Feriados 2024: dicas e sugestões de roteiros para planejar sua viagem

feriados 2023 Feriados 2024: dicas e sugestões de roteiros para planejar sua viagem

Você está pensando em viajar nos feriados de 2024? Então este artigo é para você! Nós vamos te ajudar a se organizar e planejar sua viagem com as melhores dicas e soluções. Confira!

Datas dos feriados 2024 

Você já está planejando as suas viagens para este ano? Então confira o calendário completo dos feriados nacionais em 2024 e aproveite para se organizar com antecedência.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Neste artigo vamos mostrar quais são as datas comemorativas e os feriados prolongados que você poderá aproveitar neste ano. Acompanhe!

Janeiro – 2024

1.º de janeiro (segunda-feira) – Confraternização Universal

O primeiro feriado do ano é a Confraternização Universal, também conhecida como Dia de Ano Novo. É um dia de descanso e celebração que marca o início de um novo ano.

Muitas pessoas aproveitam para viajar para o litoral ou para o interior, ou para visitar parentes e amigos em outras cidades. Se você pretende fazer isso, é bom se antecipar e reservar sua hospedagem e seu transporte com antecedência, pois a demanda é alta nessa época. Além disso, é bom ficar atento às condições das estradas e ao clima, para evitar transtornos.

Outra opção é ficar na sua cidade e curtir as festas e os eventos que acontecem por lá. Você pode escolher entre shows, baladas, festivais ou até mesmo uma ceia especial em um restaurante. O importante é se divertir e começar o ano com o pé direito.

Fevereiro – 2024

12 de fevereiro (segunda-feira) e 13 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval

O carnaval é um feriado facultativo comemorado em todo o Brasil. É um período de festa e alegria, com desfiles de blocos e escolas de samba, shows e muita música. O carnaval é uma tradição brasileira que atrai turistas do mundo todo, que vêm conhecer a cultura e a animação do nosso país. Se você gosta de carnaval, pode escolher entre várias opções de destinos, como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, São Paulo ou Belo Horizonte. Mas lembre-se de que esses lugares ficam lotados nessa época, então é preciso se planejar com bastante antecedência e reservar sua passagem e sua hospedagem com meses de antecedência.

Além disso, é preciso ter cuidado com a segurança, a saúde e a higiene, pois são muitas horas de folia na rua. Não se esqueça de usar protetor solar, beber bastante água, alimentar-se bem e usar preservativo. Se você prefere fugir da agitação do carnaval, pode optar por lugares mais tranquilos e relaxantes, como montanhas, cachoeiras ou praias desertas. Nesse caso, também é bom se antecipar e garantir sua reserva, pois muitas pessoas procuram esses refúgios nessa época.

Março – 2024

29 de março (sexta-feira) – Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa é um feriado religioso que marca a morte de Jesus Cristo. É um dia de reflexão e luto para os cristãos. Muitas pessoas aproveitam para participar das celebrações religiosas em suas igrejas ou em locais públicos, como procissões e encenações da Paixão de Cristo.

Outras pessoas preferem ficar em casa e fazer jejum ou orações. Se você é cristão e quer viver esse dia com fé e devoção, pode buscar informações sobre as atividades religiosas na sua cidade ou na sua paróquia.

Por outro lado, se você não é cristão ou não quer participar dessas atividades, pode respeitar a crença e aproveitar o dia para descansar ou fazer algo que goste.

Abril – 2024

21 de abril (domingo) – Tiradentes

Tiradentes é um feriado nacional que homenageia Joaquim José da Silva Xavier, um herói da Inconfidência Mineira. É um dia de reflexão sobre a história do Brasil e a importância da liberdade. Muitas pessoas aproveitam para viajar para Ouro Preto, em Minas Gerais, onde é realizada a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a mais alta honraria do estado, e onde está o Museu da Inconfidência, que conta a história do movimento que tentou libertar o Brasil do domínio português.

Se você se interessa por história e cultura, pode visitar Ouro Preto ou outros lugares que tenham relação com a Inconfidência Mineira, como São João del Rei, Mariana e Tiradentes.

Maio – 2024

1.º de maio (quarta-feira) – Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é um feriado nacional que homenageia os trabalhadores. É um dia de luta pelos direitos trabalhistas e de reflexão sobre a importância do trabalho na sociedade.

Muitas pessoas aproveitam para participar de manifestações ou eventos sindicais, que reivindicam melhores condições de trabalho e salário. Outras pessoas preferem ficar em casa e descansar ou fazer algo que gostem.

Se você quer se engajar na causa dos trabalhadores, pode buscar informações sobre as mobilizações em sua cidade ou no seu sindicato.

30  de maio (quinta-feira) – Corpus Christi

O Corpus Christi é uma festa religiosa celebrada pela Igreja Católica em homenagem ao Santíssimo Sacramento, o corpo e o sangue de Jesus Cristo na forma do pão e do vinho consagrados na Eucaristia. Esta festa é comemorada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorre 60 dias após a Páscoa.

O Corpus Christi é um feriado importante em muitos países de maioria católica, incluindo o Brasil. É uma data marcada por procissões religiosas, missas solenes e demonstrações de fé. Uma das tradições mais conhecidas é a confecção de tapetes de serragem colorida ou de outros materiais nas ruas por onde passa a procissão. Esses tapetes são elaborados com desenhos religiosos e símbolos cristãos e servem como um caminho festivo para a passagem do Santíssimo Sacramento.

Além das atividades religiosas, o Corpus Christi também é um momento para reunir famílias e comunidades em eventos sociais, como almoços, churrascos e encontros festivos. É uma oportunidade para fortalecer os laços comunitários e reafirmar a importância da fé na vida das pessoas.

Junho – 2024

Nenhum feriado nacional.

Julho – 2024

O mês de julho é um poucos meses do ano que não possui nenhum feriado nacional. Isso pode ser frustrante para quem trabalha ou estuda e deseja ter um descanso prolongado.

No entanto, julho também é um período que muitas pessoas aproveitam as férias escolares, principalmente as crianças e os adolescentes. As férias escolares são uma oportunidade de viajar, conhecer novos lugares, divertir-se com a família e os amigos ou simplesmente relaxar em casa.

Além disso, as férias escolares podem trazer benefícios para a saúde física e mental, como reduzir o estresse, melhorar o humor, estimular a criatividade e o aprendizado. Portanto, mesmo que julho não tenha feriado, ele pode ser um mês muito agradável e proveitoso para quem tem a chance de tirar férias neste período.

Agosto – 2024

Nenhum feriado nacional.

Setembro – 2024

7 de setembro (sábado) – Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um feriado nacional que comemora a libertação do país da colonização portuguesa. É um dia de celebração da autonomia e da soberania do Brasil.

Muitas pessoas aproveitam para assistir ao desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, ou em outras cidades do país, que contam com a participação de autoridades, militares, estudantes e bandas.

Já outras pessoas preferem viajar ou ficar em casa e curtir o dia com a família e os amigos. Se você quer celebrar a independência do Brasil, pode assistir ao desfile ou participar de outras atividades culturais ou patrióticas na sua cidade.

Outubro – 2024

12 de outubro (sábado) – Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro celebra-se o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, que é considerada um símbolo de fé e devoção para os católicos.

Nesse dia, ocorrem missas, procissões e festas em homenagem à santa, representada por uma imagem encontrada no Rio Paraíba do Sul. O dia 12 de outubro também é o Dia das Crianças, uma data comemorativa que incentiva o lazer e a educação infantil.

28 de outubro (segunda-feira) – Dia do Servidor Público Federal

No dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor Público Federal, uma categoria profissional que desempenha funções essenciais para o funcionamento do Estado. Nesse dia, os servidores públicos federais têm direito a um ponto facultativo, ou seja, podem escolher se trabalham ou não.

O Dia do Servidor Público Federal é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que atuam em áreas como saúde, educação, segurança, justiça e meio ambiente.

Novembro – 2024

2 de novembro (sábado) – Finados

Finados é um feriado religioso que homenageia os mortos. É um dia de reflexão sobre a morte e o significado da vida, mas também de celebração da memória e do amor pelos que já se foram.

15 de novembro (sexta-feira) – Proclamação da República

Feriado nacional que comemora a Proclamação da República no Brasil. É um dia de celebração da democracia e da república, mas também de conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

20 de novembro (quarta-feira) – Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro é uma data importante para a história e a cultura afro-brasileira. Nesse dia, em 1695, morreu Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil colonial. Zumbi foi um símbolo de resistência contra a escravidão e a opressão. Por isso, o dia 20 de novembro é considerado o Dia da Consciência Negra, uma data para refletir sobre as desigualdades e os desafios que ainda persistem.

Anteriormente, essa data já era reconhecida como feriado em seis estados e em aproximadamente 1,2 mil cidades. Porém, no final de 2023, foi decretado feriado nacional.

Dezembro – 2024

25 de dezembro (quarta-feira) – Natal

O Natal, celebrado em 25 de dezembro, é uma das festas mais importantes e amplamente reconhecidas em todo o mundo, marcando o nascimento de Jesus Cristo para os cristãos. Embora tenha raízes profundamente religiosas, o Natal também se tornou uma celebração culturalmente significativa, observada por pessoas de várias crenças e tradições ao redor do globo.

Para os cristãos, o Natal é uma ocasião de grande importância teológica, pois representa a vinda de Jesus Cristo ao mundo como o salvador prometido. O Natal pode ser um momento para refletir sobre o significado espiritual deste evento e para expressar gratidão e reverência.

As celebrações de Natal variam segundo as tradições culturais e religiosas de cada região, mas, em geral, é uma data para reunir as famílias e os entes queridos.

Dicas para economizar na viagem e aproveitar com segurança

Viajar nos feriados pode ser mais caro do que em outras épocas do ano, pois a demanda por passagens, hotéis e serviços turísticos aumenta. Mas isso não significa que você não possa economizar na sua viagem. Veja algumas dicas para reduzir os custos:

  •  Compre as passagens com antecedência ou aproveite as promoções de última hora;
  •  Escolha destinos menos concorridos ou alternativos aos mais famosos;
  • Opte por hospedagens mais simples ou compartilhadas, como hostels ou Airbnb;
  • Use o transporte público ou alugue uma bicicleta para se locomover na cidade;
  • Evite comer em restaurantes caros ou turísticos. Prefira os locais frequentados pelos moradores ou faça suas próprias refeições;
  • Busque atividades gratuitas ou de baixo custo, como museus, parques e praias.

Sugestões de roteiros de viagem para cada feriado

Se você gosta de viajar e aproveitar os feriados para conhecer novos lugares, confira algumas sugestões de roteiros de viagem para cada feriado do ano:

Carnaval: Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa é o palco do maior e mais famoso carnaval do mundo. Você pode aproveitar os desfiles das escolas de samba na Sapucaí, os blocos de rua espalhados pela cidade, ou as festas nos hotéis e clubes. Além disso, você pode aproveitar as belas praias, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Lapa.

Páscoa: Gramado. A cidade gaúcha é conhecida pela sua tradição na produção de chocolate e pela sua decoração temática na época da Páscoa. Você pode visitar as fábricas e lojas de chocolate, o parque Mini Mundo, o Lago Negro e o Museu de Cera. Também vale a pena conhecer as cidades vizinhas de Canela e Nova Petrópolis.

Tiradentes: Ouro Preto. A cidade mineira é um patrimônio histórico e cultural da humanidade, com suas igrejas, museus e casarões coloniais. Você pode fazer um passeio pelo centro histórico, visitar as minas de ouro, assistir à encenação da Inconfidência Mineira e degustar a deliciosa culinária mineira.

Corpus Christi: Bonito. A cidade sul-mato-grossense é um paraíso ecológico, com suas águas cristalinas, cachoeiras, grutas e cavernas. Você pode fazer atividades como mergulho, flutuação, rapel, arvorismo e trilhas. Não deixe de visitar o Abismo Anhumas, a Gruta do Lago Azul e o Rio da Prata.

Independência: Salvador. A capital baiana é uma mistura de história, cultura e beleza natural. Você pode conhecer o Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Farol da Barra. Também pode se divertir nas praias do Porto da Barra, Itapuã e Stella Maris. E claro, não pode faltar a música, a dança e a gastronomia típicas da Bahia.

