Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Direção hidráulica ou elétrica? Qual é a melhor?

 

direção hidráulica ou elétricaDiante de tantas tecnologias e avanços nas mecânicas dos carros, às vezes, fica difícil saber qual opção é melhor ou, pelo menos, qual é a mais indicada para o meu caso. Um exemplo claro disso são as direções, afinal, qual passa mais credibilidade e segurança: direção hidráulica ou elétrica? O momento de dirigir precisa ser confortável, principalmente para quem vive no trânsito das grandes metrópoles.

Com esses pontos a serem considerados, os motoristas estão cada vez mais atentos na hora de escolher a direção do carro. Mas, ainda surgem algumas dúvidas, especialmente em relação ao preço, manutenção e vantagens e desvantagens de cada uma. Mas, iremos passar informações relevantes sobre cada uma delas, tornando a escolha mais simples.

Direção hidráulica

Bem mais conhecida entre os motoristas, a direção hidráulica – chamada antigamente de direção assistida – começou a se popularizar na década de 70, nos caminhões. Sentindo a necessidade dos motoristas de veículos leves e de menor porte, as montadoras começaram a adaptar a ideia para os carros e tornou o item praticamente essencial na hora da compra.

A sua composição é feita por uma bomba hidráulica, um reservatório de óleo e tubulações de alta de baixa pressão. Ainda é possível ver mais um exemplo de peça no mecanismo de direção, que ajuda diretamente na movimentação das rodas dianteiras.

Mas, quais são as vantagens? Bom, ela reduz quase 80% do esforço do motorista se comparado a uma direção manual. Também possui baixo custo de manutenção.

E só há coisas boas na direção hidráulica? Não, também há pontos negativos. Ela não pode ser colocada posteriormente no veículo, pois é um item que vem de fábrica. E os problemas específicos, como vazamentos, só podem ser resolvidos por especialistas, visto que é algo bem complexo.

Direção elétrica

Diferente da direção hidráulica, a elétrica possui um sistema independente do motor, o que permite instalações posteriores. Ela proporciona maior leveza ao volante – mais do que a hidráulica.

Como citamos no tópico acima, a hidráulica necessita de várias peças em sua composição, já a elétrica se resume em apenas uma, pois o seu trabalho funciona de acordo com a velocidade do carro.

Em relação às vantagens, esse tipo de direção não é prejudicial ao meio ambiente, pois não usa nenhum aditivo. Ela é praticamente livre de manutenções e, ainda por cima, auxilia na economia de combustível, pois não consome potência efetiva do motor. É muito indicada para novos condutores e mulheres por conta do baixo esforço ao fazer manobras, como a baliza, por exemplo.

Mas, nem tudo são maravilhas quanto à direção elétrica. Mesmo que em pequenas possibilidades, quando ela apresenta algum defeito, o custo é bem mais elevado do que a hidráulica. Os carros equipados também são mais caros e você terá que elevar o seu investimento para poder desfrutar desta opção.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS