Home » Carro » Dicas

Central multimídia: vale a pena ter no carro?

Veículos lançados recentemente no mercado automotivo estão repletos de inovações a fim de melhorar cada vez mais a segurança, portabilidade e conforto dos motoristas ou passageiros. Um acessório que se encaixa em todas essas características é a central multimídia, geralmente era encontrada apenas em veículos luxuosos, mas, agora incluídas nos lançamentos populares das marcas, como o Onix, Kwid, HB20, Gol, Ka etc.

central multimídia

No Brasil, os veículos mais em conta com central multimídia touch screen, comumente, foram lançados a partir das gerações de 2014. O primeiro deles foi o Onixda Chevrolet, que se popularizou com o acessório e teve um aumento de vendas implacável no mercado. Desde meados de 2015, ele assumiu a liderança do ranking de carros mais vendidos do Brasil e não largou mais. Isso fez com que outras montadoras se mexessem para instalar em seus veículos de entrada.

Antes disso, a central multimídia era encontrada somente em veículos de alto padrão do portfólio dessas montadoras, ou em marcas mais luxuosas, como: Mercedes-Benz, BMW, Land Rover etc.

A central multimídia possui funções que permitem ao usuário alterar configurações básicas do automóvel, integração do smartphone, GPS, checar dados de consumo, entre outras. O estilo e capacidade tecnológica do acessório varia de veículo, categoria e montadora. Algumas fabricantes, apostando na inovação, colocam características diferentes ainda não vistas no mercado automotivo.

Em alguns modelos mais avançados é possível receber notificações sobre defeitos ou problemas do veículo, sendo um auxílio importante às manutenções preventivas. Assim, fica mais simples e seguro para o motorista conduzir o automóvel sabendo que não corre perigo de sofrer alguma pane por conta de falhas.

Outro método para ter segurança no automóvel é realizar a contratação de um seguro. Somente o seguro auto protege você e o carro contra imprevistos indesejáveis que podem custar caro, como: roubo, furto, colisão, danos da natureza etc. Por isso, conte com a Minuto Seguros para realizar a sua cotação, trabalhamos com mais de 10 seguradoras para oferecer o plano ideal para o seu perfil. Basta preencher nosso formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Mesmo com a série de vantagens oferecidas pela central multimídia , ainda existem motoristas que têm dúvidas se vale a pena ou não ter o acessório em seu veículo. Criamos uma lista com as funções mais utilizadas e populares no mercado automotivo para ajudar aqueles que possuem incerteza sobre o equipamento.

Principais funções da central multimídia

Integração de dispositivos móveis

central multimídia - Ele integra dispositivos móveis

Um dos recursos mais interessantes e utilizados pelos motoristas é a integração do sistema com o celular, ainda mais pelo fator segurança. Além de ser proibido por lei utilizar o celular ao dirigir, essa atitude é passível de multa e pode causar graves acidentes. Mas, com a central multimídia é possível fazer diversas ações, como atender o celular sem tirar a mão do volante, mandar mensagens, mudar músicas e aumentar e diminuir o volume, como as mais básicas.

Quando for analisar um veículo para compra, consulte para saber se há integração com smartphones.

Sensor de estacionamento

central multimídia - O sensor de estacionamento

Os sensores de estacionamento existem há muito tempo, mas antes eram apenas os sonoros e funcionavam da seguinte forma: ao engatar a marcha ré, eram ativados e começavam apitar conforme o carro se aproximasse de algum obstáculo.

Hoje em dia, existe o sensor visual, quando o automóvel tem instalado uma câmera na parte traseira e ao engatar a marcha ré, o vídeo é exibido na tela da central multimídia. Em alguns modelos, além de mostrar os obstáculos mais próximos, também são traçadas linhas na tela para informar como a manobra deve ser realizada com segurança. Quem tem dificuldades para fazer uma baliza, por exemplo, essa tecnologia é um prato cheio.

GPS com comando de voz

central multimídia - GPS comandado por voz

Atualmente, o GPS é item indispensável para um motorista que viaja bastante ou gosta de fazer rotas alternativas para determinados destinos. Muitas pessoas, utilizam os celulares com aplicativos específicos, como o Waze ou Google Maps, mas, o GPS que contém no sistema da central multimídia é mais promissor. Alguns pontos dessa melhoria vêm da facilidade na visualização graças à tela maior e o som que sai por todos alto-falantes do carro, evitando que você não escute alguma instrução e se perda no caminho.

Diversos serviços funcionando junto

central multimídia - Diversos serviços funcionando junto

De forma geral, todas as ações que citamos anteriormente podem ser executadas e manuseadas ao mesmo tempo nas centrais multimídias. Assim, não é necessário ter uma série de aparelhos dentro do automóvel com apenas uma função específica.

A necessidade de ter um acessório como esse varia de cada motorista. As centrais possuem diferentes visuais, tamanhos e funções. Analise a utilidade que terá para você e decida se vale ou não a pena ter em seu veículo.

Gostou do nosso texto? Esperamos ter ajudado nas dúvidas sobre as funções da central multimídia e deixe o seu comentário caso queira saber mais algo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *