Home » Carro » Dicas

Pane elétrica em carros: principais causas

Todo proprietário de automóvel sabe que podem surgir problemas na mecânica do veículo. Porém, é complicado quando esses casos acontecem em um momento inesperado ou de necessidade. A pane elétrica é um exemplo de imprevistos que fazem o seu carro parar e você passar por uma situação desagradável. Mas mantendo a calma, é possível solucionar todo o problema.

pane elétrica

É importante salientar que todo motorista deve ter, no mínimo, conhecimento básico sobre a mecânica do carro. Isso ajuda de forma significativa a prevenção contra grandes problemas com a manutenção. Por esse motivo, escrevemos esse texto para você entender o que é uma pane elétrica de forma geral. Essas informações podem ajudar com o entendimento do que pode causar e o que fazer para não agravar o problema.

Outra forma de se prevenir contra problemas com a manutenção do carro, é fazer a contratação do seguro auto. Esse serviço garante a segurança financeira em casos de colisão, roubo, furto, danos da natureza ou danos a terceiros. E, em casos de pane elétrica no qual o carro fique parado, a assistência 24 horas é fundamental com o apoio de um guincho para rebocar o veículo até um local que ele possa ser consertado.

Conte com a Minuto Seguros para fazer a contratação do seu seguro auto. Nós cotamos em mais de 10 seguradoras para oferecer o melhor plano e preço para o seu perfil. Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando ao assunto de pane elétrica, confira todos os detalhes que você precisar saber sobre esse problema.

Bateria

pane elétrica - Bateria

Ter a bateria descarregada é o principal motivo de uma pane elétrica. Mas é bem simples se prevenir contra isso por conta dos sinais apresentados, como: luzes internas ficam fracas ou não acendem, o motor não faz o mesmo barulho ou têm dificuldades para ligar, entre outros. A bateria descarregada ocorre, em geral, pelo desgaste natural ou quando o motorista se esquece e deixa algo ligado, rádio e luzes são exemplos.

Quando notar que o carro está fraco, recomendamos que faça uma ligação direta, também conhecida como chupeta, termo usado para ligação paralela entre a bateria do seu veículo e de algum outro. Assim você terá carga, ao menos, para chegar em um mecânico.

Alternador

pane elétrica - Alternador

Outra razão para ocorrer uma pane elétrica no veículo é o alternador. Ele é responsável por transformar a energia mecânica em elétrica e, desse modo, carregar a bateria. Os problemas dele são semelhantes ao da bateria sem carga: luzes ficando fracas e até o motor do carro falhando em movimento.

Correia do alternador

pane elétrica - Correia do alternador

A correia do alternador tem a função de passar a força do virabrequim para a polia do alternador. Como ela é feita de borracha, existe muita chance de ressacar com o passar do tempo. Se isso acontecer, algumas pequenas rupturas surgem e podem fazer com que ela se parta, gerando a pane elétrica.

Injeção eletrônica

pane elétrica - Injeção eletrônica

Se a luz de injeção acendeu no painel e o veículo desligou, significa que o sistema está com problemas. Caso isso aconteça, chame um mecânico especializado para consertar.

Mas lembre-se: ter a manutenção do veículo em dia vai impedir que a grande maioria desses problemas levem a uma pane elétrica.

3.75 / 8 votos

Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *