Bomba d’água do carro: qual sua função e como identificar problemas

bomba agua carro Bomba d'água do carro: qual sua função e como identificar problemas

Quer tirar suas dúvidas sobre a bomba d’água do carro? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar como saber a hora da troca e muito mais para manter seu carro seguro.

Quando compramos um veículo, independentemente de ser novo ou usado, sabemos que haverá gastos com o mecânico. Seja uma manutenção preventiva para reparar os itens de desgaste natural ou um problema mais complexo na mecânica do automóvel. A boa notícia é que, pelo menos aos imprevistos graves, há maneiras de nos policiarmos para não acontecer. E uma das peças que podem custar bem caro se apresentar defeito por falta de manutenção é a bomba d’água.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Voltando a falar sobre a bomba d’água, confira todas as informações sobre essa peça essencial em seu automóvel.

O que é a bomba d’água?

Olhando para a mecânica do veículo, a bomba d’água é uma peça fácil de reconhecer. Mas poucos entendem como funciona, qual a sua função e por que é tão importante para o carro poder rodar. Isso acontece porque essa peça fica no veículo com a função de distribuir, de forma segura, o fluxo necessário do líquido que vai refrigerar o motor.

Se não fosse a bomba d’água, o motor iria aquecer demais e você teria altos custos de manutenção ao lidar com um potencial motor fundido.

Qual é a função da bomba d’água no motor?

Dentro do sistema de arrefecimento, a bomba d’água tem a função de fazer circular o líquido refrigerante pelo motor. Sendo assim, ela é uma das responsáveis por manter a temperatura ideal do motor evitando assim o famigerado superaquecimento e consequentes problemas maiores como um motor fundido.

Quais os sinais que a bomba d’água está com defeito?

Confira abaixo os principais sinais de que a bomba d’água está com defeito.

Vazamento de água

Se estiver vazando água do veículo por baixo dele, pode significar um defeito na bomba. É importante identificar qual a cor do líquido que está saindo para não confundir os problemas.

Outras peças também podem vazar, por isso, recomendamos que coloque um papel branco embaixo do vazamento para conseguir identificar a cor. Se for um líquido verde, pode ser o anticongelante que fica na água da bomba, se for marrom pode ser o óleo do motor.

Barulho diferente no motor

Se o condutor perceber um barulho diferente do comum no motor, principalmente se estiver mais alto e com ruídos fortes, verifique com o carro ligado se o problema vem da bomba d’água. Para isso será necessário levantar o capô e fazer uma análise visual.

Ferrugem na bomba 

Outro ponto que o motorista precisa se atentar é na ferrugem. Alguns componentes estão expostos a oxidação e podem acabar estragando. Esse pode ser um dos motivos pelo qual a bomba d’ água precisa ser trocada.

A correia pode estar solta

Se por acaso a correia de distribuição estiver solta ou começar a apresentar sinais de desgaste, significa que a bomba precisa ser trocada imediatamente.

Luz do líquido de arrefecimento ou luz do termóstato

Se a luz de advertência do líquido de arrefecimento ou do termóstato estiverem acesas, significa que pode haver um mau funcionamento ou vazamento na bomba.

Mau funcionamento do ar condicionado

Algo que poucas pessoas sabem, mas que é de extrema importância na análise. Se o ar condicionado não estiver funcionando, pode ser que os problemas venham da bomba d’água.

Quais cuidados tomar com a bomba d’água

Veja os seis principais cuidados para ter com a bomba d’água e evitar problemas maiores no seu carro.

  • 1. Uma dica muito importante é usar o líquido de arrefecimento indicado pelo fabricante. Isso vai diminuir as chances de problemas futuros.
  • 2. De vez em quando, verifique o nível do líquido anticongelante ou o aditivo, mas faça isso com o motor frio.
  • 3. Nunca coloque a totalidade de água pura e a totalidade de líquido refrigerante na bomba do carro, siga as instruções do fabricante do automóvel.
  • 4. No manual de cada veículo consta o tempo necessário para trocar a bomba d’água.
  • 5. Sempre fique atento aos vazamentos que podem estar ocorrendo. Fique de olho na diminuição do nível do líquido de arrefecimento.
  • 6. Se o carro começar a ter excesso de temperatura, pare-o imediatamente.

Conseguiu entender melhor o funcionamento da bomba d’água do seu carro? Conte para a gente nos comentários!

Como saber se a água está circulando no motor?

Saber se a água está circulando no motor é vital para manter o carro funcionando com segurança. Você deve ficar atento a alguns sinais como vazamento de água por baixo do carro, barulhos estranhos no motor e até o mau funcionamento do ar condicionado.

Você também pode encontrar sem muita dificuldade vídeos de mecânicos explicando como testar o funcionamento da bomba no Youtube, mas, se estiver na dúvida sobre o funcionamento, o ideal é levar o veículo até um mecânico de confiança.

Se você quiser entender melhor como fazer essas verificações na bomba, abaixo listei os principais defeitos e como percebê-los.

O que pode ser vazamento de água perto da correia dentada?

O vazamento de líquido de arrefecimento pode sempre vai se tornar um problema maior, por isso deve ser tratato com atenção máxima. Quando há vazamento perto da correia dentada não é diferente, por isso é importante reparar o defeito com urgência.

Para identificar esse vazamento, tente encontra uma poça no chão ou sentir o cheiro do líquido de arrefecimento que está vazando. Se um desses dois sinais forem encontrados, encoste o carro em uma oficina.

Agora vamos a resposta da pergunta do tópico: vazamento de líquido perto da correia dentada pode ser problema na bomba d’água, mas existe uma série de outros problemas como o selo do motor e outras do carro que podem estar com defeito.  Como já expliquei antes, em casos de vazamento de líquido de arrefecimento você deve parar o carro para manutenção o mais rápido possível.

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações.

Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.

2 comentários sobre “Bomba d’água do carro: qual sua função e como identificar problemas

  1. o meu carro eúm polo hatch ano 2003 1.6 gasolinA.
    troquei todas as borrachas , valvula termostaticae bomba dagua e não aparece no chão nenhum sinal de vazamnto de agua e o ponteiro datemperatura está proximo ao vermelho. O que pode ser este aquecimento fazendo com que o motor esquente muito e suba a temperatura. Seráque é a junta do cabecote que estourou? Tire por favor esta dúvida
    responder

    1. Nilton, tudo bem? Pode ser sim que seja um problema com a junta do cabeçote. No entanto, há outros tipos de problemas, como em qualquer uma dessas peças: radiador, bomba d’ água, mangueira, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor. Por isso, o mais indicado é fazer uma ana´lise minuciosa com um bom mecânico para que ele possa olhar o carro e apontar, de fato, qual é o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *