Blog Minuto Seguros
Home » Viagem

Viagem para a praia: saiba qual o melhor protetor para o rosto

O verão no Brasil está a toda! Com as altas temperaturas e o sol fortemente presente na maior parte das cidades do país, viajar para a praia é uma ótima pedida. Lugares como as maravilhosas praias do Nordeste, a Praia do Éden e Ponta de Corumbau, por exemplo, são muito convidativos para esta época do ano. Contudo, é preciso tomar muito cuidado com a pele. Por isso, é importante escolher bem o protetor para o rosto e para o corpo.

Quando viajar para lugares em que tomará muito sol, é essencial proteger-se contra os raios ultravioleta. Porém, não é apenas destes riscos que você deve se precaver. Contratar um seguro viagem é imprescindível para que o seu passeio seja tranquilo, e que esteja amparado caso ocorram imprevistos.

melhor protetor para o rosto

Com as coberturas proporcionadas pelo seguro viagem, você tem amparo em casos como extravio de bagagem por parte das companhias aéreas e atendimento médico no exterior. São fatores importantes para evitar que você tenha dores de cabeça durante seu passeio, caso haja algum problema.

Portanto, antes de viajar, faça uma cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder no segmento online. Trabalhamos com seguradoras que são referência no mercado. Assim, garantimos uma proposta que se adéque às suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM AGORA

Como a exposição ao sol impacta a pele?

A sensação de tomar um sol é ótima. Afinal, um dia ensolarado anima qualquer pessoa. Porém, é preciso de muito cuidado, pois a radiação que incide na pele pode causar problemas tanto na hora como a longo prazo.

Os impactos negativos do sol no corpo são causados, principalmente, pelos raios ultravioleta A e B. O UVB é o que está muito presente entre as 10h e 16h e que deixa a pele vermelha e causa queimaduras. Isso acontece porque ele atinge a camada mais superficial e é bastante intenso.

melhor protetor para o rosto

Já os raios UVA são os responsáveis pelo bronzeamento, pois atingem a derme, uma camada mais profunda da pele. Mas não pense que não é preciso se proteger contra eles! Diferentemente do UVB, essa radiação pode ultrapassar as nuvens e é causadora de manchas, além de favorecer o envelhecimento precoce.

A radiação solar é cumulativa no corpo humano. Por conta disso, além de acelerar o envelhecimento, ela causa câncer de pele. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse tipo de tumor maligno corresponde a 30% de todos os casos da doença no Brasil. Esse é um dos principais motivos da importância de usar protetor para o rosto e também para o corpo.  

Em contrapartida, o sol também tem efeitos positivos na pele. Ele é a principal fonte de vitamina D para o corpo. No entanto, para se obter a quantia necessária para o corpo, é preciso ficar exposto ao sol apenas de 15 a 20 minutos antes das 10h da manhã, por pelo menos três vezes por semana e, apenas neste caso, sem o uso de protetor solar.

A importância do protetor para o rosto

O uso do protetor solar é essencial para prevenir de queimaduras e dos problemas que podem surgir durante os anos. Inclusive, o ideal é utilizá-lo diariamente, e não apenas em viagens, especialmente para quem fica muito tempo ao ar livre.

Qual protetor escolher?

Antes de escolher o protetor para o rosto, você precisa ficar atento a algumas questões. É importante escolher produtos que sejam adequados para o seu tipo de pele. Caso ela seja oleosa, o ideal é utilizar protetores em gel ou que sejam “oil free”, ou seja, que não contam com óleo em sua composição.

Para quem tem a pele muito clara, a dica é utilizar um filtro cujo fator seja no mínimo 50. Quanto maior o fps (fator de proteção solar) do produto, maior é a proteção dos raios solares. Por isso, filtros com esse alto nível são indicados também para crianças, idosos e pessoas que passam por tratamento dermatológico. Para estes casos, opte ainda por aqueles que tem cor, pois eles formam uma barreira física que ajuda a bloquear a radiação.

Quem tem a pele negra também precisa utilizar protetor. Mesmo que o alto nível de melanina signifique maior proteção aos raios de sol, esse fator não impede que essa radiação prejudique o corpo. Por isso, escolha um filtro solar com fator 15, no mínimo, para ficar bem cuidado.

Já para as mulheres que já passaram ou estão no período de menopausa, a dica é escolher protetores em creme, de preferência que tenham hidratante e ação anti-idade.

Como aplicar corretamente?

Além de saber qual o melhor protetor para o rosto, é necessário também seguir as recomendações de aplicação. Afinal, se o produto não for utilizado da forma correta, ele não protegerá a sua pele da forma ideal.

Os dermatologistas destacam que a primeira aplicação do protetor é a mais importante. Esta, inclusive, deve ser feita entre 10 e 20 minutos antes de você ir ao ar livre e ficar sob o sol. De maneira geral, você deve usar uma colher de chá do filtro solar para proteger o seu rosto. O correto é espalhar de forma uniforme, de modo que toda a sua face fique protegida.

Não se esqueça de tomar cuidado com a área mais próxima aos olhos. Para não irritá-los, evite passar o produto tão perto dessa área e utilize óculos escuros enquanto estiver exposto ao sol.  

Reaplicação

Imagine a seguinte situação: você vai para a praia em pleno verão, passa o protetor para o rosto e passa o dia todo apenas com essa aplicação. Provavelmente ficará bastante queimado, além de sofrer as outras consequências que a radiação solar causa.

Após passar o protetor pela primeira vez, o recomendável é reaplicá-lo a cada duas horas. Se você praticar alguma atividade física, entrar na piscina ou no mar, passe o filtro solar imediatamente depois, mesmo que ele seja à prova d’água. Isso é importantíssimo para manter a proteção da pele ao longo do dia.

Ficou com alguma dúvida sobre protetor para o rosto? mande pra gente nos comentários!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *