1. Home
  2. »
  3. Manutenção

Bomba d’água do carro: entenda sua função e se ela tem sinais de problemas

Quer tirar suas dúvidas sobre bomba d’água? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar como saber a hora da troca e muito mais para manter seu carro seguro.

Quando compramos um veículo, independentemente de ser novo ou usado, sabemos que haverá gastos com o mecânico. Seja uma manutenção preventiva para reparar os itens de desgaste natural ou um problema mais complexo na mecânica do automóvel. A boa notícia é que, pelo menos aos imprevistos graves, há maneiras de nos policiarmos para não acontecer. E uma das peças que podem custar bem caro se apresentar defeito por falta de manutenção é a bomba d’água.

Voltando a falar sobre a bomba d’água, confira todas as informações sobre essa peça essencial em seu automóvel.

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O que é a bomba d’água?

Olhando para a mecânica do veículo, a bomba d’água é uma peça fácil de reconhecer. Mas poucos entendem como funciona, qual a sua função e por que é tão importante para o carro poder rodar. Isso acontece porque essa peça fica no veículo com a função de distribuir, de forma segura, o fluxo necessário do líquido que vai refrigerar o motor.

Se não fosse a bomba d’agua, o motor aqueça demais e você teria altos custos de manutenção ao lidar com um potencial motor fundido.

Como saber se a água está circulando no motor?

Saber se a água está circulando no motor é vital para manter o carro funcionando com segurança. Você deve ficar atentos a alguns sinais como vazamento de água por baixo do carro, barulhos estranhos no motor e até o mau funcionamento do ar condicionado.

Você também pode encontrar sem muita dificuldade vídeos de mecânicos explicando como testar o funcionamento da bomba no Youtube, mas, se estiver na dúvida sobre o funcionamento, o ideal é levar o veículo até um mecânico de confiança.

Se você quiser entender melhor como fazer essas verificações na bomba, abaixo listei os principais defeitos e como percebê-los.

Quais os sinais que a bomba d’água está com defeito?

Confira abaixo os principais sinais de que a bomba d’agua está com defeito.

Vazamento de água

Se estiver vazando água do veículo por baixo dele, pode significar um defeito na bomba. É importante identificar qual a cor do líquido que está saindo para não confundir os problemas.

Outras peças também podem vazar, por isso, recomendamos que coloque um papel branco embaixo do vazamento para conseguir identificar a cor. Se for um líquido verde, pode ser o anticongelante que fica na água da bomba, se for marrom pode ser o óleo do motor.

Barulho diferente no motor

Se o condutor perceber um barulho diferente do comum no motor, principalmente se estiver mais alto e com ruídos fortes, verifique com o carro ligado se o problema vem da bomba d’água. Para isso será necessário levantar o capô e fazer uma análise visual.

Ferrugem na bomba 

Outro ponto que o motorista precisa se atentar é na ferrugem. Alguns componentes estão expostos a oxidação e podem acabar estragando. Esse pode ser um dos motivos pelo qual a bomba d’ água precisa ser trocada.

A correia pode estar solta

Se por acaso a correia de distribuição estiver solta ou começar a apresentar sinais de desgaste, significa que a bomba precisa ser trocada imediatamente.

Luz do líquido de arrefecimento ou luz do termóstato

Se a luz de advertência do líquido de arrefecimento ou do termóstato estiverem acessas, significa que pode haver um mau funcionamento ou vazamento na bomba.

Mau funcionamento do ar condicionado

Algo que poucas pessoas sabem, mas que é de extrema importância na análise. Se o ar condicionado não estiver funcionando, pode ser que os problemas venham da bomba d’água.

Quais cuidados tomar com a bomba d’água

Veja os seis principais cuidados para ter com a bomba d’agua e evitar problemas maiores no seu carro.

  • 1. Uma dica muito importante é usar o líquido de arrefecimento indicado pelo fabricante. Isso vai diminuir as chances de problemas futuros.
  • 2. De vez em quando, verifique o nível do líquido anticongelante ou o aditivo, mas faça isso com o motor frio.
  • 3. Nunca coloque a totalidade de água pura e a totalidade de líquido refrigerante na bomba do carro, siga as instruções do fabricante do automóvel.
  • 4. No manual de cada veículo consta o tempo necessário para trocar a bomba d’água.
  • 5. Sempre fique atento a vazamentos que podem estar ocorrendo. Fique de olho na diminuição do nível do líquido de arrefecimento.
  • 6. Se o carro começar a ter excesso de temperatura, pare-o imediatamente.

Conseguiu entender melhor o funcionamento da bomba d’agua do seu carro? Conte para a gente nos comentários!

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação de seguro auto com a Minutos Seguros ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 para falar com um de nossos consultores e receba cotações em 16 seguradoras.

3.96 / 173 votos

[addtoany]

Comentários

  1. o meu carro eúm polo hatch ano 2003 1.6 gasolinA.
    troquei todas as borrachas , valvula termostaticae bomba dagua e não aparece no chão nenhum sinal de vazamnto de agua e o ponteiro datemperatura está proximo ao vermelho. O que pode ser este aquecimento fazendo com que o motor esquente muito e suba a temperatura. Seráque é a junta do cabecote que estourou? Tire por favor esta dúvida
    responder

    1. Nilton, tudo bem? Pode ser sim que seja um problema com a junta do cabeçote. No entanto, há outros tipos de problemas, como em qualquer uma dessas peças: radiador, bomba d’ água, mangueira, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor. Por isso, o mais indicado é fazer uma ana´lise minuciosa com um bom mecânico para que ele possa olhar o carro e apontar, de fato, qual é o problema.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.