Revisão veicular periódica: o que é e quando fazer

revisão veicular

Quer saber o que é a revisão veicular periódica? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, vamos explicar todos os itens que devem ter atenção em seu carro!

Todo motorista sabe que seu automóvel precisa de cuidados e que a revisão veicular deve ser periódica. Afinal, estamos falando de uma máquina que combina uma série de peças e sistemas para funcionar. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Desse modo, tanto os fabricantes quanto os mecânicos indicam que você faça a manutenção do carro regularmente. Essa ação é importante por diversos motivos, entre eles o financeiro.

Claro que esse é apenas um dos pontos, pois o principal motivo para fazer a revisão do seu carro é a segurança

Quer saber como funciona a revisão de veículos? Este artigo vai te deixar informado sobre tudo o que compõe a manutenção periódica do automóvel.

O que é a revisão veicular?

A revisão de veículos é um processo de averiguação de todos os componentes do carro, desde peças até o sistema. Todos os automóveis precisam passar por esse procedimento com certa regularidade, visando a evitar problemas futuros. 

A ideia é a mesma de ir ao médico todos os anos para fazer um check-up completo. Desse modo, assim como você precisa cuidar da sua saúde, o carro também precisa de atenção para seu funcionamento correto. 

Vale lembrar que a revisão veicular não é a mesma que vistoria automotiva. Esse último serve para identificar a originalidade do carro e suas condições para circulação.

Para que serve a revisão de carros?

A revisão veicular é necessária para garantir o bom funcionamento do automóvel ao longo de sua utilização. Isto é, ela serve para evitar que eventuais desgastes em peças se tornem problemas maiores, caso não sejam solucionados. 

Com uma revisão bem feita, o proprietário pode identificar os pontos que necessitam receber uma manutenção preventiva. Dessa forma, os componentes ou sistemas que apresentarem indícios de avarias que, futuramente, sejam comprometedoras, podem receber os devidos reparos.

Portanto, é possível afirmar que a revisão de automóveis contribui para o aumento da vida útil do carro. Além de evitar prejuízos e custos altos em problemas que não foram identificados precocemente.

Saiba mais informações sobre a manutenção preventiva em nosso blog.

De quanto em quanto tempo deve-se fazer a revisão periódica?

Para quem comprou um carro zeroquilômetro, é essencial seguir com precisão as orientações da montadora quanto ao período de revisão. 

Afinal, as revisões obrigatórias servem para garantir que tudo esteja funcionando bem, além de serem obrigatórias. O não cumprimento do check-up faz com que o proprietário do veículo perca a garantia. Se você não tiver esses dados acesse um dos sites de montadora abaixo:

Mas, caso você tenha um carro usado, seminovo ou suas revisões obrigatórias já tenham sido realizadas, deve ficar sempre atento. Em geral, indica-se que a revisão veicular seja feita caso ocorra duas situações:

  • A cada seis meses. 
  • A cada 10 mil quilômetros rodados.

É importante lembrar, no entanto, que a periodicidade pode variar conforme o veículo. Dessa forma, é importante ficar atento ao que a montadora recomenda e ao que seu mecânico de confiança diz. 

Principais pontos de atenção na revisão veicular

Ao entender os princípios básicos da revisão você deve estar se questionando: o que é feito na revisão do veículo?

Durante a revisão veicular, o mecânico faz uma avaliação geral dos principais sistemas e componentes do veículo. Por isso, listamos abaixo alguns dos pontos mais importantes analisados pelos profissionais no check-up. 

Revisão veicular de amortecedores

Peça essencial para a estabilidade do veículo, os amortecedores devem fazer parte da revisão veicular. Já que eles são responsáveis por manter o contato dos pneus com o asfalto, podem ter seu comprometimento percebido facilmente. 

Alguns sinais que demonstram que eles estão desgastados é se você sente que o carro trepida ou dá solavancos durante o percurso, além de ruídos vindos da suspensão. 

A revisão é feita frequentemente com o propósito de evitar problemas maiores, como aquaplanagem ou prejuízos na frenagem. O tempo, geralmente, é a cada 10 mil quilômetros rodados.

Caso a peça esteja desgastada em excesso, ela pode ser trocada, até mesmo por um amortecedor recondicionado. Mas, nessa situação, fique atento à procedência do componente.  

Velas de ignição

Outros componentes imprescindíveis para o veículo são as velas de ignição. Afinal, são elas as responsáveis por criarem a faísca na câmara de combustão para o motor funcionar. 

Com essa importância, elas devem ser checadas na revisão veicular periódica. Caso elas não estejam em boas condições, podem comprometer todo o sistema de ignição. Os cabos de vela e as bobinas, por exemplo, são potenciais afetados por falhas na peça.

Se você identificar que houve aumento no consumo de combustível, perda de potência do motor ou falha nos cilindros, pode ser que as velas de ignição estejam com problemas. Por isso, é importante fazer a revisão no período certo. Se o seu veículo rodar no trânsito de uma cidade grande, o ideal é antecipar o período indicado pelo fabricante.

Óleo do motor

Um dos itens mais comuns de ser avaliado durante a revisão é o óleo lubrificante do motor. Isso acontece porque o fluido é importantíssimo para o bom funcionamento do carro. Existe uma indicação dos fabricantes acerca do momento certo de trocar o óleo. 

Este momento, no entanto, também depende das condições que o automóvel enfrenta e qual tipo de lubrificante é utilizado.

De maneira geral, indica-se realizar a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas, quem utiliza o veículo em grandes cidades e enfrenta trânsito carregado, deve fazê-lo, em média, entre 5 mil e 7 mil quilômetros. 

Esses números valem para quem usa o lubrificante sintético, se for óleo mineral, a troca deve ser feita na metade do tempo.

Uma revisão veicular que não é feita dentro do período correto pode acarretar problemas como vazamento de óleo, portanto, fique atento.  

Freios

Assim como a maioria dos componentes, os freios precisam receber certa atenção durante o processo de revisão. Afinal, esse componente está associado diretamente com o sistema de segurança do carro.

Precisou pisar fundo no pedal do freio ou ouviu ruídos vindos das pastilhas? Esse pode ser o sinal de que o sistema pode estar com defeitos.

Se a capacidade de frenagem estiver comprometida, a chance de um acidente acontecer é grande. Logo, não espere que a peça apresente avarias para procurar uma oficina, aja previamente.

Bateria

Responsável por fornecer energia para os sistemas elétricos do veículo, a bateria precisa de cuidado na revisão veicular. Se o seu carro roda pouco ou se você já esqueceu luzes acesas ou o rádio ligado, por exemplo, antecipe o check-up. Pode ser que, em breve, você acabe ficando na mão.

Geralmente, os fabricantes dão até dois anos de garantia para a peça. Portanto, especialmente após esse período, fique atento. Afinal, ninguém quer ser surpreendido com a bateria descarregada no meio de um trajeto.

Sistema elétrico

A bateria tem um lugar de atenção durante a revisão do carro, porém o sistema elétrico é composto por mais peças. Outros itens desse espaço também precisam de cuidados redobrados, como o alternador, fusíveis, lâmpadas e fios de aterramento.

O alternador é responsável pelo recarregamento da bateria enquanto o motor estiver ligado, assim, será averiguado o seu desempenho. 

Quando há problemas na eletricidade do carro, ele pode interromper o funcionamento de forma parcial ou total. Isso acontece para evitar riscos, por isso, mantenha a revisão em dia, evitando surpresas desagradáveis.

Pneus

Os pneus são essenciais para que o veículo se movimente, pois estão em contato direto com o asfalto. Assim, existem algumas orientações que devem ser seguidas não apenas durante a revisão, como a calibragem.

É preciso calibrar os pneus pelo menos duas vezes ao mês. Também se recomenda fazer o alinhamento e o balanceamento para evitar desgastes nas peças.

Sistema de motorização

Com a função de fazer o motor funcionar, esse sistema é composto pelos filtros, a correia dentada e os tensionadores. Os sistemas auxiliares de lubrificação e arrefecimento também são analisados nesse conjunto.

Portanto, além de checar o óleo do motor, é preciso verificar o filtro de ar, de combustível e de lubrificante. Sempre garantindo que o aquecimento ou o resfriamento não está ultrapassando a normalidade.

Sistema de exaustão

Responsável pela filtragem de gases poluentes, o sistema de exaustão compreende o exaustor e o escapamento. Durante a revisão, o técnico verifica se o motor está emitindo ruídos no escape ou se está filtrando corretamente.

Para identificar essas situações são analisados o abafador de ruídos, o catalisador e o coletor de gases.

Sistema de segurança

A sua segurança e a do seu veículo não estão atreladas apenas ao funcionamento dos freios, mas a todo o sistema. São definidas duas categorias de revisões para garantir a proteção do motorista e dos passageiros.

Primeiro, temos os itens de segurança ativa que são: faróis de iluminação, espelhos, extintor de incêndio, pneus, suspensão, ergonomia do banco, câmera e sensores. O propósito é garantir uma direção segura e confortável.

Os segundos são os itens de segurança passiva, aqui são considerados os airbags, barras protetoras e cintos de segurança. Eles foram pensados como implementações na estrutura do veículo para a absorção de impactos, diminuindo os danos em um acidente.

Outros itens verificados

Durante a revisão veicular outros componentes são verificados, como o sistema de transmissão e injeção eletrônica

O que deve ser revisado antes de viajar?

Mesmo tendo feito a revisão recentemente, se estiver planejando viajar, é recomendado que faça uma nova. Contudo, não há necessidade de verificar tudo outra vez, existem componentes que se destacam.

Assim, se deseja viajar, passe em uma oficina e revise os seguintes itens:

  • Fluido do radiador;
  • Óleo e fluido;
  • Luzes;
  • Pneus;
  • Limpador de para-brisa.

Com todos os elementos checados, não esqueça de conferir se o seu seguro auto está em dia. Assim como a revisão, ele é uma peça indispensável para a sua segurança e daqueles que vão viajar com você.

Faça seu seguro auto na Minuto Seguros

São muitas as vantagens de fazer uma cotação de seguro online na Minuto Seguros. Conheça algumas vantagens que você terá ao contratar a proteção para o seu veículo:

  • É a maior corretora de Seguro Auto do país e a maior do segmento online;
  • É pioneira no segmento, atuando desde 2011, e possui premiações no ramo;
  • Oferece atendimento humanizado, de qualidade e multicanal com foco no cliente e em busca de solução para seus problemas;
  • Faz cotações de seguro em diversas seguradoras simultaneamente;
  • Trabalha com as maiores seguradoras do país;
  • As cotações são personalizadas segundo o perfil de cada cliente;
  • Garante o suporte necessário para qualquer cliente antes e depois do processo;
  • Busca simplificar o atendimento e todo o procedimento, que pode ser feito online e sem complicações;
  • Possui excelente reputação no Reclame Aqui, indicada ao Prêmio do site seguidas vezes.

Então, se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado e autorizada legalmente pela Susep, que está disposta, com profissionais qualificados, a ajudá-lo a evitar danos e prejuízos com sinistros e riscos de estrada, escolha a Minuto Seguros.

Faça uma cotação preenchendo o formulário por meio do botão abaixo. Se preferir, ligue 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *