Manutenção veicular: 5 dicas para você cuidar melhor do seu carro

manutenção veicular

Ter um carro impecável e que ganhe elogios de todos é o desejo de muitos motoristas. Mas, nem sempre é isso que acontece. Não que as pessoas não tenham zelo e apreço pelo veículo, mas a falta de tempo e o desconhecimento de alguns cuidados acabam sendo os maiores responsáveis pela depreciação desse bem. Um erro que pode ser fatal para o seu bem, visto que a manutenção veicular é de suma importância.

Por isso, decidimos mostrar algumas dicas importantes para você cuidar melhor do seu carro e mantê-lo como novo por muito mais tempo. São cuidados muito simples e que te farão economizar tempo e dinheiro. Vamos lá?

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Revisão do carro

Esse tipo de manutenção veicular é relevante para qualquer carro, seja zero quilômetro ou não. Mas, se seu carro for usado ou seminovo, leve-o a seu mecânico de confiança para ele dar aquela geral nos itens principais como freios, câmbio, motor, suspensão e parte elétrica. Isso vai garantir que um problema não tenha sido encoberto pelo vendedor, além de passar mais segurança para você.

Óleo, fluído de freio e correias são itens com recomendação de troca, independentemente do que foi dito, pois não se sabe quando foi realizada a última manutenção.

Caso o seu carro seja zero, fique atento às revisões indicadas pela montadora. Normalmente, se recomenda as revisões a cada 10.000 quilômetros ou um ano de uso – o que chegar primeiro.

Lavagens e calibragem de pneus

Tanto as lavagens quanto a calibragem dos pneus são cuidados que as pessoas acabam deixando de lado por considerarem algo supérfluo. Mas, na realidade, são hábitos que prolongam a vida útil do carro.

Sendo um motorista que roda pouco ou muito, a calibragem dos quatro pneus, além do estepe, precisa ser realizada semanalmente. Andar com eles um pouco abaixo do indicado já poderá causar danos ao veículo. Falamos um pouco mais disso nesse artigo aqui.

Além disso, as lavagens quinzenais ajudam a pintura a se manter viva e bonita por mais tempo. É indicado um polimento semestral para reavivar a cor do carro e tirar aquela impressão de opaco, além de proteger o carro contra a poeira e pequenos detritos.

Não ao pé apoiado na embreagem

Um erro bem comum entre os motoristas no Brasil: descansar o pé na embreagem. Essa ação, aos poucos, desgasta prematuramente o sistema, já que ele funciona por fricção e esse atrito é extremamente prejudicial.

Ao parar em subidas, sempre use o freio de mão para auxiliá-lo. A troca do conjunto de embreagem não é nada barata e ter esse hábito pode tornar essa manutenção mais frequente.

Alinhamento e balanceamento

Alinhar e balancear o carro é útil para evitar o desgaste dos pneus e manter a segurança dos passageiros e motoristas. O serviço deve ser feito a cada 10.000 quilômetros ou quando a troca de qualquer pneu for necessária.

Você nota quando o carro precisa de alinhamento e balanceamento no momento que ele começa a puxar mais para um lado. Em curvas, essa diferença pode ser gravíssima e causar acidentes. Vibração ao dirigir é outro sinal.

Reposição com peças originais

Naquele momento em que uma peça está ficando mais desgastada, sempre há o desejo de comprar peças paralelas, para tentar economizar. Mas o uso de peças não originais pode causar problemas mecânicos graves e que necessitem de uma manutenção veicular emergencial.

Compre peças originais e que passaram por testes de segurança e qualidade. Isso garante o veículo com melhor desempenho e evita que “o barato saia caro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *