Explorar os países vizinhos ao Brasil é uma boa alternativa para viagem. Os territórios que pertencem ao Mercosul já oferecem a facilidade de entrada apenas com o nosso RG, sem a necessidade de um passaporte.
Mas viajar para América do Sul de carro – uma aventura diferente, por sinal – exige um pouco mais de cuidado. Existe uma série de documentos para dirigir que devem ser preparados para evitar qualquer problema com a lei local.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Veja abaixo uma tabela com tudo que você precisa ter em mãos caso seja parado pela autoridade dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Você pode estar em dúvida sobre alguns documentos. Explicamos alguns deles:
PID – a Permissão Internacional para Dirigir é uma habilitação padronizada após a Convenção de Viena. Veja o post em nosso blog para saber mais sobre ela;
Carta Verde – trata-se de um seguro obrigatório de automóveis que estão em viagem pelos países do Mercosul. Protege apenas os danos a terceiros;
CIVP – o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia foi criado para controlar a febre amarela e pode ser emitido nos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa. Basta levar sua Carteira Nacional de Vacinação;
“Nada Consta” – trata-se de uma certidão negativa obtida no Detran para informar o histórico do condutor, existência de processo, mudança de categoria, etc.
Existem ainda outros documentos importantes que devem ser analisados e lembrados, como o “comprovante de propriedade do veículo”. Confira todos os detalhes no Vida de Viajante.
E lembre-se, ao viajar, pense também no Seguro Viagem!