Ford Focus sai de linha no Brasil a partir de maio de 2019

Após deixar de ser produzido nos Estados Unidos no meio de 2018, o Ford Focus, que já esteve entre os melhores carros do País,  não será mais vendido no Brasil e na Argentina a partir de maio de 2019. Com a queda de vendas no segmento dos médios, hatches e sedãs, a montadora voltará o foco para as SUVs e picapes no mercado brasileiro.

ford focus

A novidade veio à tona com o anúncio feito pela Ford sobre o fim da produção do Focus Hatch e Sedã na fábrica de General Pacheco, localizada na província de Buenos Aires, na Argentina. Além do modelo que sai de linha, a planta também é responsável pela fabricação da Ranger, picape que é sucesso de vendas da marca americana.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

COTE SEGURO DO FORD FOCUS

O principal motivo para que o Focus deixasse de ser produzido no Brasil e na Argentina é o baixo número de vendas em contrapartida ao sucesso do segmento das SUVs e picapes, que estão em ascensão no mercado. Para se ter uma ideia, até agosto de 2018, foram realizados somente 2.210 emplacamentos do Focus Hatch, números que, apesar de colocarem-no como segundo lugar no segmento (do qual ele liderou por um bom tempo), não foram suficientes para terem uma nova geração por aqui.

O fim da produção dos modelos da Ford é uma resposta à curva decrescente de vendas nos últimos anos. Em 2014, o Focus Hatch foi líder de vendas no segmento dos hatches médios, com 21.589 unidades vendidas. a partir daí, a queda foi se acentuando a cada ano. Em 2015, já caiu para menos de 13 mil emplacamentos feitos. No ano seguinte, em 2016, foram 6.766 vendas, quase a metade do anterior. Já em 2017, o número caiu para apenas 4.756 carros vendidos.

O Ford Focus, que foi o sucessor do Escort quando chegou ao mercado brasileiro, no ano de 2000, não teve um substituto anunciado, pelo menos por enquanto. Como mencionado acima, a montadora deve voltar seu foco para as vendas de SUVs e picapes também no Brasil.

Os estoques dos modelos do Ford Focus devem ser vendidos ao longo do ano de 2019. Para quem gosta do veículo, pode ser uma boa oportunidade de adquirir uma unidade com preços inferiores aos normais.

Fontes: Estado de Minas e iCarros

2 comentários sobre “Ford Focus sai de linha no Brasil a partir de maio de 2019

  1. Que triste. O carro ficou maravilhoso na 4 geração, com certeza o público jovem seria unânime e mudaria o baixo resultado de vendas em modelos hatch aqui no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *