Principais cuidados para instalações elétricas residenciais

Quer entender melhor os cuidados para as instalações elétricas residenciais? Então continue a leitura!

 

Homens fazendo instalação elétrica em prédio

A instalação elétrica residencial é uma parte fundamental de um projeto de uma casa ou apartamento. É ela que vai proporcionar o ligamento de eletrodomésticos, carregamento de celulares, proporcionará banhos quentes no caso do chuveiro elétrico e muito mais. Ou seja, nós a usamos diariamente. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

 

Por esse motivo, é necessário que a instalação elétrica seja muito bem feita e com profissionais qualificados, senão pode resultar em curtos-circuitos, choques e incêndios, gerando diversos perigos para você e sua família

O que é instalação elétrica residencial? 

Basicamente, a instalação elétrica é um agrupamento de materiais que possibilita a instalação de energia em um projeto. Dessa forma, a base da instalação são fios, cabos e outros equipamentos que formam uma ligação entre a fonte geradora de energia e as cargas elétricas.

 

Assim, é no projeto elétrico que o arquiteto ou engenheiro define onde serão instaladas as tomadas, pontos de iluminação, interruptores, circuitos elétricos, a posição do quadro de distribuição e dos dispositivos de proteção e diversos outros pontos elétricos. 

Principais cuidados para seu projeto elétrico residencial

Como já dissemos, o projeto de instalação elétrica residencial deve ter alguns cuidados. Se for mal feito ou com profissionais desqualificados, pode levar a acidentes graves, como incêndios, colocando a sua família em grande risco. 

 

Por isso, abaixo citamos os principais cuidados ao realizar um projeto elétrico residencial. 

Água e eletricidade

Eletricidade e água são pontos que devem ter muita atenção e cuidado, já que podem gerar cargas elétricas até mortais. Porém, são necessárias tomadas nos locais que usamos água com frequência, como cozinha, lavanderia e banheiros. 

 

Dessa forma, realize as instalações com distância das fontes de água. Isso reduzirá as chances de estragar equipamentos e de choques.

Aterramento

É sempre obrigatório quando falamos de projeto elétrico que haja aterramento. Ele é o principal responsável por certificar a proteção na condução de descargas pelas instalações, garantindo que não haja nenhum choque.

 

Além disso, o aterramento também garante que os eletrônicos e eletrodomésticos não queimem por sobrecarga. Logo, ele é muito importante tanto para a sua família quanto para o seu bolso. 

Cabos elétricos

Usar disjuntores e condutores elétricos inadequados pode acarretar superaquecimento, gerando diversos curtos. 

 

Por isso, atenha-se ao projeto de instalação elétrica, ele informa exatamente quais cabos elétricos devem ser utilizados para não colocar os habitantes da residência em risco.

Proteção das tomadas

Se você tiver crianças em casa, o ideal é proteger as tomadas com um plástico especial. Além disso, você deve sempre se lembrar de puxar os aparelhos pelos plugs e nunca pelos cabos ou fios.

Qualidade dos materiais

A qualidade dos materiais também conta muito, o famoso “barato que sai caro”. Opte por materiais de empresas com reputação. 

 

Além disso, também busque por profissionais qualificados que vão te indicar quais são os melhores materiais para usar no projeto elétrico residencial. 

Siga sempre as normas de segurança

Todas as atividades relacionadas à energia elétrica estão descritas na Norma Regulamentadora NR10. Se você contratar um profissional de qualidade, ele saberá aplicar todas essas regras na rede elétrica da residência, gerando mais segurança e conforto para a sua família

 

Leia também: Danos elétricos no seguro residencial: como funciona essa cobertura?

Como lidar com problemas mais comuns 

Já falamos sobre como projetar uma instalação elétrica bem feita em residências. Agora, se você entende um pouco mais sobre eletricidade, talvez consiga reparar alguns pequenos problemas. 

 

Abaixo te ensinamos melhor como lidar com os problemas mais comuns ligados à rede elétrica e quais um eletricista deve ser chamado. 

Luzes piscando

Luzes piscando geralmente são ou ocorrem por más conexões. Por isso, se alguma luz da sua casa está piscando, é possível rastrear de onde vem esse problema. Se todas estiverem, será necessário rever o painel. Porém, nesse caso o ideal é chamar um eletricista, já que é necessário entender um pouco mais sobre cabeamento.

Sobrecarga da rede

A sobrecarga pode acontecer por diversos motivos, o principal deles é o uso excessivo de benjamins ou “T”. Nunca coloque aparelhos que precisam de mais energia em apenas um ponto elétrico, já que podem causar pane nos eletrônicos e eletrodomésticos, choque elétrico ou curtos-circuitos. 

Surtos de energia

Surtos de energia elétrica geralmente ocorrem por falta de fiação na ligação elétrica residencial. Eles são normais, mas se ocorrerem com muita frequência, é necessário chamar um eletricista, já que pode danificar os aparelhos e diminuir a expectativa de vida deles. 

 

Para solucionar esse problema, analise bem o dispositivo que se conecta à fiação ou à rede doméstica e tente desconectar os dispositivos ou painéis de baixa qualidade da tomada. Se não resolver, chame um eletricista. 

Tomadas ou interruptores quentes

Se a tomada ou o interruptor estiver quente, é necessário chamar um eletricista, já que pode afetar a segurança dos moradores da residência. 

Troca de chuveiro

O passo mais importante para trocar o chuveiro é verificar com cuidado a sua potência e conferir se ela é equivalente à sua atual instalação. Se sim, pode trocar sem medo. Se não, é melhor trocar de chuveiro para não ocorrer nenhum dano. 

Contrate a cobertura de danos elétricos no seu seguro residencial 

Agora que você já entendeu melhor como funciona um projeto de instalação elétrica residencial, que tal proteger mais a sua casa e os seus eletrodomésticos e eletrônicos? Você sabia que o Seguro Residencial da Minuto Seguros conta com cobertura de eletricista? Sim! E é supersimples. 

 

O segurado aciona o eletricista do seu seguro em caso de pane elétrica, causada a partir de um curto-circuito ou um risco aparente que exponha a rede elétrica da sua casa; o eletricista vai à residência e faz os reparos necessários, isso tudo incluído no valor do seguro residencial. 

 

Quer saber mais? Clique aqui e entenda como trazer mais segurança para a sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *