Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Cuidados necessários em ruas e estradas esburacadas

shutterstock_442110352É de se lamentar a situação de algumas estradas e ruas brasileiras: muitos buracos, falta de asfalto de qualidade, desalinhamento, entre outros problemas. Isso, além de prejudicar o carro, acaba sendo o grande causador de acidentes por conta da perda de direção do veículo, capotamentos, freadas bruscas, etc. Ao dirigir em vias nessas condições é necessário ter cuidado redobrado com a sua segurança e a do veículo.

O carro pode ficar desalinhado ao passar num buraco, além de sofrer graves danos na roda e no pneu. Mas, o que pouca gente sabe é o fato de que, caso ocorra um acidente causado por um buraco numa via pública, você pode recorrer à justiça para arcar com todos os prejuízos.

Mas, para evitar qualquer tipo de problema, separamos uma lista de cuidados necessários em vias esburacadas:

Esteja sempre atento e com o campo de visão aberto

Evite distrações com conversas ou olhares para quem estiver no carro. Isso pode atrapalhá-lo caso seja surpreendido por um buraco e a reação não ser imediata para o desvio. Mantenha-se com a atenção voltada ao trânsito.

Evite altas velocidades 

Dirigir rápido em ruas ou estradas nas quais se pode encontrar buracos é um passo para ocorrer danos graves ao carro e risco de acidentes. Mesmo com um limite de velocidade alto, mantenha-se abaixo do permitido.

Sempre que possível, desvie do buraco

Dirigindo em velocidades razoáveis, sempre haverá a possibilidade de avistar buracos e fazer o desvio. Os impactos frequentes desgastam o amortecedor e a suspensão. Evite manutenções desnecessárias.

Caso não consiga desviar do buraco, solte o freio

Nunca passe em um buraco com o pé no freio. Isso é prejudicial, pois as rodas travam, aumentando o impacto interno, além de prejudicar a mecânica do carro. Portanto, se não deu tempo de desviar do buraco, apenas solte o freio e deixe o mecanismo de amortecimento trabalhar .

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS