1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Listas

Os 6 carros que dão mais problemas no Brasil

Quando você vai escolher um veículo para comprar, precisa levar diversos fatores em consideração. Se ele é eficiente no consumo de combustível, se sua manutenção é cara e se ele tem um índice de depreciação alta, por exemplo, são alguns dos itens a serem analisados. Além destes que citamos é preciso saber também se ele costuma apresentar complicações com frequência. Afinal, ninguém quer perder um automóvel que precise muitas vezes de conserto. Para lhe auxiliar nisso, listamos os carros que dão mais problemas no Brasil. 

Quando um veículo começa a apresentar problemas de forma frequente, isso é negativo por diversos motivos. Além da parte financeira, já que você precisará gastar com a manutenção corretiva, é uma questão que impacta diretamente na sua segurança e na de quem anda com você. Para evitar grandes dores de cabeça por ambas as razões, o mais recomendado é contratar um seguro auto.

Proteção com o seguro auto

Com o seguro auto, você fica protegido em diversas situações. Já imaginou se o seu carro quebra no meio da estrada, à noite, com toda a sua família junto? Basta acionar o seu seguro e chamar a assistência 24 horas. Por conta desse problema, seu veículo vai ficar por um tempo no conserto? O carro reserva fica à sua disposição para que você não precise alterar bruscamente a sua rotina. Além disso, ainda há a indenização para casos de roubo, furto e colisão que resulte em perda total, entre diversos outros benefícios.  

Garanta a sua tranquilidade e faça uma cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento online. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do país. Dessa forma, garantimos uma proposta que seja adequada ao seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Carros que dão mais problemas no Brasil

Ford Ka

Veículo que figura na lista dos mais vendidos no Brasil nos últimos meses, o Ford Ka também está entre os carros que dão mais problemas. Uma das questões que mais depõem contra o modelo da montadora americana é o sistema de arrefecimento. Dessa maneira, casos de superaquecimento podem acontecer com mais frequência, o que acarreta, eventualmente, em maiores dores de cabeça para o proprietário relacionados ao motor.

Além disso, nem sempre é fácil encontrar encontrar peças para os carros da Ford. Mesmo nas concessionárias da montadora, essa pode ser uma tarefa complicada para o proprietário.

JAC J3

No mercado brasileiro apenas desde o início de 2011, a JAC Motors teve no J3, modelo que descontinuou no país em 2017, um de seus maiores chamarizes. Ele, porém, figura entre os carros que dão mais problemas. O que já complica a situação do veículo da montadora chinesa é o fato da sua suspensão ser sensível demais. Outro fator que não ajuda é a calibração da injeção eletrônica, que apresenta complicações.

Além destes problemas, motor do J3 pode falhar acima do limite aceitável. Os seus pneus se desgastam de forma irregular e, como se não bastasse isso, ainda há a questão das peças da JAC Motors, que são difíceis de serem encontradas.

Vale lembrar que a marca chinesa teve o carro mais depreciado de 2018, o JAC T5.

Citroën C3

Quem também está entre os carros que dão mais problemas no Brasil é o Citroën C3. O veículo está no mercado nacional desde 2003 e é um dos queridinhos da montadora francesa no país. No entanto, isso não faz com que ele escape de ser um tanto quanto complicado quando o quesito é manutenção. Mesmo com todo esse tempo por aqui, o conserto de um C3 não é barato e isso atrapalha motoristas que desejam ficar com o automóvel por um bom tempo.

Assim como o J3, o modelo da Citroën C3 peca por apresentar problemas na suspensão. Em vias cujo asfalto não seja bom, como encontramos com facilidade no Brasil, ele tem algumas dificuldades.   

Renault Sandero

Na lista dos carros que dão mais problemas, temos mais uma montadora francesa. O Renault Sandero é um dos mais tradicionais modelos da marca no Brasil. Contudo, apesar do longo tempo no mercado nacional, o veículo continua quebrando com certa facilidade. Para piorar a situação, a falta de informações técnicas acerca do automóvel dificulta a vida dos mecânicos para realizar os consertos. O resultado? Mais dores de cabeça para o proprietário.

Além da falta de informações, o Sandero tem problemas por conta da falta de peças no mercado. O seu motor também não é dos mais confiáveis, já que falha mais do que deveria. Portanto, é preciso tomar bastante cuidado.

Peugeot 208

A exemplo do que acontece com o Citroën C3 e com o Renault Sandero, o Peugeot 208 apresenta complicações no que diz respeito à suspensão. Para encarar vias onduladas e com buracos, definitivamente ele não é o mais indicado. Além disso, também segue as outras marcas francesas no que diz respeito a falta de informações técnicas, peças escassas e, naturalmente, manutenção encarecida.

Essas questões já eram complicadas em gerações anteriores como no 206 e 207. Portanto, por todos esses motivos, o Peugeot 208 é o terceiro veículo de uma montadora francesa a figurar na lista dos carros que dão mais problemas no Brasil.

Ford Fiesta

Após três montadoras francesas de forma consecutiva, quem fecha a lista dos carros que dão mais problemas no Brasil é mais um veículo da Ford, o Fiesta. Ele, inclusive, apresenta complicações semelhantes à do Ford Ka. O sistema de arrefecimento é falho, o que pode causar superaquecimento. Sendo assim, problemas graves com o motor podem acontecer.

Além disso, é um carro cujos mecânicos demoram a consertar. Isso porque encontrar suas peças – problema comum a todos os automóveis da lista – é uma tarefa difícil. Por isso, se você possui este modelo, faça a manutenção preventiva. Assim, é possível evitar um estresse futuro.  

A lista foi criada baseada em informações do Índice de Manutenção Veicular (IMV), estudo feito pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) e na opinião de mecânicos.

Lembrou de outros veículos que podem entrar na lista de carros que dão mais problemas no Brasil? Caso você sinta falta de algum modelo específico que poderia aparecer no texto, fale pra gente por meio dos comentários abaixo!

3.52 / 560 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile