Seguro viagem internacional: como fazer e por onde começar?

Estetoscópio envolvendo miniatura de avião e passaporte

Viajar é algo que agrada muita gente e até mesmo as viagens destinadas a negócios ganham ares de diversão em algum possível dia livre. Alguns viajantes têm preferência pelo calor dos destinos com as melhores praias, outros gostam mais do tempo frio em cenários urbanos ou de montanha. Nessas experiências, sempre adquirimos conhecimentos sobre o lugar, principalmente quando é um destino internacional. Mas para que tudo dê certo no passeio, é preciso analisar alguns pontos – e o seguro viagem internacional é um dos principais.

Falando dos pontos que devem ser observados na viagem, é válido lembrar que precisamos revisá-los ainda antes de partir. O planejamento é a chave para o sucesso e diversão do passeio. Por esse motivo, conhecer um pouco sobre o local de destino, verificar a quantidade de dinheiro para levar e qual a região de hospedagem é muito importante.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Algo que precisa de destaque é a contratação do seguro viagem internacional para a sua rota. Esse serviço é o fator principal dos requisitos para partir em uma aventura para um destino, pois ele protege você contra diversos riscos durante a estadia fora do seu país. Em alguns lugares, como Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Países Baixos é obrigatória a contratação do seguro por conta do Tratado de Schengen.

No entanto, o viajante deve sempre fazê-lo independentemente das condições do país de destino, já que o seguro é a única forma de proteção para diversos imprevistos que podem ocorrer durante a viagem, como : extravio de bagagem ou necessidade de atendimento médico

Como funciona o seguro viagem internacional?

Um seguro de viagem internacional é como um plano de saúde temporário com cobertura em diversos países para o tempo em que você estiver viajando. Geralmente, este serviço é oferecido em duas modalidades: por assistência ou reembolso. 

No caso dos seguros por assistência, caso aconteça algum imprevisto, o segurado deve entrar em contato diretamente com a operadora do seguro. Assim, ela poderá encaminhá-lo para a rede credenciada disponível sem que ele precise arcar com qualquer custo.  Já na modalidade de reembolso, o beneficiário tem a liberdade para procurar qualquer hospital ou médico. Entretanto, ele deverá custear todos os procedimentos para, em seguida, solicitar o reembolso junto à seguradora.

Apesar de muitas pessoas considerarem este serviço como dispensável, a verdade é que contar com um seguro viagem internacional pode trazer mais segurança, tranquilidade e, principalmente, economia para a sua viagem. Isto porque, ao contrário do que acontece no Brasil, a maioria dos países não atende estrangeiros de forma gratuita na rede de saúde. Assim, se qualquer imprevisto acontecer,o viajante não precisará arcar com as altas despesas que podem ocorrer por conta de um atendimento médico inesperado.

O que um bom seguro costuma cobrir? 

Os serviços de um seguro viagem internacional podem variar de uma seguradora para outra. Entretanto, após uma resolução da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), em 2014, foram estabelecidas algumas coberturas básicas, como:

  • despesas médicas por acidentes;
  • o próprio tratamento;
  • medicamentos;
  • transporte;
  • despesas relacionadas à invalidez total ou parcial;
  • assistência funerária e repatriação em caso de morte.

Muitas seguradoras também costumam oferecer:

  • indenização por extravio de bagagem;
  • custos de despesas jurídicas;
  • indenização pelo cancelamento da viagem;
  • remarcação de passagem para regresso.

Além disso, caso o destino da sua viagem inclua a prática de esportes radicais, recomenda-se também a contratação de um seguro viagem para esportes. Isto porque a maioria das seguradoras não inclui coberturas para estas situações.

Ele é obrigatório? E quanto costuma custar, em média?

Muitas pessoas deixam de contratar um seguro saúde para viagem por acreditarem que o custo será muito alto. Entretanto, a verdade é que não é bem assim.

De maneira geral, existem alguns fatores que influenciam diretamente no valor do seguro, como:

  • cotação do dólar;
  • duração da viagem;
  • cobertura escolhida;
  • destinos visitados;
  • perfil do segurado.

Mas, ainda assim, é possível contratar um bom seguro com valores entre 5 e 45 reais por diária. Vale lembrar que este é um custo mínimo quando comparado aos valores de atendimento médico em países como os Estados Unidos. Assim, um seguro de viagem internacional não só é garantia de tranquilidade e economia, como também é obrigatório para entrada em alguns países. Geralmente, cada nação tem suas próprias exigências quanto a isso.

Tratado de Schengen e o seguro viagem internacional obrigatório

Para tratar o assunto do seguro viagem, é importante citar o Tratado de Schengen. Esse acordo foi feito para facilitar a circulação dos cidadãos europeus dentro da própria Europa, mas o continente não deve ser confundido com a União Europeia. Isso porque nem todos os países fazem parte do grupo de nações, mas mesmo assimintegram o tratado, como Islândia, Noruega e Suíça. Para saber todos os países que participam do tratado, basta clicar nesse link onde falamos tudo sobre o Tratado de Schengen.

Para os países que fazem parte, o seguro viagem é obrigatório com valor mínimo para a cobertura de 30 mil euros. A Irlanda, que não faz parte do tratado, também obriga que o viajante tenha um seguro viagem mas não pede um valor mínimo.

América Latina

Em toda a América Latina, apenas dois países exigem seguro viagem internacional: a Venezuela e Cuba. Para entrar na Venezuela, o viajante deve contratar um seguro no valor mínimo de 40 mil dólares que vai englobar assistência médica, repatriação médica e funerária.

Já para entrar em Cuba o valor é menor: 10 mil dólares e a cobertura é para assistência médica.

Austrália

A Austrália é um dos destinos mais procurados por brasileiros que querem fazer intercâmbio. Para quem quer ir ao país é bom saber que o seguro viagem internacional também é obrigatório. Para estudantes que desejam passar um tempo fazendo intercâmbio no local, o governo australiano pede que o brasileiro faça a aquisição do Overseas Student Health Cover, que custa em média AUD$ 174,33 por um período de 4 meses (ou  R$489,30). O OSHC disponibiliza o acesso a todos os serviços públicos de hospitais e médicos da região.

Estados Unidos 

Nos Estados Unidos, o seguro viagem não é obrigatório. Porém,  é muito indicado que ele seja feito, já que a assistência médica do país é muito cara. Nesse caso,, é mais válido  pagar pelo seguro do que passar por alguns problemas no país e estar desprotegido.

Como utilizar o seguro viagem internacional?

Ao contratar um seguro viagem internacional, o turista conta com uma central de atendimento 24h para orientações sobre quaisquer dúvidas em relação aos procedimentos ou coberturas. Este contato pode ser feito tanto por telefone quanto por e-mail ou até mesmo em chats on-line ou aplicativos com atendimento sempre em português. 

Assim, caso haja necessidade de acionar a cobertura do seguro, basta entrar em contato com a empresa responsável para que ela possa orientá-lo da melhor maneira possível sobre o local mais indicado para atendimento. De maneira geral, a dica mais importante sobre como utilizar um seguro viagem internacional é ficar atento aos custos de qualquer atendimento, pois, caso o valor exceda a cobertura do seguro, deverá ser pago pelo segurado.

Como e onde fazer um?

É possível contratar o serviço de forma rápida e prática através da internet. Entretanto, o mais importante neste momento é se certificar de que você esteja lidando com uma empresa séria e de credibilidade.

A Minuto Seguros é a maior corretora on-line do país. Com mais de 16 seguradoras parceiras, oferecemos liberdade para que nossos clientes possam escolher os melhores preços e condições de acordo com a sua necessidade. Então, que tal começar a cotar o seu seguro viagem internacional com quem é referência no assunto? Faça uma cotação on-line ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *