1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

A importância da revisão veicular periódica!

Todo proprietário de automóvel sabe que o seu bem requer diversos cuidados. Afinal, estamos falando de uma máquina que combina uma série de peças e sistemas para funcionar. Sendo assim, toda a atenção é necessário. Por isso, tanto os fabricantes quanto os mecânicos indicam a realização de uma revisão veicular periódica.

revisão veicular

Fazer a revisão veicular periódica é importantíssima por diversos motivos. Um deles refere-se à parte financeira. Afinal, desgastes aparentemente inofensivos podem tornar-se problemas complexos que sejam de alto custo para consertar. Mas, o mais importante dos motivos é segurança. Nesse quesito, outro aliado importante é o seguro auto.

Com o seguro auto, você tem apoio financeiro se precisar realizar consertos no veículo e pode receber indenização em caso de perda total. Além disso, fica protegido contra roubo ou furto, e também recebe apoio da assistência 24 horas se houver necessidade, entre várias outras vantagens.

Garanta a sua tranquilidade e faça uma cotação com a Minuto Seguros. Trabalhamos com  mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do país. Dessa forma, garantimos uma proposta que esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.  

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Para que serve a revisão veicular?

A revisão veicular é necessária para garantir o bom funcionamento do automóvel ao longo de sua utilização. Isto é, ela serve para evitar que eventuais desgastes em peças tornem-se problemas maiores, caso não sejam solucionados. Com uma revisão bem feita, o proprietário pode identificar os pontos que necessitam receber uma manutenção preventiva. Dessa forma, os componentes ou sistemas que apresentarem indícios de avarias que, futuramente, sejam comprometedoras, podem receber os devidos reparos.

Quando ela deve ser feita?

Para quem comprou um carro zero quilômetro, é essencial seguir com precisão as orientações da montadora quanto aos períodos em que as revisões devem ser realizadas. Afinal, elas servem para garantir que tudo esteja funcionando bem, além de serem obrigatórias. Pois, caso não sejam feitas, fazem o proprietário perder a garantia.

revisão veicular mecanico

Mas, caso você tenha um carro usado, seminovo ou suas revisões obrigatórias já tenham sido realizadas, deve ficar sempre atento. Em geral, indica-se que a revisão veicular seja feita de seis em seis meses. Caso o seu automóvel rode bastante, pode optar por fazer o check-up a cada 10 mil quilômetros rodados. É importante lembrar, no entanto, que a periodicidade pode variar de acordo com o veículo. Dessa forma, é importante ficar atento ao que a montadora recomenda e ao que seu mecânico de confiança diz.   

Principais pontos de atenção na revisão veicular

Durante a revisão veicular, o mecânico faz uma avaliação geral dos principais sistemas e componentes do veículo. Por isso, listamos abaixo alguns dos pontos mais importantes analisados pelos profissionais no check.up. Veja abaixo.

Revisão veicular de amortecedores

Peça essencial para a estabilidade do veículo, os amortecedores devem fazer parte da revisão veicular. Já que eles são responsáveis por manter o contato dos pneus com o asfalto, podem ter seu comprometimento percebido facilmente. Primeiramente, se você sente que o carro trepida ou dá solavancos durante o percurso. Além disso, outros sinais de que eles estão desgastados também são ruídos vindos da suspensão.

Para evitar problemas ainda maiores, como aquaplanagem em dias de chuva e enchentes ou que a frenagem do carro fique prejudicada, é necessário realizar a revisão no tempo certo. Geralmente, a cada 10 mil quilômetros de uso. Caso a peça esteja desgastada em excesso, ela pode ser trocada, até mesmo por um amortecedor recondicionado. Mas, nessa situação, fique atento à procedência do componente.  

Velas de ignição

Outros componentes imprescindíveis para o veículo são as velas de ignição. Afinal, são elas as responsáveis por criarem a faísca na câmara de combustão para o motor funcionar. Com essa importância, elas devem ser checadas na revisão veicular periódica. Caso elas não estejam em boas condições, podem comprometer todo o sistema de ignição. Os cabos de vela e as bobinas, por exemplo, são potenciais afetados por falhas na peça.

Se você identificar que houve aumento no consumo de combustível, perda de potência do motor ou falha nos cilindros, pode ser que as velas de ignição estejam com problemas. Por isso, é importante fazer a revisão no período certo. Se o seu veículo rodar no trânsito de uma cidade grande, o ideal é antecipar o período indicado pelo fabricante. 

Óleo do motor

Um dos itens mais comuns de ser avaliado na revisão veicular é o óleo lubrificante do motor. Isso acontece porque o fluido é importantíssimo para o bom funcionamento do carro. Existe uma indicação dos fabricantes acerca do momento certo de trocar o óleo. Este momento, no entanto, também depende das condições que o automóvel enfrenta e qual tipo de lubrificante é utilizado.

De maneira geral, indica-se realizar a troca de óleo a cada 10 mil quilômetros. Mas, quem utiliza o veículo em grandes cidades e enfrenta trânsito carregado, deve fazê-la, em média, entre 5 mil e 7 mil quilômetros rodados. Esses números valem para quem usa o lubrificante sintético. Se o fluido for óleo mineral, a troca deve ser feita na metade do tempo.

Uma revisão veicular que não é feita dentro do período correto pode acarretar em problemas como vazamento de óleo. Portanto, fique atento.  

Freios

Assim como a maior parte dos componentes, a revisão veicular deve englobar os freios, geralmente, a cada 10 mil quilômetros. É importantíssimo ficar atento a este componente, pois está relacionado diretamente à segurança. Afinal, se a capacidade de frenagem estiver comprometida, a chance de um acidente acontecer é grande. Portanto, não espere sentir que a peça está com defeito para agir.

Caso você precise pisar mais fundo para frear o carro ou ouvir ruídos vindos das pastilhas, pode ser que o sistema já esteja com defeitos. Por isso, não deixe de fazer a revisão veicular periodicamente.

Bateria

Responsável por fornecer energia para os sistemas elétricos do veículo, a bateria precisa de cuidado na revisão veicular. Se o seu carro roda pouco ou se você já esqueceu luzes acesas ou o rádio ligado, por exemplo, antecipe o check-up. Pode ser que, em breve, você acabe ficando na mão.

Geralmente, os fabricantes dão até dois anos de garantia para a peça. Portanto, especialmente após esse período, fique atento. Afinal, ninguém quer ser surpreendido com a bateria descarregada no meio de um trajeto.

Ficou com alguma dúvida sobre a revisão veicular periódica? Mande pra gente por meio dos comentários abaixo!  

2.92 / 13 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *