Comparar o preço do seguro do carro é uma tarefa muito importante para escolher a melhor opção para cada caso.
Para fazer isso, não basta analisar o valor propriamente dito, mas compreender uma série de fatores que envolvem essa decisão.
Hoje te daremos algumas dicas essenciais para que saiba como descobrir e comparar melhor os preços.
Confira só:
5 dicas para comparar o preço do seguro do carro
Para conseguir comparar o preço do seguro do carro, uma das primeiras coisas que se deve ter em mente é que as cotações realizadas devem ser igualitárias.
O que isso significa?
Significa que quando você faz várias cotações, precisa ver se as especificações delas são as mesmas. Muitas vezes, a diferença de preço pode surgir em função de coberturas diferentes.
Por isso, fique atento às dicas abaixo:
Use sempre as mesmas coberturas e opções de franquia nas cotações
A precificação do seguro auto pode variar bastante dependendo das coberturas que você adiciona.
Por exemplo: as coberturas mais básicas costumam ser roubo e incêndio, seguidas de danos causados por intempéries, como vendaval e até colisão (geralmente sendo a cobertura de terceiros a mais comum).
Porém, é possível incluir cobertura contra danos em vidros e até batidas que cubram a indenização ao próprio carro segurado. Isso muda o preço do seguro do carro.
Quanto mais coberturas, maior o valor.
Então, na hora de cotar e comparar qual seguradora oferece o melhor custo-benefício, certifique-se de que as coberturas selecionadas em ambas sejam as mesmas.
Informe todos os itens de segurança presentes no seu veículo
Para que a seguradora avalie adequadamente a probabilidade de risco e dano, informe todos os itens de segurança que seu veículo tiver.
Eles incluem alarmes e blindagem.
Atente-se a tudo que está incluso nas coberturas
Assim como explicamos no primeiro tópico, é muito importante estar atento ao que o seguro não cobre. Isso para que você não seja pego desprevenido e despreparado em caso de algum incidente em que não possa contar com a seguradora.
Mas cabe lembrar que em todo caso é muito importante fornecer a ela as informações certas e praticar direção defensiva.
A seguradora, em geral, não irá cobrir sinistros que comprovadamente sejam de responsabilidade do segurado.
Escolha limites indenizatórios adequados
Na hora de escolher o seu seguro auto, converse com sua corretora e escolha os limites indenizatórios adequados.
Isso porque o seguro irá cobrir sinistros conforme o limite contratado de valor para cada cobertura da apólice. O segurado determina esse valor na contratação e os preços também podem variar conforme o escolhido.
Contudo, não deixe de escolher valores compatíveis com o socorro que pode necessitar em cada uma das situações.
Não se esqueça da franquia
Por último, um fator bastante relevante a que se deve atentar, além do preço do seguro do carro, é o valor cobrado para franquia em algumas ocorrências.
Seguros mais em conta podem ter franquias mais altas — e esse não é necessariamente um problema ou desvantagem. Mas basta que você esteja bem informado para escolher conscientemente e sempre se organizar melhor.
É bom lembrar que, em todo caso, até para prevenir sinistros, é bom observar a realização de manutenção preditiva com certa frequência.
Assim, você detecta riscos e possíveis desgastes que possam comprometer a integridade de seu veículo.
É possível fazer cotação online grátis?
Agora que você entendeu como funciona a comparação de preços, vale esclarecer mais uma dúvida que geralmente aparece nesse período de cotação.
Afinal, dá para fazer a cotação online gratuitamente?
Sim.
Com a praticidade da internet e do atendimento à distância, você pode cotar o preço do seguro do carro mesmo online. Para isso, basta escolher sua corretora de confiança e inserir as informações prévias para fazer uma simulação.
Na hora de fechar, contudo, esses dados serão confirmados. Porém, inicialmente informando detalhes como:
- a marca do carro;
- o ano de fabricação;
- ano de modelo;
- modelo;
- versão.
Algumas informações extras podem ser solicitadas, voltadas a detalhes como se o veículo é blindado, tem alarme, é financiado, entre outros.
Outra informação bem importante — e que pode impactar o preço do seguro do carro — é também se ele é usado ou não como veículo para trabalho. Inserindo esses dados na página (e a placa), se desejar melhores ofertas, você tem uma análise aproximada de perfil e um valor estimado para o seu seguro, o que te ajuda a se planejar.
Ao escolher a Minuto Seguros, por exemplo, você consegue cotar em 16 diferentes seguradoras de forma prática e rápida. Basta preencher o formulário, conforme citado acima, e receber as propostas.
Se desejar, é possível fechar a cotação do seguro de forma 100% online. Já se tiver dúvidas e quiser um apoio, contamos com um time de consultores especializados para lhe auxiliar em qualquer parte do processo.
Inclusive após fechar a contratação, se for o caso.
Ficou interessado? Comece a cotar agora! Basta clicar no botão abaixo ou, se preferir, ligar no 0800 773 3000 e falar com um de nossos consultores.