Finados: Foz do Iguaçu. A cidade paranaense é famosa pelas suas cataratas, uma das maravilhas naturais do mundo. Você pode fazer um passeio de barco pelo Rio Iguaçu, um voo panorâmico de helicóptero ou uma caminhada pela trilha das quedas. Também pode visitar o Parque das Aves, o Templo Budista e a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Proclamação da República: São Paulo. A maior cidade do país é um centro de cultura, lazer e negócios. Você pode visitar museus como o MASP, a Pinacoteca e o Museu do Futebol; parques, como o Ibirapuera e o Villa-Lobos; teatros, como o Municipal e o Renault; e shoppings, como o Iguatemi e o Morumbi. Também pode aproveitar a vida noturna, com bares, restaurantes e baladas para todos os gostos.

Natal em Natal: Natal. A capital potiguar é um destino ideal para quem quer passar o Natal em clima de verão. Você pode apreciar as praias urbanas como Ponta Negra, Areia Preta e Praia dos Artistas, ou as praias mais afastadas como Pipa, Genipabu e Maracajaú. Também pode fazer passeios de buggy pelas dunas, de barco pelo Rio Potengi ou de dromedário pelo litoral norte.

Viagem de fim de ano: Temos várias dicas, como Ilha Grande (RJ), para quem quer passar o réveillon com o pé na areia e curtir a natureza. A Cidade Maravilhosa dispensa apresentações e vale destacar que o ano-novo na Praia de Copacabana é uma das festas mais famosas e animadas do mundo.

Como garantir a segurança da sua viagem

Viajar é uma das melhores coisas da vida, mas também envolve alguns riscos e imprevistos que podem atrapalhar o seu passeio. Por isso, é importante se planejar e se proteger antes de embarcar para o seu destino. 

A primeira dica é contratar um seguro-viagem, que é um serviço que oferece cobertura para diversas situações que podem ocorrer durante a sua viagem, como despesas médicas, acidentes, doenças, cancelamento de voo, extravio de bagagem, assistência jurídica, entre outras. 

O seguro-viagem pode ser contratado para viagens nacionais ou internacionais, e o valor varia de acordo com o destino, a duração e as coberturas escolhidas.

Outra vantagem de contratar um seguro-viagem é que você pode contar com o apoio de uma empresa especializada em caso de emergência, que vai orientar você e resolver o seu problema da melhor forma possível. 

Ainda, o seguro-viagem pode ser exigido em alguns países como uma condição para entrar no território, como é o caso dos países que fazem parte do Tratado de Schengen na Europa. O Tratado de Schengen é um acordo entre 26 países europeus que permite a livre circulação de pessoas entre eles, sem a necessidade de passaporte ou visto. Para viajar para esses países, é obrigatório ter um seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares. 

Além dos países do Tratado de Schengen, outros países que exigem seguro-viagem para intercambistas são Cuba, Equador e Venezuela, na América Latina, e Austrália, para quem vai estudar no país . Em outros países, como Irlanda e Inglaterra, o seguro-viagem não é obrigatório, mas é altamente recomendável, pois o atendimento médico particular pode ser muito caro.

O seguro-viagem para intercâmbio pode ser contratado diretamente com as seguradoras,  que analisam o perfil do intercambista e o destino escolhido, levando em conta a duração da viagem, as atividades que serão realizadas e as coberturas oferecidas.  

A Minuto Seguros te ajuda na proteção da sua viagem

Se você está planejando uma viagem, seja a trabalho ou a lazer, sabe que imprevistos podem acontecer e comprometer sua segurança e tranquilidade. Por isso, é importante contar com um seguro-viagem que ofereça todo o tipo de cobertura, como cobertura para acidentes, doenças, extravio de bagagem, cancelamento de voo e outras situações indesejadas.

A Minuto Seguros é uma das maiores corretoras do Brasil e tem parceria com as melhores seguradoras do mercado. Aqui você pode cotar online, comparar preços e planos e contratar o seguro-viagem ideal para você, de forma simples, rápida e econômica.

Não deixe sua viagem ao acaso. Proteja-se com a Minuto Seguros e viaje com mais tranquilidade e segurança. Faça sua cotação grátis grátis agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *