Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Bateria é a causa mais frequente das panes, diz seguradora

Bateria é a maior causa de panesQuem tem um Seguro Auto sabe que pode contar, entre outras coisas, com uma assistência completa para ajuda em caso de um acidente ou pane.

Por diversos motivos, essas panes costumam complicar, e muito, a vida do motorista. Acostumada a atender seus clientes em situações de emergência, a Liberty Seguros fez um levantamento das principais causas de chamado e decidiu compartilhar os resultados.

Colisão, pneu furado, problema com a bateria, alagamento por enchente e perda de chave foram as cinco causas mais listadas e avaliadas. Entre setembro do ano passado e fevereiro deste ano, a pane por bateria foi a campeã de solicitações – com 73% dos chamados.

As colisões (batidas e acidentes) aparecem em segundo na listagem, com 14%, seguido de pneu furado (6%), chave (3%) e alagamento (0,1%).

Item que precisa sempre de cuidados, a bateria pode mesmo complicar o motorista. Com uma vida útil média de dois a três anos, ela pode descarregar em caso de:

– esquecer faróis ou luzes internas acesas por muito tempo. Atente também para não deixar o som do carro ligado;

– deixar de ligar o veículo por muito tempo. Se não for dirigir por mais de 20, 30 dias, desconecte os terminais dos cabos ou procure ao menos dar a partida em dias intervalados.

Faça sempre revisões periódicas e observe o tempo de vida da bateria. Se for o caso, vá a um mecânico para fazer um teste de carga e detectar o estado do item.

Outra dica é ler o manual e observar possíveis luzes no painel. Elas costumar acusar problemas antes de uma pane.

Fonte: CQCS