Cuidados necessários em ruas e estradas esburacadas

shutterstock_442110352É de se lamentar a situação de algumas estradas e ruas brasileiras: muitos buracos, falta de asfalto de qualidade, desalinhamento, entre outros problemas. Isso, além de prejudicar o carro, acaba sendo o grande causador de acidentes por conta da perda de direção do veículo, capotamentos, freadas bruscas, etc. Ao dirigir em vias nessas condições é necessário ter cuidado redobrado com a sua segurança e a do veículo.

O carro pode ficar desalinhado ao passar num buraco, além de sofrer graves danos na roda e no pneu. Mas, o que pouca gente sabe é o fato de que, caso ocorra um acidente causado por um buraco numa via pública, você pode recorrer à justiça para arcar com todos os prejuízos.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mas, para evitar qualquer tipo de problema, separamos uma lista de cuidados necessários em vias esburacadas:

Esteja sempre atento e com o campo de visão aberto

Evite distrações com conversas ou olhares para quem estiver no carro. Isso pode atrapalhá-lo caso seja surpreendido por um buraco e a reação não ser imediata para o desvio. Mantenha-se com a atenção voltada ao trânsito.

Evite altas velocidades 

Dirigir rápido em ruas ou estradas nas quais se pode encontrar buracos é um passo para ocorrer danos graves ao carro e risco de acidentes. Mesmo com um limite de velocidade alto, mantenha-se abaixo do permitido.

Sempre que possível, desvie do buraco

Dirigindo em velocidades razoáveis, sempre haverá a possibilidade de avistar buracos e fazer o desvio. Os impactos frequentes desgastam o amortecedor e a suspensão. Evite manutenções desnecessárias.

Caso não consiga desviar do buraco, solte o freio

Nunca passe em um buraco com o pé no freio. Isso é prejudicial, pois as rodas travam, aumentando o impacto interno, além de prejudicar a mecânica do carro. Portanto, se não deu tempo de desviar do buraco, apenas solte o freio e deixe o mecanismo de amortecimento trabalhar .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *