Home » Viagem

7 dicas para fazer a melhor viagem sozinha

Fazer uma viagem sozinha pode ser o descobrimento para muitas mulheres, afinal, isso pode proporcionar vivências incríveis e diferenciadas. No entanto, o medo e a insegurança podem ser um entrave, principalmente, no momento da decisão.

viagem sozinha

De fato, para quem nunca fez isso, a ideia pode parecer um pouco intimidadora. Não é incomum que algumas pessoas desistam de viajar por medo do que possa acontecer pelo simples fato de estarem sozinhas.

Mas, a cada ano que passa, isso torna-se menos verdade. As mulheres passaram a escolher destinos para fazer intercâmbio ou simplesmente uma viagem turística para explorar cidades do Brasil ou ao redor do mundo. Fazer uma viagem sozinha é uma realidade viva para muitas mulheres.

O medo passou a se transformar em empoderamento e independência, já que cada vez mais mulheres estão deixando os receios de lado e partindo para inesquecíveis viagens sozinhas.

A própria companhia é o primeiro passo para aproveitar aquele destino dos sonhos, seja em busca das maravilhas do mundo ou simplesmente viagens incríveis e baratas no Brasil.

Mulheres ganham força e dependem menos ainda de alguém que, supostamente, estaria ali para transmitir segurança. Desse modo, realizar uma viagem sozinha é uma descoberta única para qualquer mulher.

viagem sozinha

Pensando nisso, todas as pessoas no mundo deveriam fazer uma viagem sozinha ao menos uma vez, em busca de autoconhecimento. Mas, para que a viagem sozinha saia de acordo com o planejado, é preciso atentar-se a alguns pontos, assim como em qualquer outra rota.

Obter informações sobre o destino, tirar os documentos necessários, como o visto em caso de viagem para os Estados Unidos, comprar a passagem aérea, além de reservar o local da estadia com antecedência, são pontos essenciais. E nada disso é diferente do que deveria ser feito em uma viagem em grupo, por exemplo.

Quem está realizando uma viagem sozinha pela primeira vez e não tem experiência com rotas longas ou viagens internacionais, pode contratar uma empresa de turismo para auxiliar, mas isso não é uma regra. Buscar passagens em sites, reservar hospedagens, planejar passeios é muito simples, ainda mais com o auxílio da internet.

Só que para viajar sozinha com segurança, fazer um seguro viagem é obrigatório, ainda mais para quem estiver planejando uma viagem à Europa, devido ao Tratado de Schengen.

Fora isso, o seguro viagem vai auxiliar em casos que fogem da alçada de qualquer pessoa, como o extravio de bagagem em aeroportos ou a necessidade de atendimento médico no exterior.

Cote agora mesmo o seguro viagem com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras de seguro do Brasil. Basta preencher o formulário, clicar no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um de nossos consultores.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Quem está com vontade de fazer uma viagem sozinha, mas ainda não tem ideia de como começar o planejamento, as dicas abaixo podem ser úteis.

7 Dicas para uma boa viagem sozinha

Escolher o destino para uma viagem sozinha deve estar de acordo com o tipo de experiência que você espera ter.

Acerte em cheio na escolha do destino

viagem sozinha - Acerte em cheio na escolha do destino

Defina, primeiramente, o tipo de viagem que quer fazer: um mochilão pela Europa? Conhecer belas praias no Nordeste? Ir para a Disney conhecer os parques? Uma viagem à Austrália? Coloque todas as possibilidades no papel e escolha o lugar que sempre quis ir.

O intuito da viagem também precisa ser definido para ajudar na escolha do destino. Vai ser a passeio ou para estudos? Essa resposta é importante para a escolha do destino.

Planeje os detalhes com antecedência e evite surpresas

viagem sozinha - Planeje os detalhes com antecedência e evite surpresas

Assim que decidir o destino, vá atrás de alguns detalhes para ter o mínimo de preocupação possível na viagem, afinal, quanto mais se precaver contra imprevistos, melhor.

