Muitas pessoas pensam em viajar para o exterior sem um programa definido. Conhecer várias cidades, traçar as rotas em cima da hora e passear com tranquilidade é um método que vem ganhando cada vez mais fãs.
Uma das formas mais simples (e mais bacanas) para isso é alugar um carro. Com valores relativamente acessíveis, esses aluguéis permitem ao viajante ter um veículo de qualidade para rodar pelas estradas do seu país favorito.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Mas o que acontece com a habilitação? Ao viajar para o exterior, posso dirigir com a minha habilitação? Como funciona?
Pensando nessas questões, elaboramos um guia rápido para você entender tudo sobre a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
O que é a PID?
A PID foi estabelecida na Convenção de Viena, firmada em novembro de 1968. Engloba mais de cem países e foi criada justamente para padronizar a permissão para dirigir para os turistas. Antes dela, cada órgão de trânsito local era responsável pela elaboração do documento.
Países que permitem a PID
Entre os mais de 100 países que fazem parte da Convenção e adotaram a Permissão Internacional para Dirigir destacam-se os Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Bélgica, Espanha, Rússia, Austrália, Paraguai, Reino Unido e Portugal. (Consulte os demais no site do Denatran).
Condições para emitir a PID
Para ter acesso a PID, o viajante deve ter CNH com foto, em situação regular, no prazo de validade, sem processo de mudança de categoria. É proibido estar com o documento suspenso, cassado ou com restrição.
Como solicitar a PID
O interessado em ter o documento precisa ir ao site do Detran onde sua carteira foi tirada. É preciso preencher um formulário online e pagar a Taxa de Emissão da PID (DAE). O valor varia de estado para estado (ex: SP – R$ 233,75 e MG – R$ 133,42). Ao ser emitida, a PID terá validade semelhante à CNH do condutor.
Agora você já sabe. Se for viajar para o exterior e tiver a intenção de dirigir, solicite a PID com antecedência e não tenha problemas.
E não se esqueça do Seguro Viagem para ter um passeio tranquilo e protegido!