• Fale conosco

Perdi minha bagagem. O que fazer?

O extravio de bagagens é um risco muito temido pelos viajantes que buscam conhecer lugares novos, aproveitar a lazer ou até mesmo àqueles que vão viajar a negócios. Muitos passageiros possuem objetos de valor dentro de suas bagagens e podem sair prejudicados com um extravio. Nesse caso, fazer um seguro viagem antes de embarcar para qualquer destino é a melhor opção para te manter protegido contra quaisquer imprevistos.

O número de extravios de bagagem é alarmante se formos fazer uma média para cada viajante ou para cada viagem que é feita. Por exemplo, nas viagens para o exterior, a cada mil viajantes, cerca de 8,8 bagagens são extraviadas. Já nacionalmente o número é menor, a cada mil viajantes, cerca de 2,8 bagagens são extraviadas. É evidente que o problema é real e que a precaução e responsabilidade de se prevenir um extravio é necessária, por isso é aconselhável fazer um seguro viagem, que vai te proteger desse e de outros riscos que, obviamente, não estavam programados para a viagem, como uma emergência ou necessidade de atendimento médico no exterior.


Causas mais frequentes do extravio de bagagens

1° Conexões ou escalas

Não é incomum, em algumas viagens, haver a necessidade de que os passageiros façam a troca de aeronaves para poder seguir viagem, isso deve-se principalmente aos custos das passagens. Quando o viajante embarca e despacha a mala, a perda dela no caminho se torna quase que comum. Dentro dos problemas relacionados ao extravio de bagagens, esse é o mais comum.


2° Falha da própria empresa aérea

Enganos e irresponsabilidade podem vir da própria empresa aérea ou de uma terceirizada que esteja encarregada de realizar esse serviço. Alguns exemplos disso são o erro no envio da bagagem ou a etiquetagem de forma incorreta.


Perda por diversos motivos

Nesse caso de perda, por exemplo, podem acontecer alguns imprevistos que dificultam a localização da mala, como o fato da etiqueta se desprender da mala e a mesma acabar ficando sem nenhum destino designado ou identificação. Cada vez mais as empresas aéreas tentam fazer etiquetas que não passem por esse problema.


Furto

Pode acontecer internamente, externamente ou até mesmo na esteira do aeroporto, pessoas de má índole se aproveitam para furtar bagagens alheias. Infelizmente, isso não é incomum.


Engano

Outra ocasião que acaba sendo rotineira, diferentemente do furto, alguém pode pegar sua mala por engano na esteira, principalmente devido às semelhanças que muitas malas apresentam.


Prevenções para não ter sua bagagem extraviada

Existem diversas formas de prevenção contra um extravio de bagagem que irão lhe ajudar a diminuir a possibilidade desse problema. É recomendado que você faça seu check-in o quanto antes, caso haja necessidade de conexão. As companhias aéreas fazem de tudo para manter seus voos nos horários programados.

Retire todas as etiquetas de voos anteriores para que não haja confusão e certifique-se sobre a pesagem e etiquetagem da bagagem.

Você pode colocar uma tag ou um cartão de visita com nome, endereço e número para contato. Coloque na parte de dentro da mala e uma na parte de fora, é a garantia total de identificação.

Utilize sempre cadeados adequados com a burocracia do país e fique atento com a sua bagagem na esteira e outros locais dentro do aeroporto. Tome cuidado para não confundir bagagens.

É recomendado que coloque algo em sua mala para poder diferenciá-la de outros passageiros, como um adesivo, um laço ou algo de destaque, especialmente se a mala for de modelos comuns.

Por mais que tome todas as precauções, o melhor é fazer um seguro viagem para estar sempre coberto e ter uma viagem mais tranquila.


O que fazer se sua bagagem foi extraviada?

Se sua bagagem foi extraviada, siga as seguintes orientações:


Comunique imediatamente por escrito a companhia aérea pelo RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem) quando ainda estiver no aeroporto. A companhia aérea tem o prazo de 7 dias após o desembarque para devolver a bagagem perdida do mesmo jeito que você a despachou.

Após isso, a seguradora deve ser contatada pelo segurado para comunicar o ocorrido. Caso não seja encontrada a bagagem, a companhia aérea terá que indenizar o passageiro. A companhia impõe um teto para a indenização e a seguradora irá complementar a indenização variando de acordo com o limite de valor contratado no seguro.


Faça seguro viagem com a Minuto Seguros

Se você pretende fazer uma viagem, não deixe de fazer um seguro viagem com a Minuto Seguros. Nós apresentamos os melhores preços e coberturas para você estar sempre protegido e aproveitar a viagem da melhor maneira possível.

Para fazer sua cotação, entre em nosso site e preencha o formulário, ou se preferir, ligue em nosso número 0300 773 3000 e faça sua cotação diretamente com um consultor.