Seguro de carro barato: dicas para encontrar e economizar

Seguro de carro barato: a imagem exibe mãos protegendo um carro miniatura
Seu seguro de carro barato é na Minuto Seguros.

Quer mais informações sobre como obter um seguro de carro barato? Então você está no lugar certo. Veja tudo que você precisa saber para economizar no seguro.

É importante saber que diversos fatores influenciam o preço de um seguro. Itens como perfil do segurado, coberturas, assistências e uso do carro são alguns dos elementos preponderantes para definição desse valor.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Todas essas informações são importantes, mas também existem fatores externos como a notícia de que um carro roubado por minuto no Brasil. Ou seja, o motorista pode ser extremamente prudente, mas está, em algum nível, exposto a certos riscos.

Levando tudo isso em consideração, mostro a seguir alguns fatores que fazem com que o seguro do seu carro fique mais barato.

O que deixa o seguro de carro mais barato? 

Ter um seguro barato não é nada simples, pois o cálculo do valor do seguro considera uma série de fatores que podem não estar sob influência do segurado.

Se você quer ter um seguro barato, você deve tentar o seguinte:

  • Perfil: ter um histórico bom como condutor;
  • Coberturas e assistências: contratar apenas as coberturas e assistências necessárias;
  • Garagem: tenha um lugar seguro para guardar o carro como uma garagem coberta ou estacionamento;
  • Comparação: cotar o seguro com mais de uma seguradora.

Se você quer entender um pouco mais sobre esse ponto, confira a explicação nos tópicos abaixo.

Como o perfil do condutor influência no preço

Ter um bom perfil de motorista influencia de muitas maneiras o preço que você irá pagar no seu seguro.

As seguradoras consideram uma variedade de fatores sobre você para determinar seu nível de risco e estabelecer suas taxas em conformidade. Quanto mais favorável for seu histórico de condução, mais desconto você pode ter no valor pago à seguradora.

Motoristas mais experientes pagam menos pela cobertura por causarem proporcionalmente menos acidentes. Já motoristas mais jovens tendem a ter maiores chances de se envolverem em acidentes devido à inexperiência ao volante.

Dados da Liberty Seguros mostram a diferença no volume dos acidentes conforme o perfil de quem está ao volante:

Acidentes entre 18 e 45 anos

Período Entre 18 e 25 anos Entre 26 e 35 anos Entre 36 e 45 anos
Manhã 8,98% 26,60% 24,07%
Tarde 8,8% 25,63% 24,93%
Noite 11,52% 28% 24,25%
Madrugada 21,37% 33,18% 20,60%

Acidentes entre  46 e acima de 55 anos

Período Entre 46 e 55 anos Mais que 55
Manhã 18,50% 21,85%
Tarde 18,58% 21,98%
Noite 18,67% 17,56%
Madrugada 14,96% 9,90%

O grupo que causa a maioria dos acidentes está entre os 26 e 35 anos. Por isso essa faixa pode ter preços maiores de prêmios.

O sexo do condutor do veículo também é outro indicativo de maior ou menor risco de acidente. Segundo pesquisa realizada pelo Detran-SP, entre janeiro e agosto de 2020:

  • 122 mulheres se envolveram em acidentes de trânsito (6,3% do total);
  • 1.812 homens se envolveram em acidentes de trânsito (93,5% do total).

Em São Paulo, as mulheres são 40% do total de motoristas, tornando o número ainda mais impressionante.

Essas diferenças são algumas das que fazem o prêmio variar conforme o perfil do condutor.

Como as coberturas e assistências influenciam no preço

Quando está cotando seu seguro, a seguradora já deve ter notado que é preciso escolher uma lista de coberturas e assistências. Entretanto, você não é obrigado a contratar todos os serviços oferecidos pela empresa.

Nesse momento, você deve analisar todas as opções e escolher aquilo essencial para garantir a segurança e comodidade para sua rotina. Isto porque incluir serviços supérfluos pode aumentar o valor da apólice sem necessidade.

Na Minuto Seguros você personaliza seu seguro auto com assistências e coberturas ajustáveis à sua necessidade. Nosso compromisso é oferecer a você a proteção mais adequada, aliando rapidez e economia.

Veja abaixo algumas proteções que você deve considerar contratar.

Como o local onde o carro passa a noite influência no preço

Deixar o carro na rua pode ser perigoso por diversos aspectos e isso pode fazer com que o seguro fique mais caro.

O motivo é simples: é mais fácil que um sinistro ocorra a um carro na rua do que em uma garagem fechada. Na rua, o veículo também é um alvo bem mais fácil para a ação de ladrões. Além disso, o automóvel fica mais exposto a possibilidades de avarias, como batidas, riscos, quebra de retrovisores e até mesmo desastres naturais.

Imagine o seguinte cenário: o carro passa a noite na rua e, por conta de uma tempestade, uma árvore caia em cima dele. Se o carro estivesse em uma garagem ou estacionamento, as chances de um sinistro como esse ocorrer seriam bem menores.

Diante desse cenário, procure abrigar o automóvel e sinalize este fato para a seguradora. Mesmo que não tenha uma garagem no seu prédio ou casa, a dica é deixar em um estacionamento.

Como a comparação influência no preço 

A única forma de conseguir um seguro de carro barato é comparar as cotações em diferentes seguradoras. Esse já foi uma tarefa complicada, mas a Minuto Seguros chegou para simplificar essas cotações.

Ao fazer sua cotação na Minuto você cota em um único local em até 17 das maiores seguradoras do Brasil. Além disso, ainda conta com um atendimento humanizado bi-campeão do Prêmio Reclame Aqui.

Se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado e autorizada legalmente pela Susep, faça uma cotação na Minuto Seguros.

Além da simplicidade, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens:
  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;
Se você quer encontrar o seguro auto ideal para você, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Dicas para ter um seguro de carro barato

Apesar de tudo isto, a boa notícia é que existem algumas dicas simples que podem te ajudar a tornar o seguro barato. Quer saber quais são? Então, continue a leitura!

1. Seja prudente ao volante

Uma das informações que a seguradora avalia para calcular o preço do seguro é se o motorista já sofreu algum sinistro anteriormente. Isso porque motoristas prudentes têm menos probabilidade de causar um acidente.

Se houver muitas colisões no histórico do condutor, considera-se que o risco de passar por novos eventos como esse é maior. Dirigir de maneira agressiva e descontrolada não vai colocar apenas a vida do motorista em risco, mas também dos possíveis outras pessoas.

Então, sempre adote a direção defensiva, não somente por questões financeiras, mas pela segurança.

2. Verifique se o carro é visado para roubo e furto 

Quando for comprar o carro, tenha atenção ao seu IVR (Índice de Veículos Roubados). Isso vai permitir descobrir aqueles que são alvos mais comuns dos ladrões.

Veículos mais visados possuem, consequentemente, mais riscos de serem levados por criminosos. Por isso, as seguradoras levam essa informação em consideração na hora de calcular o prêmio.

Carro menos visado por ladrões possui mais chances de ter o seguro barato. Descubra se seu carro é visado no ranking dos carros mais roubados.

3. Instale rastreador veicular

Outra dica de ouro para tornar o seguro mais barato é contar com um rastreador veicular. De maneira geral, este é um dispositivo instalado no veículo para transmitir sua localização em tempo real.

Assim, a ideia é que a sinalização do rastreador possa inibir a ação de assaltantes. E, mesmo que o veículo seja roubado, ele poderá ser encontrado rapidamente por meio da localização enviada para o smartphone do proprietário.

Dessa forma, a seguradora entende haver menor probabilidade de ter que arcar com o valor total do sinistro. Afinal, há grandes chances de encontrá-lo logo nos primeiros momentos após o crime.

Por este motivo, ter um rastreador veicular pode representar descontos significativos na hora de contratar o seu seguro automotivo.

4. Evite fazer alterações no veículo

Quanto menos você mexer no carro, mais barato o seguro ficará. Se possível, não faça nenhuma alteração, exceto se ela for extremamente necessária para o seu dia a dia.

Rebaixar o carro, colocar rodas com aro maior, mudar o sistema de amortecimento ou de som são modificações que podem aumentar o valor do seguro. Inclusive, alterações como essas podem fazer com que o seguro sequer seja aceito.

5. Não minta na cotação

Ao cotar um seguro auto é vital ser claro sobre seu uso. Ignorar esse passo pode resultar em custos mais elevados no futuro.

Se você não informar corretamente como irá utilizar o carro, a seguradora pode negar indenizações em casos de sinistros. Portanto, sempre especifique o uso comercial na cotação para evitar problemas e garantir a cobertura adequada.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre como ter um seguro de carro barato.

Qual a seguradora mais barata do mercado?

Como vimos acima, existem diversos fatores que levam a seguradora a oferecer um seguro de carro mais barato.

Assim, um plano que tem um valor para um colega ou conhecido pode ser o mesmo para você. Por isso, você deve pesquisar no mercado para encontrar o tipo de seguro que melhor se adapta à sua necessidade.

Para isso você pode utilizar a Minuto Seguros para encontrar o seguro de carro que cabe no seu bolso nas seguintes seguradoras:

Qual é o seguro de carro mais barato?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, afinal tudo depende do que você precisa.

Para acertar na escolha, olhe as coberturas que cada plano oferece. Depois, pense no que é mais importante para você no dia a dia e escolha com base nisso.

Para saber o preço do seu seguro por assinaturafaça uma cotação gratuita na Minuto Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *