As maravilhas da Serra do Corvo Branco

Que tal viajar para um lugar que possui algumas vistas incríveis do sul do Brasil? A Serra do Corvo Branco é o destino que todos os adeptos de uma boa aventura procuram. Situada na região serrana de Santa Catarina, este sensacional ponto turístico se encontra a 30 quilômetros da cidade de Urubici.

Serra do Corvo BrancoFoto: Gus Valentim

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Para ficar tranquilo e aproveitar a sua aventura pela Serra do Corvo Branco sem preocupações, faça seu seguro viagem. Assim, seus momentos de diversão não serão atrapalhados por possíveis imprevistos.

Faça a sua cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil. É só preencher o formulário no site que nosso consultor logo entrará em contato, trazendo a proposta mais adequada para a sua viagem.

Caso prefira, ligue diretamente para 0800 882 0656 e fale com um consultor.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Conheça a história da Serra do Corvo Branco

Imagine passar no meio de um paredão de 90 metros de altura. É exatamente isso que você faz ao percorrer este trecho de 57 quilômetros da SC-370, que liga as cidades de Urubici e Grão Pará.

O local começou a ser chamado de Serra do Corvo Branco, porque os antigos moradores locais avistavam pela região o urubu-rei, uma ave rara que possuía penas brancas. No entanto, as pessoas a confundiam com um corvo. Assim, por causa dessa confusão, o nome Serra do Corvo Branco se popularizou.

A primeira estrada aberta para o litoral

A Serra do Corvo Branco foi a primeira estrada a ser aberta entre o litoral e a região serrana de Santa Catarina. Esse trecho, além de proporcionar vistas espetaculares, assim como os da incrível Serra do Rio Rastro, ainda é a principal rota para escoar a produção de leite, frutas e hortaliças na região.

A Serra do Corvo Branco está situada a 1.470 metros de altitude, em um conjunto de montanhas que começa no Paraguai, atravessa o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e ainda tem passagens por Uruguai e Argentina. Estima-se que este enorme conjunto montanhoso tenha mais de 160 milhões de anos de existência!

Travessia na Serra do Corvo Branco

Já revelamos que o início da aventura acontece em Urubici, onde a estrada ainda não apresenta tantas complicações, mas à medida em que aumenta a distância da região central do município, as condições do trecho pioram.

Você vai enfrentar muita terra, buracos e alguns outros obstáculos. Portanto, não se esqueça: tome muito cuidado e, de preferência, utilize um veículo que esteja preparado para enfrentar tais dificuldades e que não seja baixo.

Para descer do topo da serra no sentido Grão Pará, você terá que lidar com um trecho particularmente complicado da estrada, no qual encontrará partes íngremes e escorregadias, com presença de cascalho e que apresentam risco de queda de rochas. Às vezes, por conta dessas quedas, o trajeto é interditado.

As curvas extremamente acentuadas também requerem mais atenção e velocidade reduzida. São caminhos nos quais caminhões precisam realizar manobras para percorrê-los, mas a vista espetacular vale cada quilômetro rodado.

Outro ponto para ficar atento é quanto à neblina e a ocorrência de chuvas, que podem dificultar um pouco mais a travessia.

Lugares para visitar

Mirante da Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo BrancoA Serra do Corvo Branco garante aos aventureiros paisagens incríveis que fazem todo o trajeto valer muito a pena

Agora é hora de focar nas maravilhas que a viagem pela Serra do Corvo Branco incrível proporciona. A começar pela vista absolutamente incrível que se tem do mirante da Serra, localizado logo nos primeiros metros da descida em direção à Grão Pará.

Logo no início, é possível encontrar uma placa que conta toda a história do local. Além disso, há uma visão privilegiada dos enormes paredões conhecidos como garganta. Esse trecho, que parece ainda mais estreito, é cercado pelos 90 metros de altura das montanhas.

Assim, você estará dentro do maior corte em rocha arenítica do Brasil, que não apenas é imponente, como também apresenta um fenômeno magnífico da natureza brasileira.

Do lado esquerdo de quem desce, o paredão é úmido e, do direito, é seco. Essa umidade é decorrente da inclinação no sentido leste-oeste do Arenito Botucatu, rocha sedimentar que forma o Aquífero Guarani, uma gigantesca área onde a água que escoa se aloja. Parte dessa água penetra na montanha devido à alta porosidade das rochas.

Logo ao lado, vale a pena também encarar a trilha que leva, aproximadamente, 30 minutos, até o topo da Serra. De lá, pode-se ver a incrível imensidão azul do mar catarinense.

Serra do Corvo Branco: Trajeto Urubici-Grão Pará

Apesar de ser um tanto quanto complexo, o trajeto que começa em Urubici e termina em Grão Pará, leva apenas duas horas, contando ida e volta.

Mas nada de pressa por aqui! A graça do passeio é justamente percorrer a Serra do Corvo Branco calmamente, para contemplar a imensidão dos paredões, a vista geral que a estrada proporciona e realizar as paradas nos locais apropriados.

Para aproveitar o máximo da beleza do local, procure realizar o trajeto na parte da manhã ou no início da tarde, pois por volta das 15h a enorme fenda pela qual a estrada passa começa a escurecer, devido à sombra, o que prejudica a vista e até mesmo a qualidade das fotos que você tirar.

Além disso, não há qualquer tipo de iluminação neste trecho, então, quanto mais tarde, mais perigoso ficará percorrer esta rota. No entanto, se sua intenção é observar as belezas que a noite traz ao local, prepare-se para ficar maravilhado com o espetáculo das estrelas. Mas vá agasalhado, pois as temperaturas tendem a baixar bastante ao anoitecer.

ParedõesOs grandes paredões da Serra do Corvo Branco encantam os turistas que partem em busca de aventuras pelo trajeto Urubici-Grão Pará

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Se quiser aproveitar para explorar mais lugares incríveis nas proximidades da Serra do Corvo Branco, não deixe de conhecer a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, uma belíssima área natural que também fica entre grandes paredões.

No caminho para a Serra, a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade de Urubici, você encontra facilmente a gruta, por conta da boa sinalização. Lá você verá a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que está presente na gruta desde 1944.

Além disso, uma queda da água com mais de 10 metros de altura complementa o lindo cenário do local. Vale lembrar que o lugar tem estacionamento e a entrada para visitá-lo é gratuita.

E então? Ficou animado para encarar as aventuras proporcionadas pela Serra do Corvo Branco? Conta aqui pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *