Sabemos o quanto o sedentarismo pode prejudicar nossa saúde. Fazer exercícios regularmente é fundamental para evitar doenças e manter uma boa qualidade de vida.
Com os cães, a situação não é diferente. Muitos deles sofrem por não saírem de casa e não praticarem atividades físicas regulares.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Cachorros sem exercícios ficam estressados, latem com frequência, apresentam práticas incômodas (como morder a pata), arrumam confusão com outros cães… São vários os sintomas do sedentarismo animal e, por isso, o problema deve ser evitado o quanto antes.
Você passeia com seu cachorro? Costuma leva-lo para dar uma volta no bairro todos os dias? Saiba que o passeio é um exercício básico, mas suficiente para evitar que o cão se torne sedentário.
Acompanhe abaixo alguns exercícios recomendados aos cães e seus benefícios. Vale ressaltar que a intensidade, frequência e tipo de atividade vão variar de acordo com a raça e, por isso, é preciso conversar antes com o veterinário responsável:
Caminhada
Tipo mais comum de atividade, comparado a um passeio regular. Duas vezes no dia, por 30 minutos cada, já valem como um bom exercício. Isso vai melhorar a condição cardiovascular, fortalecer músculos, prevenir doenças e reduzir o estresse.
Corrida
Os donos mais atletas podem levar seus cachorros para correr na guia, desde que a raça aguente o ritmo. Cães de trabalho e de caça são mais propensos a essa atividade.
Natação
Exercício prazeroso para o cachorro, especialmente em tempos quentes. A natação fortalece a musculatura e provoca a queima de muitas calorias.
Adestramento
Alguns donos precisam adestrar seus cães e o treinamento também pode funcionar como um bom exercício por conta da série de repetições exigida. Além do benefício físico, o cachorro fortalece a mente e a ligação com seu dono.
Algumas dicas
– Prefira passeios no início da manhã ou final de tarde/noite. O sol e o calor intenso podem cansar demais o cachorro, além de prejudicar as patinhas por conta do chão quente;
– Respeite o ritmo do seu cão e não force caminhadas quando ele já demonstrar cansaço;
– Leve sacolinhas para limpar as necessidades do cachorro;
– Não desanime e mantenha a frequência. Você e seu cão só têm a ganhar!