4 com direção elétrica.

Se o carro for importado e com direção elétrica, o custo tende a subir ainda mais. Por isso, fica difícil precificar esta peça tão complexa. Para evitar problemas no carro e, principalmente, na caixa de direção, realize manutenções periódicas em seu carro

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguros auto do país. Na Minuto, são feitas cotações em mais de 16 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 para falar com um de nossos consultores.

É assim que funciona a caixa de direção do seu carro. Caso haja dúvidas sobre o assunto, deixe nos comentários abaixo.

216 comentários sobre “Caixa de direção: qual sua função e principais problemas

  1. Estou com um poblema na direção dum fiesta 2013 ,Ele foi batido a frente,E desde isso a direção Nao presta,Já troquei a bomba nao resolveu,Mais tem um cano que sai da bomba tá com um amassado será que pode ser ele o poblema.

    1. Olá, Bernadino, tudo bom? Como foi explicado no texto, existem muitos fatores que podem causar problemas na direção do veículo, o mais apropriado é você checar essas alternativas com um especialista da área. 🙂

  2. Olá,eu me chamo Roberto, bom há alguns dias quando estava a caminho de casa, no momento em que fui fazer uma curva notei que a direção do meu carro travou, depois de forçar o volante voltou ao normal, e agora continua travando sempre nas curvas. Alguém pode me explicar que problema é esse.

    1. Olá, Roberto, tudo bem? Recebemos bastante relatos do mesmo problema aqui, nós recomendamos que você verifique em seu veículo as recomendações que passamos no texto, e caso não resolva, consulte um especialista da área. 🙂

    1. Olá, Raimundo, tudo bem? Esse problema pode ter sido gerado durante a manutenção da caixa hidráulica do veículo, recomendamos que volte ao mecânico e explique o caso.

    1. Olá, Silvania, tudo bem? Pode ser apenas um problema simples na caixa de direção do veículo, ou pode ser necessário trocar o câmbio do carro, de toda forma, você precisa levar em um mecânico para identificar o problema.

  3. Boa Noite, hoje levei o meu carro Prisma Joy 2010 ao mecânico, estava com uma certa vibração no volante, o mecânico examinou e viu que a lata que segura preso o setor do volente esta se desprendendo, será um defeito de fabricação?Sou o 2º dono do carro estou com ele a 30 dias.

    1. Olá, Cleber, como vai? Não podemos afirmar que é um problema na fabricação, pois muitas situações podem causar esse defeito. A pessoa mais indicada para passar essa afirmação seria o próprio mecânico.

  4. Olá!eu tenho um Fiat ideia 1.8 lok,e alguns dias atrás ele começou a ficar um pouco duro para uns dos lados, não é falta de olho,pois já verifiquei,é também já troquei a bomba idraulica,oque pode ser?

    1. Olá, Edigar, tudo bem? Existe muitas possibilidades para esse problema, caso você verifique todos os pontos que levantamos no texto e ainda não resolva, recomendamos que leve o veículo para um mecânico fazer uma análise. 🙂

    1. Oi, Nilza, como vai? Recomendamos que você confira todos os fatores que indicamos nesse texto. Caso o problema não seja resolvido, você precisará levar o veículo até um mecânico.

  5. Boa noite,
    No meu carro ouvir um batulho que não consigo identificar de onde vem. Tenho duvidas se tal barulho possa vir da caixa de direção.
    Por favor podem me mandar alguma informação.?

    1. Olá, Rogério, tudo bem? Recomendamos que você identifique com precisão de onde está vindo o ruído, caso vier da sua caixa de direção, verifique os itens que apontamos no texto.

  6. Minha Strada está com barulho na parte dianteira, já verifiquei a suspensão e o mecânico disse que meu setor de direção está com muita folga, inclusive não tem mais ajuste. Queria trocar por um setor remanufaturado ao invés de mandar recondicionar o meu, pois a troca pelo remanufaturado sai mais em conta. Posso confiar em uma caixa de direção remanufaturada? Essa folga no setor de direção é verdade que tenho que trocar a peça mesmo? Obrigado

    1. Olá, Donal, como vai? A caixa remanufaturada compromete a durabilidade, o mais indicado é que compre uma nova, mas se não for possível, as caixas da TRW são confiáveis neste caso. Não podemos afirmar qual a causa do problema, mas você pode levar o veículo em outro mecânico para obter uma segunda análise.

  7. Bom dia, tenho um fiesta 06,quando carro chega a 80km fica muito instável, parece q a frente do carro esta alta, fica balançando levemente para os lados, sera problema na caixa de direção hidráulica?

    1. Olá, Paulo, como vai? Existe a possibilidade sim, tente fazer verificações nos itens que apontamos no texto. Caso não resolva, recomendamos que leve o veículo para um mecânico de confiança.

  8. Boa noite, meu carro está omitindo ruídos parecidos com estalos que normalmente sao emitidas por problemas na junta homocinetica , já troquei ela algumas vezes , até mesmo troquei todo o eixo e o prpnl3ma não resolve.
    Meu mecânico levantou um pouco p carro pediu que eu ligasse o carro e colocasse na 2 marcha e pediu que eu soltasse devagar,percebemos que o barulho está vindo da caixa.
    Alguém sabe o que pode ser ?
    Tenho seguro da Bradesco seguros, sabe me informar se posso levar o carro em alguma autorizada e usar meu seguro ?

    1. Olá, Diego, como vai? Pode ser que seja realmente na caixa de direção o problema, mas recomendamos que você consulte um segundo mecânico para ver essa questão. Diego, as seguradoras não cobrem esse tipo de problema, muitas vezes essas manutenções ficam dentro do valor da franquia, você pode consultar o seu corretor para ter mais detalhes. 🙂

  9. Olá! Meu carro faz um barulho parecendo uma metralhadora quando preciso reduzir e acelerar novamente. Geralmente acontece quando vou passar no quebra mola. Será que é a march a errada que estou usando?

    1. Olá, Gisele, tudo bem? Recomendamos que você leve o veículo até o mecânico para encontrar o problema, já que existe a possibilidade de vir de outro lugar além da caixa de direção.

  10. Bom dia! Percebo que há alguns dias, quando saio pela manha da garagem de ré e vou finalizar a manobra indo a frente esterçando o volante, esta um pouco duro, aguardo alguns segundos e segue normal, ouço um barulho durante o percurso como se fosse pressão de ar vazando, pode ser a caixa de direção?

    1. Olá, Portilho, como vai? O problema pode sim vir da caixa de direção do veículo, você pode verificar os itens apontados no texto, caso não resolva, levar o veículo para um mecânico é o mais indicado. 🙂

  11. Olá.. faz uns 5 meses troquei os amortecedores dianteiro do meu carro vectra sedan 2007, e agora faz 1 mês e meio mais ou menos notei, que quando passa em lombada estrala alguma coisa, não é sempre, mais de vez em quando.. as vezes quando vai extersar acontece os mesmo estralos.. o que pode ser?

    1. Olá, Thais, como vai? Primeiramente é preciso identificar de onde o ruído vem exatamente, caso seja da caixa de direção, verifique os itens apontados no texto. 😉

  12. Boa tarde! Tenho uma van 2001 h100 , quando viro o volante fica dando toques mais não faz barulho quando está na reta! Será que preciso fazer só manutenção?

    1. Oi, Adriano, tudo bem? Indicamos que você leve até um especialista e veja quais podem ser as probabilidades de danos. Mas, provavelmente, será preciso fazer uma manutenção, sim.

  13. Ha alguns dias venho que venho percebendo uns estalos ao arrancar com o veiculo sempre pro lado esquerdo…Fui a uma oficina de minha confiança e afirmaram ser problema na caixa de direcao; descartaram ser mocinetica…Qual peça pode vir a ser?? Tenho um Polo sedan 2011 com 210mil km rodados…

    1. Olá, Rogerio, tudo bem? Se você já identificou que o problema vem da caixa de direção, recomendamos que siga as orientações que passamos no texto. 🙂

  14. Boa tarde tenho um fit 2008 ele tá fazendo um barulho do lado do motorista quando passo em rua com muita tripidacao mas ao virar o volante ou curva ou manobrar tá normal nao faz nenhum barulho o q pode ser