Lembre-se de que as passagens precisam ser compradas com antecedência. Isso ajuda na hora de achar tarifas baixas, economizando o máximo possível.

Esse mesmo “segredo” serve para as reservas de hotéis ou de casas com o auxílio do Airbnb. Um prazo legal para fazer a reserva e a compra de passagem é de cerca de dois meses antes de ir viajar.

Outro detalhe muito importante na hora de planejar sua viagem sozinha é saber se o período será de alta temporada. Se for, alguns detalhes, como a compra de passagem aérea e a reserva de hotéis precisam ser antecipados.

Lembre-se dos documentos

viagem sozinha - Lembre-se dos documentos

Viajar sozinha requer alguns cuidados que, muitas vezes são lembrados por uma companhia. Como não será o caso, lembre-se de todos os documentos.

Alguns países não precisam de visto, como a Alemanha, outros não exigem o passaporte, como a Argentina. Mas, caso haja necessidade, lembre-se de tirar o passaporte e o visto, além de ter sempre por perto um documento de identidade ou a carteira de habilitação.

E, durante a visita ao país ou cidade escolhida, ande com os documentos para evitar possíveis confusões, ainda mais se estiver indo para destinos internacionais.

Para se prevenir ainda mais, mantenha ao menos uma cópia autenticada para casos de perda ou furto.

Hostels são boas opções para não se sentir sozinha

viagem sozinha - Hostels são boas opções para não se sentir sozinha

Fazer uma viagem sozinha, às vezes, pode não ser muito simples para algumas meninas pelo fato de se sentirem solitárias. Isso independe do fato de ser mulher— está mais ligado à personalidade. E para evitar a solidão durante a viagem, os hostels são ótimas dicas.

A experiência de viajar e se hospedar em hostels, em geral, permite que seja possível fazer amigos e conhecer pessoas de locais e culturas diferentes. É um quê a mais para tornar sua viagem ainda mais prazerosa.

Escolha um local seguro para ficar

viagem sozinha - Escolha um local seguro para ficar

Antes de decidir em qual local irá se hospedar, leia relatos sobre o hotel, hostel, casa ou apartamento onde pretende ficar. Isso é muito importante para sentir a confiabilidade e ter uma hospedagem tranquila.

Uma boa dica é ler com atenção, principalmente, aos relatos de mulheres que passaram por aquela hospedagem. Dessa forma, você terá uma noção de como será a experiência naquele local, de pontos de vistas femininos.

Tenha telefones úteis em mãos

viagem sozinha - Tenha telefones úteis em mãos

Em uma viagem sozinha não haverá ninguém para te amparar em caso de necessidade, por isso, deixar diversos telefones úteis anotados é essencial. Quem for fazer uma viagem internacional, lembre-se de pegar o número da embaixada brasileira daquele local ou da polícia turística.

Para quem contratou um seguro viagem é muito importante ter o contato da corretora de seguros que comercializou o produto para você e da própria seguradora.

Administre bem seu dinheiro

viagem sozinha - Administre bem seu dinheiro

Quem viaja sozinha precisa ter o controle do dinheiro e do quanto está levando. É importante sempre ter um pouco em espécie para garantir, mas evite levar tudo em notas, pois há o perigo de ser roubada ou simplesmente perdê-lo. Mesmo que o cartão de crédito cobre algumas tarifas, é mais seguro.

Se preferir, muitas casas de câmbio colocam dinheiro no cartão como uma espécie de crédito. É uma segurança e uma forma de pagar menos impostos e taxas.

Estipule uma meta de gastos diários. Isso ajuda no controle financeiro e, quem sabe, na volta não sobre alguns dólares e você possa vendê-los?

Gostou das nossas dicas para realizar uma viagem sozinha? Conte para nós qual seria seu destino dos sonhos!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *