Home » Carro » Dicas

Bomba d’água: sinais de que está com problema

Quando compramos um veículo, independentemente de ser novo ou usado, sabemos que haverá gastos com o mecânico. Seja uma manutenção preventiva para reparar os itens de desgaste natural ou um problema mais complexo na mecânica do automóvel. A boa notícia é que, pelo menos aos imprevistos graves, há maneiras de nos policiarmos para não acontecer. E uma das peças que podem custar bem caro se apresentar defeito por falta de manutenção é a bomba d’água.

bomba d' água

Olhando para a mecânica do veículo, a bomba d’água é uma peça fácil de reconhecer. Mas poucos entendem como funciona, qual a sua função e por que é tão importante para o carro poder rodar. Por esse motivo, aprender mais sobre essa peça para entender os sinais de alerta, como: quando está precisando de água ou possui defeitos, é muito importante.

Além de se atentar a bomba d’água do automóvel, fazer o seguro auto é outra maneira de se prevenir contra imprevistos que vão gerar custos ao motorista. Nós da Minuto Seguros temos os melhores planos de seguro para o seu perfil. Faça uma cotação agora clicando no botão abaixo, ou se preferir ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre a bomba d’água, confira todas as informações sobre essa peça essencial em seu automóvel.

O que é a bomba d’água?

bomba d' água - O que é a bomba d’água?

Essa peça é uma bomba de água que fica no veículo com a função de distribuir, de forma segura, o fluxo necessário do líquido que vai refrigerar o motor. Esse é um processo que impede que o motor aqueça demais.

Sinais que a bomba d’água está com defeito e precisa de troca

Perdendo água

bomba d' água - Perdendo água

Se estiver vazando água do veículo por baixo dele, pode significar um defeito na bomba. É importante identificar qual a cor do líquido que está saindo para não confundir os problemas.

Outras peças também podem vazar, por isso, recomendamos que coloque um papel branco embaixo do vazamento para conseguir identificar a cor. Se for um líquido verde, pode ser o anticongelante que fica na água da bomba, se for marrom pode ser o óleo do motor.

Barulho diferente no motor

bomba d'água - Barulho diferente no motor

Se o condutor perceber um barulho diferente do comum no motor, principalmente se estiver mais alto e com ruídos fortes, verifique com o carro ligado se o problema vem da bomba d’água. Para isso será necessário levantar o capô e fazer uma análise visual.

Bomba enferrujada

bomba d' água - Bomba enferrujada

Outro ponto que o motorista precisa se atentar é na ferrugem. Alguns componentes estão expostos a oxidação e podem acabar estragando. Esse pode ser um dos motivos pelo qual a bomba d’ água precisa ser trocada.

A correia pode estar solta

bomba d' água - A correia pode estar solta

Se por acaso a correia de distribuição estiver solta ou começar a apresentar sinais de desgaste, significa que a bomba precisa ser trocada imediatamente.

Luz do líquido de arrefecimento ou luz do termóstato

bomba d' água - Luz do líquido de arrefecimento ou luz do termóstato

Se a luz de advertência do líquido de arrefecimento ou do termóstato estiverem acessas, significa que pode haver um mau funcionamento ou vazamento na bomba.

Mau funcionamento do ar condicionado

bomba d' água - Mau funcionamento do ar condicionado

Algo que poucas pessoas sabem, mas que é de extrema importância na análise. Se o ar condicionado não estiver funcionando, pode ser que os problemas venham da bomba d’água.

Quais cuidados tomar com a bomba d’água

bomba d'água - Quais cuidados tomar com a bomba d’água

– Uma dica muito importante é usar o líquido de arrefecimento indicado pelo fabricante. Isso vai diminuir as chances de problemas futuros.

– De vez em quando, verifique o nível do líquido anticongelante ou o aditivo, mas faça isso com o motor frio.

– Nunca coloque a totalidade de água pura e a totalidade de líquido refrigerante na bomba do carro, siga as instruções do fabricante do automóvel.

– No manual de cada veículo consta o tempo necessário para trocar a bomba d’água.

– Sempre fique atento a vazamentos que podem estar ocorrendo. Fique de olho na diminuição do nível do líquido de arrefecimento.

– Se o carro começar a ter excesso de temperatura, pare-o imediatamente.

3.37 / 19 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *