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Amortecedor recondicionado: a utilização vale a pena?

Quando falamos em peças essenciais para o funcionamento do carro, logo lembramos do amortecedor. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado na hora de trocá-la. Entre as dúvidas que podem surgir nesse momento, a utilização ou não do amortecedor recondicionado é uma delas.

Amortecedor recondicionado

Todos os componentes presentes em um veículo são importantes para seu bom funcionamento. Contudo, alguns deles têm papel fundamental no automóvel, como é o caso do amortecedor.

Escolher bem o amortecedor que vai substituir o antigo é importante para a sua segurança e conforto. Assim como a contratação de um seguro auto. Afinal, nunca se sabe quando algum imprevisto vai acontecer.

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O que é uma peça recondicionada?

amortecedor recondicionado - O que é uma peça recondicionada?

Antes de falar especificamente sobre amortecedor recondicionado, é preciso entender o que é uma peça recondicionada. Em primeiro lugar, é importante saber que ela é diferente de uma peça remanufaturada.

A remanufatura de uma peça é um processo industrial que é realizado apenas pelo fabricante. O componente, como um amortecedor usado, por exemplo, é utilizado como matéria-prima para a sua reconstituição.

Já o recondicionamento não é feito dentro de uma fábrica. Neste caso, uma peça defeituosa tem suas partes danificadas reparadas através de um trabalho mecânico individual.

Assim, é possível dizer que uma peça remanufaturada é como se fosse nova, enquanto a recondicionada é um produto restaurado.

Papel dos amortecedores no veículo

amortecedor recondicionado - Papel dos amortecedores no veículo

Para compreender os aspectos que envolvem a utilização do amortecedor recondicionado, é necessário entender qual a função dessa peça no automóvel. E seu principal papel é proporcionar estabilidade ao veículo. Com isso, o motorista e todos os ocupantes do carro têm segurança e conforto.

A estabilidade é proporcionada porque essas peças são responsáveis por manter o contato dos pneus com o solo. Elas controlam a abertura das rodas e distribuem as cargas dinâmicas, que são o peso do automóvel quando está em movimento, enquanto o veículo roda.

Seja em situações de aceleração ou frenagem, em curvas, retas ou pisos irregulares, os amortecedores atuam de forma que o motorista tenha pleno controle sobre o carro.

Amortecedor recondicionado: como saber se devo usar?

Amortecedor recondicionado - Amortecedor recondicionado: como saber se devo usar?

Os amortecedores merecem um cuidado especial por parte do proprietário do veículo. Além de serem grandes responsáveis pela segurança do automóvel, eles trabalham um milhão de vezes a cada mil quilômetros. Bastante, não é mesmo? Por isso, a troca dessas peças é indicada quando elas atingem entre 40 e 50 mil quilômetros de uso.

Chegou o momento de substituir este componente. Assim, entra o questionamento: devo confiar em um amortecedor recondicionado para o meu veículo? Antes de tomar essa decisão, é preciso levar alguns aspectos em conta. O primeiro deles é saber se a peça é confiável, o que pode ser difícil, visto que o recondicionamento não é um processo realizado por fabricantes.

De qualquer maneira, se o amortecedor recondicionado vem de um profissional em que você confia e sabe que é sério, as chances dessa peça ter sido reparada corretamente e ser de qualidade são maiores.

É possível avaliar se o componente terá maior probabilidade de ter uma vida útil longa, e se funcionará corretamente, ficando atento a algumas fases do processo de recondicionamento. Acompanhe:

Uso de óleo hidráulico

amortecedor recondicionado - Uso de óleo hidráulico

Quando aquecido, o óleo não pode sofrer com uma variação de viscosidade grande. Por isso, é imprescindível que o amortecedor recondicionado receba óleo hidráulico. Caso contrário, a peça pode sofrer alteração de comportamento, o que também ocorrerá com a suspensão.

Soldas, anéis e vedadores

Fique atento com relação a como a solda de fechamento do tubo é feita. Ela deve ser feita com uma solda elétrica de alta resistência. Em hipótese alguma o óxido acetileno deve ser usado para este fim.

Já os anéis e vedadores precisam necessariamente serem fabricados com materiais que ofereçam resistência à ação química do óleo. Isso fará com que resistam aos atritos dos constantes movimentos de subida e descida, bem como à intensidade das pressões.

Recondicionamento da haste

Pode ser que o recondicionamento da haste seja necessário. Caso isso aconteça, certifique-se que ele tenha sido feito em retíficas, e não em tornos. A retífica possibilita que a peça fique na dimensão correta. O acabamento superficial também é importante para a vida útil da haste, então aplicar cromo para enrijecer sua superfície é uma boa alternativa.

Como identificar problemas no amortecedor recondicionado?

amortecedor recondicionado - Como identificar problemas no amortecedor recondicionado?

Essas dicas valem para notar problemas com qualquer tipo de amortecedor. Mas, caso você use amortecedor recondicionado, é recomendável ficar ainda mais atento aos sinais que citaremos a seguir.

Se você encontrar marcas de óleo no chão e perceber que os pneus tem se desgastado mais rapidamente do que de costume, corra para seu mecânico de confiança para realizar uma revisão.

Outros pontos que podem significar defeitos no amortecedor são: sentir a direção desalinhada depois de fazer uma curva; diminuição da estabilidade do veículo.

Estes sinais nem sempre são tão fáceis de se identificar. Os amortecedores costumam apresentarem defeitos de forma gradativa, e essas alterações podem ser sensíveis. Por isso, mesmo sabendo que a vida útil desta peça gira em torno de 40 e 50 mil quilômetros, é importante realizar a revisão do veículo de forma periódica.

Cuidados com o amortecedor recondicionado

amortecedor recondicionado - Cuidados com o amortecedor recondicionado

Todas as peças do veículo necessitam de atenção, sejam elas recondicionadas, novas ou remanufaturadas. De qualquer maneira, analise bem se a escolha por um amortecedor recondicionado vale a pena.

Um processo bem executado que deixe o componente de fato com qualidade não é fácil de se fazer. Caso seja bem feito, então, é possível que seu valor seja até mais caro que o de uma peça remanufaturada, por exemplo, pois exige um trabalho meticuloso. Tenha sempre em mente que, às vezes, o muito barato pode sair extremamente caro no final.

E então? Já sabe se vai optar ou não pelo amortecedor recondicionado? Se ainda houverem dúvidas deixe aqui nos comentários, ficaremos felizes em ajudar na proteção do seu veículo!

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